Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Mobo Asus TUF Gaming B550M Plus Wi-Fi Não liga pelo botão, apenas jumpeando o ps_on.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Bom dia, pessoal. Alguém com mais experiência que eu ou com informações que não tenho poderia me ajudar?

É o seguinte, estou com essa placa mãe que não liga pelo botão power, mas jumpeando o ps_on pro gnd no conector de 24 pinos ela liga normalmente.

Vou separar alguns tópicos para facilitar o entendimento do problema.

• CAUSA:

Um amigo comprou essa placa da China e, depois de montada e testada, ele foi remover uma peça metálica do gabinete.

Essa peça (uma barra de ferro para o encaixe de VGA dedicada) acabou encostando na placa e desligou o micro. Ao que parece, no local atingido pela peça se encontra o super i/o.

Já realizei todas as medições do CI seguindo o datasheet do mesmo e parece tudo ok. O local que foi atingido (por sorte) tinha apenas pinos de tensão baixa (3.3vsb) e outros sinais de standby.

• O QUE JÁ FOI FEITO:

1.  Medição de todas as tensões do conector p24 e o conector  p4, tensões ok tanto em standby quanto em funcionamento.
  2.  Medição dos transistors e mosfets principais de 5v, 3v e todas as outras tensões principais da placa (bateria, alimentação de 12v, vcc da BIOS, vsb's e afins).
  3.  Atualização de bios, restauração, limpeza da bios, descarga de todos os capacitores, aquecimento da placa com soprador térmico, remoção de periféricos, troca de fonte, troca de periféricos.

• PROBLEMA PRINCIPAL:

Bom, como dito anteriormente o problema principal é que a placa só liga jumpeando o ps_on com gnd no conector p24 da fonte. Porém, uma curiosidade é que ao entrar na bios ela exibe as tensões da memória, temperatura do processador, algumas outras voltagens e etc. Mas a temperatura da placa-mãe (não sei dizer se ela está se referindo ao VRM ou a temperatura ambiente) fica em 127 graus cravados sem variação. Esse anomalia já foi verificada fisicamente na placa e não tem nenhuma área com temperatura tão alta.

Dessa maneira, acredito que o problema principal esteja nesse sensor. Ele provavelmente está em curto ou aberto e isso deve estar bloqueando algum sinal de power_good do super i/o. Acontece que não sei como é esse sensor (aparência dele mesmo) e nem onde ele fica (na placa). Alguém teria alguma ideia, imagem ou esquema elétrico desse sensor/mobo que pudesse ajudar? Aceito sugestões de outros procedimentos que julgarem importante fazer também.

É um problema bem atípico, haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Geovany Luduvice disse:

Já procurou o esquema elétrico ?

Pois é, então, ainda não encontrei. Procurei até da B450M que tem o 0rojeto parecido mas não achei. Enquanto isso estou tentando achar algum modelo mais novo da Asus, mesmo que não seja da linha tuf, mas que tenha os mesmos componentes (no modelo de fabricação).

Link para o comentário

• 7 meses depois...

@Sputnik38 boa noite , hoje peguei o mesmo caso que voçê pegou ,  o cliente comprou uma rtx 2060 e foi colocar por conta propia e deu nisso , fiz todo o analize e constei que o problema esta no super io ! vou comprar um novo e fazer a troca do mesmo para resolver ( modelo do super io : nct6798d )

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...