Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Manual de serviço de esquemas eletricos de placas etc

Avalie este tópico:

ebinhomt

Posts em destaque

Impossível, o que você está pedindo não entra em um video nem em uma apostila, acho que para encontrar tudo isso detalhadamente a apostila seria algo muito parecido com a Bíblia, antigo e novo testamento  :)

Essas informações estão presentes no fórum mas infelizmente se encontram espalhadas em vários tópicos, um bom lugar para começar é a seção de treinamento notebook e treinamento eletrônica.

Boa sorte  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos alguém teria alguma apostila ou vídeo aula explicando detalhadamente todos os procedimentos de como fazer uma leitura de um Manual de serviço e como localizar possíveis problemas. Obrigado desde já a tdos os amigos....

Ja que você não gostou da minha primeira resposta, veja essa se te agrada:

Cada sujeito sem noção que aparece por aqui viu. O cara acha que vai ter um único vídeo ou apostila que explica tudo que se precisa para ler esquemas e consertar um notebook.

Se fosse fácil assim não precisaríamos manter esse fórum com milhares de tópicos, não precisaríamos mais ler tutoriais e ver vídeos, não precisaríamos mais quebrar a cabeça estudando esquemas, simplesmente leríamos uma apostila ou assistiríamos um vídeo que nos ensinaria tudo.

Vai sonhando nobre colega.

Link para o comentário

Amigo não é fácil trabalhar no ramo de Manutenção Aplicada a Eletrônica !

Nos trabalhamos com isto porque temos força de vontade todos profissionais aqui ja passaram mutas noites de sono, tentando solucionar casos...

Tem que gostar muito nos fazemos isto não pelo dinheiro mas sim pelo amor

Então pense duas vezes antes de começar pois não e fácil

Uma vez vi um cara em outro Fórum de Eletrônica e na Descrição do Perfil dele tinha 30 Anos De Experiencia / Ainda Estou Aprendendo

A eletrônica não para kkkkk

Link para o comentário

Amigo vc sabe interpretar todos os componentes como eles funcionam ?

Diodo, capacitor eletreletrônico, Capacitor cerâmico, Transistor Mosfet e etc... ?

Vamos la vou te ajudar com um pouco de conhecimento que eu tenho. Da pra ver que vc tem vontade de aprender sim !

Sei fazer teste de continuidade, diodo cátodo e ánodo, ohoms, acabei de adquirir 1 capacimetro, corrente alternada e corrente continua, Transistores mosfet são medidos sempre do mesmo jeito os de 3 terminais coletor, base e emissor, tenho muitas dúvidas sobre SMDs já li algumas coisas, e tbem queria aprender se é possivel medir alguns componentes na placa sem remover e como medir algumas peças com a placa em standbye. Obrigado amigo pela prontidão...

Link para o comentário

Amigo vc sabe interpretar todos os componentes como eles funcionam ?

Diodo, capacitor eletreletrônico, Capacitor cerâmico, Transistor Mosfet e etc... ?

Vamos la vou te ajudar com um pouco de conhecimento que eu tenho. Da pra ver que vc tem vontade de aprender sim !

Amigo tecnico

Veja este post aqui do eletronicaBR muito bom

Aqui no EletronicaBR vc encontra muita coisa boa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

se ajudou JOINHA ai. ; )

Link para o comentário

Prezado Ebinhomt-  Neste fórum sessão tutorial tem várias dicas. Procure baixá-las e ler como por exemplo:

Quanto aos componentes SMD, o processo de medição é o mesmo dos componentes THT...Dá para medir os componentes na placa mãe, mas esta medição poderá não ser precisa, pois existem componentes em paralelo no circuito, quando temos alguma suspeita no componente mensurado, o ideal é retirá-lo do circuito e medir com o multímetro.

Link para o comentário

Obrigado a todos os colegas que estão me ajudando...

A pessoa que mais vai poder ajudá-lo é voce mesmo. O que eu já aprendi "dechavando" os tópicos e sessões do forum é incomensurável.

Atente-se também para conseguir sucatas de mobos, adquirir ferramentas necessárias e se aprimorar no conhecimento de eletrônica.

Como exemplo, veja:

Link para o comentário

Obrigado a todos os colegas que estão me ajudando...

A pessoa que mais vai poder ajudá-lo é voce mesmo. O que eu já aprendi "dechavando" os tópicos e sessões do forum é incomensurável.

Atente-se também para conseguir sucatas de mobos, adquirir ferramentas necessárias e se aprimorar no conhecimento de eletrônica.

Como exemplo, veja:

Já estou vendo umas apostilas obrigado...

Link para o comentário

Caraca veio, porque vc não começa a montar um vídeo, daqui uns 10 anos publique, rapaz vc tá sem noção mesmo como o CJ mencionou.

Queres uma dica, pegue os que apresentam defeito visivelmente, os outros venda um notebook novo.

Não perca seu tempo criticando tenta ajudar para que o fórum melhore...

Link para o comentário

Impossível, o que você está pedindo não entra em um video nem em uma apostila, acho que para encontrar tudo isso detalhadamente a apostila seria algo muito parecido com a Bíblia, antigo e novo testamento  :)

Essas informações estão presentes no fórum mas infelizmente se encontram espalhadas em vários tópicos, um bom lugar para começar é a seção de treinamento notebook e treinamento eletrônica.

Boa sorte  8)

obrigado...

Link para o comentário

Até onde eu sei por enquanto o lema desse fórum é ajudar e ser ajudado.

Nesse tópico vimos uma distribuição gratuita de negativos, sem necessidade alguma, somente por ego inflado, acredito que ninguém nasce sabendo tudo e que nós sempre precisaremos de alguém pra ajudar.

Sei que não existe uma única obra (apostila, livro, cd ou curso que ensine tudo), mas cabe aos membros desse fórum (principalmente os mais antigos) sempre que possível ajudar a todos, incluindo o link da área de treinamento para aqueles que estão começando.

Alguns perdem a classe por ganhar um negativo, quantas vezes levamos um não da vida e nem por isso deixamos de continuar vivendo.

Pra quem não sabe o que significa pequeno gafanhoto = aprendiz .

Link para o comentário

ebinhomt  concordo com você amigo ! Quanto a pergunta do rapaz  é perfeitamente normal, principalmente para uma pessoa que quer aprender . Eu  na categoria  de iniciante vou tentar te ajudar  eu disse tentar !

Como dizem por aí não existe uma receita prontinha para resolver um defeito, seja na nossa bancada ou até mesmo no nosso dia a dia.

Comparemos um defeito a uma doença humana !

Uma simples tosse  pode ser uma irritação alérgica, um engasgo com a própria saliva, o início de uma pneumonia ou até mesmo uma tuberculose .

Um médico , um bom médico , não sai dando  nome as doenças ou sai receitando  simplesmente ao ouvir um sintoma . Antes fara  várias perguntas , uma boa entrevista, aí então o profissional,  já conhecendo  o doente parte para  o pedido de exames  .  Tendo em mãos  o resultado dos  exames , depois de várias perguntas , uma boa entrevista, aí então o profissional,  já conhecendo  o doente , vai começar a tirar suas conclusões , descobre a doença e parte para a receita do medicamento ou medicamentos .

No nosso caso , técnicos , aprendizes, e aprendiz de aprendiz como eu ,kkkkkkkkkk !

Devemos seguir  uma rotina parecida , se não igual !

Fase um

conhecer seu paciente !

A avaliação do nosso doente, ( equipamento ) começa na recepção !

Qual doença ele tem ? vamos pegar o máximo de informações possível .

Em seguida liga-lo para termos certeza , para conferir se o que falam faz sentido , derrepente a tela esta quebrada  ! a culpa é sempre nossa vai  aprendendo ! kkkk.

Cuidado com os  gabinetes , os riscos ,  uma inspeção visual em todo equipamento é indispensável !

Verifique todas usbs, corra os olhos em tudo , cuidado com carregadores não originais são uma praga ,kkkkkkkkkk ! Anote tudo documente tudo .

O armazenamento deve ser igualmente cuidadoso , um local protegido, fuja de  calor, poeira, sol, umidade , magnetismo . Bom colocar cada aparelho com seu carregador devidamente númerados.

fase dois  aquela dos exames  .

Leve  seu doente para  a mesa de avaliação , para sua bancada , vão começar os exames , você já tem anotado o que o incomoda vamos tirar a roupa do doente certo ?

Independente do defeito , seja sujeira na memória , abra e dê uma geral na máquina , desbloqueie o cooler, troque a pasta térmica

Se lembra , o que todos médicos fazem ?  pressão e batimento cardiaco !  faça o mesmo então .  Vai ter gente que vai brigar , mas é um orçamento !  tem nada não , isto não vai te deixar  mais pobre não amigo , siga o procedimento .

Se não liga desligue tudo , resete a bios ,religue o aparelho novamente .

Dependendo das suas anotações ou vai continuar os exames ou não , mas se  seu doente não repondeu a esta bateria de exames , vamos continuar .

Pegue o esquema do aparelho , isto vai ajuda-lo muito , ler um esquema  seria como se nós inciantes  fossemos  os balconistas de uma farmácia ,pegamos aquela receita e nos deparamos com aqueles garranchos , com o tempo de balcão agente vai passar a entende-los , isto vai se dar com o tempo .

Volta e meia  nós aqui no forum estamos buscando ajuda ,recorremos aos nossos farmacêuticos , se bem que aqui tem mais  doutores que farmacêuticos , kkkkkkkkk !

Então nobre amigo gafanhoto, interpretar um esquema não vai ser assim da noite pro dia , uma vídeo aula  posso estar errado mas acho que não vai achar não . Para tudo amigo tem um começo , se realmente quer  , você vai conseguir , material aqui e por aí esta cheio , junte um pedacinho aqui outro ali ,  busque as simbologias dos componentes , procure na sua ferramenta de pesquisa os datasheets, os símbolos no esquema que desconheça .  O certo amigo é que você não nasceu andando , precisou dar seu primeiro passo  , caiu algumas vezes , mas levantou e hoje esta ai , correndo pra todo lado , não é menos inteligente que ninguém , você é capaz  e ser inciante não o taxa como ignorante, não o taxa como incapaz ,  experiencia se consegue com  o tempo  muita luta e determinação . 

Com aquelas informações que  coletou na entrada do aparelho na sua oficina , muita observação, atenção, montando uma linha de raciocinio vai achar o motivo da doença do seu paciente ,  vai saber o remédio certo .

Tem outra coisa amigo , não existe cura para  todas doenças , vai chegar o dia que vai perceber isto , não faça gambiarras  , procure ser  técnico .

Um  simples pino de carregador mal feito pode voltar com um notebook com a placa mae queimada  e uma enorme dor de cabeça .

Apesar de novato você pode participar , não existe quem não possa ensinar e sábio que não precise aprender .

todos dias você recebe seus joinhas , pois então não os guarde , os distribua !

Todo lado que você virar aqui vai encontrar gente bacana , gente buscando e deixando idéias , você tem com você seus jóinhas , eles lhe são passados para que os distribua na forma de agradecimento , guardando-as com você elas não vão render juros,, não funcionam como caderneta de poupança  rsrsrsrsrsrs !

Então deixo a todos um recado , rodem por todos cantinhos  do forum,  depositem o conhecimento de vocês , ajudem , busquem agradeçam , deixe joinhas que incentivaram o pessoal , participem !!!!

Link para o comentário

Até onde eu sei por enquanto o lema desse fórum é ajudar e ser ajudado.

Nesse tópico vimos uma distribuição gratuita de negativos, sem necessidade alguma, somente por ego inflado, acredito que ninguém nasce sabendo tudo e que nós sempre precisaremos de alguém pra ajudar.

Sei que não existe uma única obra (apostila, livro, cd ou curso que ensine tudo), mas cabe aos membros desse fórum (principalmente os mais antigos) sempre que possível ajudar a todos, incluindo o link da área de treinamento para aqueles que estão começando.

Alguns perdem a classe por ganhar um negativo, quantas vezes levamos um não da vida e nem por isso deixamos de continuar vivendo.

Pra quem não sabe o que significa pequeno gafanhoto = aprendiz .

Depende pq cada local tem um significado dependendo da gíria, então acho que todos nós ou a maioria são de lugares distintos e não deveríamos utilizar gíria para não ocorrer mal entendimento. Gafanhoto para mim é um inseto insignificante ou praga. Então desculpa pelo mal entendido já que vc percebeu isso vlw e obrigado.

Link para o comentário

ebinhomt  concordo com você amigo ! Quanto a pergunta do rapaz  é perfeitamente normal, principalmente para uma pessoa que quer aprender . Eu  na categoria  de iniciante vou tentar te ajudar  eu disse tentar !

Como dizem por aí não existe uma receita prontinha para resolver um defeito, seja na nossa bancada ou até mesmo no nosso dia a dia.

Comparemos um defeito a uma doença humana !

Uma simples tosse  pode ser uma irritação alérgica, um engasgo com a própria saliva, o início de uma pneumonia ou até mesmo uma tuberculose .

Um médico , um bom médico , não sai dando  nome as doenças ou sai receitando  simplesmente ao ouvir um sintoma . Antes fara  várias perguntas , uma boa entrevista, aí então o profissional,  já conhecendo  o doente parte para  o pedido de exames  .  Tendo em mãos  o resultado dos  exames , depois de várias perguntas , uma boa entrevista, aí então o profissional,  já conhecendo  o doente , vai começar a tirar suas conclusões , descobre a doença e parte para a receita do medicamento ou medicamentos .

No nosso caso , técnicos , aprendizes, e aprendiz de aprendiz como eu ,kkkkkkkkkk !

Devemos seguir  uma rotina parecida , se não igual !

Fase um

conhecer seu paciente !

A avaliação do nosso doente, ( equipamento ) começa na recepção !

Qual doença ele tem ? vamos pegar o máximo de informações possível .

Em seguida liga-lo para termos certeza , para conferir se o que falam faz sentido , derrepente a tela esta quebrada  ! a culpa é sempre nossa vai  aprendendo ! kkkk.

Cuidado com os  gabinetes , os riscos ,  uma inspeção visual em todo equipamento é indispensável !

Verifique todas usbs, corra os olhos em tudo , cuidado com carregadores não originais são uma praga ,kkkkkkkkkk ! Anote tudo documente tudo .

O armazenamento deve ser igualmente cuidadoso , um local protegido, fuja de  calor, poeira, sol, umidade , magnetismo . Bom colocar cada aparelho com seu carregador devidamente númerados.

fase dois  aquela dos exames  .

Leve  seu doente para  a mesa de avaliação , para sua bancada , vão começar os exames , você já tem anotado o que o incomoda vamos tirar a roupa do doente certo ?

Independente do defeito , seja sujeira na memória , abra e dê uma geral na máquina , desbloqueie o cooler, troque a pasta térmica

Se lembra , o que todos médicos fazem ?  pressão e batimento cardiaco !  faça o mesmo então .  Vai ter gente que vai brigar , mas é um orçamento !  tem nada não , isto não vai te deixar  mais pobre não amigo , siga o procedimento .

Se não liga desligue tudo , resete a bios ,religue o aparelho novamente .

Dependendo das suas anotações ou vai continuar os exames ou não , mas se  seu doente não repondeu a esta bateria de exames , vamos continuar .

Pegue o esquema do aparelho , isto vai ajuda-lo muito , ler um esquema  seria como se nós inciantes  fossemos  os balconistas de uma farmácia ,pegamos aquela receita e nos deparamos com aqueles garranchos , com o tempo de balcão agente vai passar a entende-los , isto vai se dar com o tempo .

Volta e meia  nós aqui no forum estamos buscando ajuda ,recorremos aos nossos farmacêuticos , se bem que aqui tem mais  doutores que farmacêuticos , kkkkkkkkk !

Então nobre amigo gafanhoto, interpretar um esquema não vai ser assim da noite pro dia , uma vídeo aula  posso estar errado mas acho que não vai achar não . Para tudo amigo tem um começo , se realmente quer  , você vai conseguir , material aqui e por aí esta cheio , junte um pedacinho aqui outro ali ,  busque as simbologias dos componentes , procure na sua ferramenta de pesquisa os datasheets, os símbolos no esquema que desconheça .  O certo amigo é que você não nasceu andando , precisou dar seu primeiro passo  , caiu algumas vezes , mas levantou e hoje esta ai , correndo pra todo lado , não é menos inteligente que ninguém , você é capaz  e ser inciante não o taxa como ignorante, não o taxa como incapaz ,  experiencia se consegue com  o tempo  muita luta e determinação . 

Com aquelas informações que  coletou na entrada do aparelho na sua oficina , muita observação, atenção, montando uma linha de raciocinio vai achar o motivo da doença do seu paciente ,  vai saber o remédio certo .

Tem outra coisa amigo , não existe cura para  todas doenças , vai chegar o dia que vai perceber isto , não faça gambiarras  , procure ser  técnico .

Um  simples pino de carregador mal feito pode voltar com um notebook com a placa mae queimada  e uma enorme dor de cabeça .

Apesar de novato você pode participar , não existe quem não possa ensinar e sábio que não precise aprender .

todos dias você recebe seus joinhas , pois então não os guarde , os distribua !

Todo lado que você virar aqui vai encontrar gente bacana , gente buscando e deixando idéias , você tem com você seus jóinhas , eles lhe são passados para que os distribua na forma de agradecimento , guardando-as com você elas não vão render juros,, não funcionam como caderneta de poupança  rsrsrsrsrsrs !

Então deixo a todos um recado , rodem por todos cantinhos  do forum,  depositem o conhecimento de vocês , ajudem , busquem agradeçam , deixe joinhas que incentivaram o pessoal , participem !!!!

Obrigado pelos esclarecimentos vlw vou procurar focar nisso que vc me passou...

Link para o comentário

Amigo nao esqueça de dar Joinha nos amigos que estão te ajudando se vc for dando joinha o pessoal vai voltado e te ajudando mais :D

Amigo esse curso é muito antigo mas vc vai entender os componentes, vai ter um entendimento com os pequenos circuitos que ele monta 50% do

que sei de eletronica foi neste Curso ! é bom ter um caderninho do lado quando estiver assistindo as aulas

E outra cara sem palavras esse velhinho é um FDP ele sabe pakas tem muitos tutoriais de de componentes la

Link para o comentário

Amigos primeiramente queria já iniciando no nosso maravilhoso e abençoado dia desejand o a todos um ótimo dia !

Segundamente rsrsrsrsr !

falando um pouco sobre o polêmico gafanhoto  que  vão ver algumas vezes acima, gafanhoto galerinha  foi um personagem de um filme antigo , me parece que dos anos 80 , naõ sei !  Mas foi de um filme antigo chamado KUNFÚ  um filme de artes-marciais  onde  durante o filme, ( os vários epsódios ) eram mostrados flashs da vida do  personagem principal ainda jovém um aprendiz ,ele era o gafanhoto = aprendiz

Então aprendiz no filme e aqui no texto  tem a atenção de passar a imagem de aprendiz . Agora quanto aos outros comentários ofensivos e etc. acho que foram apenas infelizes nas colocações , talvez tenham feito até sem maldade , certamente não ficou legal., Apesar de  novato ,posso afirmar-lhes que são casos raros e seja o amigo ofendido ou outros que venham ler os textos que tem esta infelicidade de comentários, não levem isto a sério , são a minoria , a maioria dos amigos estão aqui para ajudar e serem ajudados

Agradeço a todos pela atenção , quanto a  você gafanhoto ( agora já explicado né ! rsrsrsrs. ) não desista não , bola pra frente .

Link para o comentário

Amigos primeiramente queria já iniciando no nosso maravilhoso e abençoado dia desejand o a todos um ótimo dia !

Segundamente rsrsrsrsr !

falando um pouco sobre o polêmico gafanhoto  que  vão ver algumas vezes acima, gafanhoto galerinha  foi um personagem de um filme antigo , me parece que dos anos 80 , naõ sei !  Mas foi de um filme antigo chamado KUNFÚ  um filme de artes-marciais  onde  durante o filme, ( os vários epsódios ) eram mostrados flashs da vida do  personagem principal ainda jovém um aprendiz ,ele era o gafanhoto = aprendiz

Então aprendiz no filme e aqui no texto  tem a atenção de passar a imagem de aprendiz . Agora quanto aos outros comentários ofensivos e etc. acho que foram apenas infelizes nas colocações , talvez tenham feito até sem maldade , certamente não ficou legal., Apesar de  novato ,posso afirmar-lhes que são casos raros e seja o amigo ofendido ou outros que venham ler os textos que tem esta infelicidade de comentários, não levem isto a sério , são a minoria , a maioria dos amigos estão aqui para ajudar e serem ajudados

Agradeço a todos pela atenção , quanto a  você gafanhoto ( agora já explicado né ! rsrsrsrs. ) não desista não , bola pra frente .

VLW e obrigado...

Link para o comentário

Bom dia a todos !!!

Amigo ebinhomt nem de longe sou um Vlad , ou outros tantos super capazes que estão espalhados por  aqui, mas, nós novatos e os veteranos  , devemos nos unir , gestos como o seu amigo , será visto por outros e por outros e ainda por outros , quem sabe não vai dar um beliscão em alguns e mudar o  jeito  de muitos , pois , ser cordial , ser amigo , não faz mal a ninguém , vamos ser cordiais , agradecidos , isto nos encoraja e passa pra gente do lado de cá amigo , que você é  a diferença , que faz a diferença ,precisamos sorrir mais , dizer mais uns aos outros bons dia , boa tarde ,boa noite , de um gesto amigo  que faz a diferença , valeu , um ótimo dia a todos nós !

Link para o comentário

Segundamente rsrsrsrsr !

O Pequeno Gafanhoto que eu conheço também se deriva de uma série, ou um filme, não me recordo, onde o mestre chamava seu discípulo de Pequeno Gafanhoto, existe um porque e é relacionado ao Kung-Fu, mas não sei ao certo. O meu comentário, penso que foi mau interpretado, a expressão de riso não foi riso de desprezo à sua pergunta, e sim por relembrar esse "episódio" de Pequeno Gafanhoto.

Acho que também já foi explicado pelo colega também.

Quanto à sua pergunta, acho que como os outros colegas disseram, aqui é um fórum, é feito para perguntar e quem tem vontade, responde. A sua pergunta foi escrita como milhares de outras do mesmo jeito, o que todos aqui do fórum já estão cansados de saber, é que assim como milhares de perguntas, milhares de pessoas querem entrar para a profissão de técnico fazendo apenas um curso, sendo que todos sabem que isso não é possível. Como você escreveu APRENDER, e não APRIMORAR, deu a entender que você não sabe de nada e que queria aprender tudo em apenas um curso. Peço desculpas se parece errado, mas foi o que deu a entender. Num determinado momento você disse que já sabia medir Diodo, Mosfet entre outros. Isso já diz que você sabe alguma coisa, e já é um começo.

Assim como você, também estou aprendendo, e pode ver meus tópicos e mensagens, já perguntei cada coisa aqui no fórum que hoje dá até vergonha, mas sei que alguém, ALGUÉM, vai ter um dia uma dúvida igual ou parecida. Vivendo e aprendendo né?!

Pra te ajudar, eu gostaria que você fosse mais específico sobre qual área você quer aprender, medição, funcionalidade, escala, compatibilidade...defina melhor sua pergunta que vou te ajudar melhor. ;)

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...