Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo sim + - 71r-a14ie4-t820 rev 2.0 - não liga

Avalie este tópico:


Motta Álvaro

Posts em destaque

Essa placa tem 9v no botão power e nao liga pq no gate do mosfet de baixa do pwm primário, ele fica com 5v, chaveando o mosfet de baixa e zerando a linha, impedindo de gerar a tensao primária de 5v. já testei os mosfets e estão bons nessa saída de 5v do OZ815LN. Não tem curto na linha. já trokei o capacitor c414 e o c704 e nada mudou. Abri o jumper jp5 e  a situação permanece. Tenho a alimentacao do oz 815 no pino 2, tenho a tensao de 5v do regulador no pino 16, tenho a habilitação de 3v no pino 1. Alg ajuda?

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Motta Álvaro disse:

Essa placa tem 9v no botão power

normal.

 

18 minutos atrás, Motta Álvaro disse:

ele fica com 5v, chaveando o mosfet de baixa e zerando a linha

aposto q tá aferindo com multímetro.

Se aferir com o scope verá que tem pwm alternando em cada um conforme a imagem abaixo:

image.png.6c9c694afea631d89c64e1f6d5bb79ed.png

poste a tensão do pino 24, por desencargo resolde a bobina L9

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutes ago, Átomos said:

normal.

 

aposto q tá aferindo com multímetro.

Se aferir com o scope verá que tem pwm alternando em cada um conforme a imagem abaixo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

poste a tensão do pino 24, por desencargo resolde a bobina L9

3v no pino 24. Ressoldei a bobina e nada.

Sim, estou medindo com multimetro, nao tenho osciloscopio. Mas se eles estivessem alternando, em certo momento nao era pors 5v do gate do mosfet de baixa sumir e aparecer no gate do de alta?...pq ele fica constantemente em 5v no de baixa e sempre em 0v no de alta

 

Obs: ja trokei o pwm e fica igual, ja trokei os mosfets de alta e baixa dos 5v tb e o botao de power tb está funcionando, ele vai a 0v qnd pressionado

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, Átomos said:

teste o acionamento do mosfet de alta

Ja testei fora da placa e tava bom e mesmo assim ainda trokei os dois mosfets, tanto de alta qnt de baixa. Achei q fosse defeito do pwm de nao ta mandando pulso no gate do de alta, trokei o pwm e ficou na msm

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutes ago, Átomos said:

levante a bobina L9, já q ignorou a solicitação de resoldagem

Ressoldei qnd vc falou. E até trokei dps ela por uma de outra placa identica aki. 

 

Levantei um lado da bobina e continuo sem tensao no gate do fet de alta e sem tensao no pad da bobina. Apenas os 5v no gate do fet de baixa

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, jone melo said:

Seus multimetro tem função de minimo e maximo? pois sem osciloscopio você só tem essa opcão para saber se ci gerou algum PWM no gate do HDRV ou se por algum instante foi gerado os 5v na L9 e assim podermos diagnosticar o problema

Desconheço essa função, nunca vi, nem sei como utilizar. Tenho multimetro analógico e digital é um hikari hm-2010.

16513199893308100884800638612294.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha unica duvida é se ele não gera nenhum pulso no gate, ai seria problema no integrado, se gerar algum pulso pode ser o RSENSE com problema. tenta deixar a ponta do multimetro na L9 e fica olhando no display se por alguma fração de segundo sobe alguma tensão quando você tenta ligar a maquina. outra coisa Q65 pode estar saturando quando você tenta ligar a maquina devido algum problema em outra parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutes ago, jone melo said:

Minha unica duvida é se ele não gera nenhum pulso no gate, ai seria problema no integrado, se gerar algum pulso pode ser o RSENSE com problema. tenta deixar a ponta do multimetro na L9 e fica olhando no display se por alguma fração de segundo sobe alguma tensão quando você tenta ligar a maquina. outra coisa Q65 pode estar saturando quando você tenta ligar a maquina devido algum problema em outra parte.

Mas já trokei o ci e fica igual.

O q é rsense?

Posso remover o q65, e testar, nao posso?

Em.momento algum sobe tensao.

É normal a placa desligada o ci já gerar 5v no gate do mosfet de baixa?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsense é o R372 você pode medir continiudade entre os pinos 20-22-23, eles devem ter continuidade, pelo que vi no esquema deveria sim ter tesão nos 2 gates com a placa desligada, o problema é que não gera no mosfet de alta, por mais que seja um PWM ele deveria aparecer uma tensão média DC no multimetro. Partindo do principio que o integrado detectou algum problema ele desarma o gate dos mosfet, porém não tenho certeza se no de baixa ficaria 0V tbm pois ele joga tensão para o terra então não haveria problema ele ficar chaveando. Agora para ter certeza do que está errado somente com osciloscópio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, jone melo said:

Rsense é o R372 você pode medir continiudade entre os pinos 20-22-23, eles devem ter continuidade, pelo que vi no esquema deveria sim ter tesão nos 2 gates com a placa desligada, o problema é que não gera no mosfet de alta, por mais que seja um PWM ele deveria aparecer uma tensão média DC no multimetro. Partindo do principio que o integrado detectou algum problema ele desarma o gate dos mosfet, porém não tenho certeza se no de baixa ficaria 0V tbm pois ele joga tensão para o terra então não haveria problema ele ficar chaveando. Agora para ter certeza do que está errado somente com osciloscópio.

Agradeço a ajuda de todos até aqui.

 

Testei a continuidade e tudo ok.

 

Comprei um osciloscopio q está a caminho, mas deve levar ainda uns 20 dias. O q devo analisar com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...