Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Kingston KHX16C9B1R-4 Memoria retirado de placa ligada pode causar danos ?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Se uma memoria DDR3 foi retirado de uma maquina em suspensao modo S3 pode causar danos no mainboard ?
Depois a memoria foi recoloada e a maquina ligou, mas no fez sinal de qualquer atividade nos coolers e nem saida de video.
A memoria foi retirada e depois recolocada.
Depois de varias horas a maquina foi ligada e ocorreu atividade dos coolers e teve saida de video.
Assim foi feito teste de memoria Memtest no modo todos os testes e o resultado que nao foi encontrado erros.

Aparentemente todos os dispositivos do mainboard estao funcionando corretamente.
Tem risco que possa ter causado algum dano que depois de pouco tempo poderá queimar algum componente ?
Memorias RAM tem algum tipo de proteçao contra esse tipo de problema quando o usuario tenta remove-las quando estao conectadas com a maquina ligada ?

Isso lembra aqueles antigos cartuchos de Atari que as vezes as pessoas removiam com o Atari ligado e estranhamente nao queimava os cartuchos.

Grato por sua resposta.
Tenha um bom final de semana.
Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Augusto7744 alterou o título para Kingston KHX16C9B1R-4 Duvida Retirado memoria com a maquina em stand by S3 e depois a memoria nao queimou. Talvez possa ter causado alguns danos ?
  • Augusto7744 alterou o título para Kingston KHX16C9B1R-4 Memoria retirado de placa ligada pode causar danos ?
Em 29/04/2022 às 00:36, Augusto7744 disse:

Se uma memoria DDR3 foi retirado de uma maquina em suspensao modo S3 pode causar danos no mainboard ?
Depois a memoria foi recoloada e a maquina ligou, mas no fez sinal de qualquer atividade nos coolers e nem saida de video.
A memoria foi retirada e depois recolocada.
Depois de varias horas a maquina foi ligada e ocorreu atividade dos coolers e teve saida de video.
Assim foi feito teste de memoria Memtest no modo todos os testes e o resultado que nao foi encontrado erros.

Aparentemente todos os dispositivos do mainboard estao funcionando corretamente.
Tem risco que possa ter causado algum dano que depois de pouco tempo poderá queimar algum componente ?
Memorias RAM tem algum tipo de proteçao contra esse tipo de problema quando o usuario tenta remove-las quando estao conectadas com a maquina ligada ?

Isso lembra aqueles antigos cartuchos de Atari que as vezes as pessoas removiam com o Atari ligado e estranhamente nao queimava os cartuchos.

Grato por sua resposta.
Tenha um bom final de semana.

A memória pode e provavelmente vai sofrer dano (e a placa também).

A recomendação de sempre desligar completamente o pc antes de conectar ou desconectar qualquer componente interno não é por acaso. 

Os pinos da memória são muitos próximos uns dos outros, e tem boa chance que você acabe dando um curto na memória ou na placa tentando retirar sem desligar. E isso vale pra qualquer componente interno da placa

  • Joinha 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agradeço sua resposta com essa informaçao.
Eu nao quero saber se é possivel ficar fazendo essa açao de retirar com a maquina ligada que é um ato errado.
Resumidamente eu apenas queria saber a explicaçao do porque a memoria nao queimou ou seja se existe algumas memorias que tem proteçao caso algum usuario retire a memoria da maquina estando em modo de suspensao.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2022 às 23:56, Augusto7744 disse:

Eu agradeço sua resposta com essa informaçao.
Eu nao quero saber se é possivel ficar fazendo essa açao de retirar com a maquina ligada que é um ato errado.
Resumidamente eu apenas queria saber a explicaçao do porque a memoria nao queimou ou seja se existe algumas memorias que tem proteçao caso algum usuario retire a memoria da maquina estando em modo de suspensao.


O ato de remover placas e outros componentes do pc com ele ligado pode danificar algo. Nesse PODE, não quer dizer que vc não pode dar sorte de não ocorrer danos, tmbm não quer dizer que a memória não tenha sofrido um dano mas que irá se agravar com o tempo. Então o risco que se corre versus o valor dos equipamentos, não compensa ficar testando pra saber se vai queimar logo de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2022 às 23:56, Augusto7744 disse:

Eu agradeço sua resposta com essa informaçao.
Eu nao quero saber se é possivel ficar fazendo essa açao de retirar com a maquina ligada que é um ato errado.
Resumidamente eu apenas queria saber a explicaçao do porque a memoria nao queimou ou seja se existe algumas memorias que tem proteçao caso algum usuario retire a memoria da maquina estando em modo de suspensao.

Respondendo diretamente.
Nenhuma memória tem proteção contra retirar ligado.

Se você conseguir tirar a memória sem entortar ela, provavemente não vai fechar um curto e a memória continua funcionando. Se não der essa sorte, ela provavelmente queima.

 

No seu caso, deve ter conseguido tirar a memória sem fechar um curto, e por isso aparentemente não danificou nenhum componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Augusto. Tudo bem com você? Seja bem-vindo ao fórum EletronicaBR

 

Espero poder ajudar com seu problema ou sanar sua dúvida.

 

Minha resposta vai um pouco contrario ao que meus colegas deste fórum apresentaram aqui

Bem, direi isso com base no meu conhecimento próprio. Já ouviu falar ou estudou sobre data center?

Uma composição de muitos servidores agrupados, fazendo isso ser uma grande base de processamento.

Resumidamente falando para que isso não fique muito extenso, servidores precisam funcionar 24/7.

Se isso não ocorre sites/sistemas/dados, etc... deixa de ficar disponível para você e pra mim. Esse fórum, por exemplo, ou o próprio Youtube.

A troca de componentes como, fontes, memoria,HDD/SSD e até mesmo processadores, entre outros componentes, acontece justamente com ele ligado. Isso é meio que obrigatório por ser tratar de um servidor.

Porém, ai que vem o pulo do gato. A forma com que esses componentes são feitos, os processos, cada etapa. É justamente o mesmo que os nossos PC'S desktop tradicionais. Claro que os nossos têm um desempenho inferior e não podem ser agrupados. 

 

Por isso afirmo não haver problema em remover um componente como HDD/SSD com o pc ligado. Ou até mesmo uma memória, como foi o seu caso. Porém, não é recomendado fazer isso. Só toma cuidado para não fechar curto como o colega menciona acima. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lindona Staff disse:

Fala, Augusto. Tudo bem com você? Seja bem-vindo ao fórum EletronicaBR

 

Espero poder ajudar com seu problema ou sanar sua dúvida.

 

Minha resposta vai um pouco contrario ao que meus colegas deste fórum apresentaram aqui

Bem, direi isso com base no meu conhecimento próprio. Já ouviu falar ou estudou sobre data center?

Uma composição de muitos servidores agrupados, fazendo isso ser uma grande base de processamento.

Resumidamente falando para que isso não fique muito extenso, servidores precisam funcionar 24/7.

Se isso não ocorre sites/sistemas/dados, etc... deixa de ficar disponível para você e pra mim. Esse fórum, por exemplo, ou o próprio Youtube.

A troca de componentes como, fontes, memoria,HDD/SSD e até mesmo processadores, entre outros componentes, acontece justamente com ele ligado. Isso é meio que obrigatório por ser tratar de um servidor.

Porém, ai que vem o pulo do gato. A forma com que esses componentes são feitos, os processos, cada etapa. É justamente o mesmo que os nossos PC'S desktop tradicionais. Claro que os nossos têm um desempenho inferior e não podem ser agrupados. 

 

Por isso afirmo não haver problema em remover um componente como HDD/SSD com o pc ligado. Ou até mesmo uma memória, como foi o seu caso. Porém, não é recomendado fazer isso. Só toma cuidado para não fechar curto como o colega menciona acima. 

 

Não é exatamente assim, ainda que seja possível, não é recomendável por motivos óbvios. O fato do sistema operacional ter suporte a hotswap não significa que o teu hardware tenha suporte.

Falando de um desktop comum, a única coisa que pode ter hotswap (além dos fans) são as portas sata, se a placa mãe tiver essa opção (e nem vem habilitada por padrão). E só isso.

No caso de servidores, eles tem howswap de sata/sas (pra hd/ssd), fans e fonte por padrão, já que são componentes com maior índice de defeito e desgastam no uso normal. Dependendo do servidor, pode ter hotswap de pci, memória e processador, nos modelos mais caros. E no caso da memória, só dá pra tirar um pente ligado se estiver em modo raid espelhado, o que não é comum. É tão raro dar problema de processador e memória, que se der, você já aproveita pra fazer um upgrade e precisa reiniciar a máquina pra funcionar com o novo hardware. E por isso não virou padrão até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto7744 Também sou da opinião que não é recomendado fazer, mas se fez e não danificou nada, deu sorte. Não faça de novo, hehe.

Hoje em dia os contatos de uma placa mãe estão tão próximos que um simples contato, mesmo que rápido pode queimar a mesma.

Possivelmente o fato de o equipamento não ter ligado logo após foi um curto onde precisavam descarregar todos os capacitores da placa antes para poder ligar novamente e isso só ocorreu após algumas horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...