Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Placa Mãe INTEL DG 41 TX - Atualização de BIOS

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Recentemente precisei montar um desktop mas queria aproveitar peças que já tinha guardado.

Como tinha uma placa INTEL DG 41 TX (775) que havia usado por algum tempo no passado (bastante confiável) com processador Core2duo de 3GHz e slots de memoria para DDR3 resolvi usar esse kit.

Minha ideia era instalar Win10 em um novo SSD e colocar 4GB de RAM, mas aí começou todo o sofrimento.

A placa só reconhecia um slot de 2GB e dava 3 beeps no boot sempre que colocava uma 2a memoria, não importa em qual ordem de slot.

Depois de testar diversas memórias e me certificar que não eram peças com defeito parti para o Dr Google (inclusive aqui no forum) para descobrir o que podia estar acontecendo.

No site da INTEL o que descobri foi que a placa "não suporta DIMMs de lado duplo com organização de x16". Não era o meu caso !!

Finalmente encontrei em alguns fóruns de discussão usuários com o mesmo problema nessa placa e que a solução foi simplesmente a atualização da BIOS, como ocorre muitas vezes, para versões mais recentes.

Nesse ponto é que cabe uma dica importante e que poupa um bom tempo, a posição do jumper de BIOS das placas INTEL, não tenho certeza se todas, não é como na maioria das placas mãe, em que na posição 1-2 é NORMAL e na posição 2-3 é CLEAR CMOS. São 3 configurações possíveis: 1-2 NORMAL; 2-3 CONFIGURE e sem jumper RECOVERY.

Quando se está acostumado com aquele procedimento de tirar a bateria de 3V e resetar a BIOS e reconfigurar tudo de novo na hora em que alguma coisa não está OK no pc, pode demorar perceber outro tipo de procedimento.

Vi comentários de usuários que não conseguiam atualizar a BIOS para versões recentes justamente por não perceberem que o procedimento nessas placas é diferente.

Em resumo, no caso dessa placa INTEL, deve-se 1o habilitar o F7 na BIOS, baixar a nova versão de BIOS em um pendrive, dar boot usando o F7 e atualizar a BIOS......usando o jumper em RECOVERY e não em NORMAL, senão não atualiza a BIOS.

Depois que atualizei, resolveu todos os problemas de conflito e consegui instalar os 4GB como queria.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitorcwb

 

seu tópico foi movido para a área correta »

 

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CJ alterou o título para Placa Mãe INTEL DG 41 TX - Atualização de BIOS

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...