Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP pavilion 11-n026br x30 - ZPT10 LA-B151P rev: 1.0 - não liga!

Avalie este tópico:


LEONTEC

Posts em destaque

Na minha analise inicial, constatei que a tensão 3/5V_B+ que deriva da linha de B+ para alimentar o integrado de 3 e 5v e o restante da placa está em 0,66mv. Encontro 19V passando pela bobina PL101 e terminando no dreno do moset de alta PQ105. Na PL102 que acredito ser a origem da linha de B+, também encontro 0,66mv. Para teste, fiz um jumper entre dreno e source do mosfet PQ105 e não teve consumo e conseguir chegar os 19V, injetado 19V na linha de B+, as tensões do S5 geradas pelo integrado TPS PU301 apareceram e ao pressionar o botão de power a placa ligou. 

 

Fiquei com algumas dúvidas! Uma é sobre a origem da tensão B+ e a outra é com a saturação dos mosfet da entrada. Geralmente no gate desses mosfet da entrada de 19v, achamos 24v aproximadamente em seus gates saturando os mesmo para que o restante da placa tenha os 19v. Tem 19v passando pelo primeiro mosfet mesmo o gate havendo somente os 19v do pino 4 do PU101.  

 Se alguém tiver disponível para ajudar na analise e puder explicar e tirar essa minha dúvida sou muito grato. ;D

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar alguns procedimentos que já realizei na placa na tentativa de solucionar o problema. Fiz a troca do PU101, troca dos mosfet de alta e baixo e aferições das tensões do charger que vou anotar e passar aqui para todas ver se deixei passar algo. Testei com dois carregadores originais. Mas testarei com outros... Mesmo trocando o integrado e os dois mosfet (alta e baixo) a linha de B+ continuou com 0,66mv. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tensões dos pinos do PU101:

1 - 19v         

2 - 19v

3 - 19v

4 - 19v

5 - 0 Esse pino é zero porquê não tem VREG3 presente.

6 - 3.3v Tensão de VIN passando por um divisor resistivo.

7 - 0

8 - 0

9 - 0

10 - 0 Esse pino é zero porquê não tem VREG3 presente.

11 - 0.66mv

12 - 0.66mv

13 - 0.66mv

15 - 0

16 - 6.08v REGN

17 - 5.97v BTST

18 - 0.66mv

19 - 0.66mv

20 - 19v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@vado, tem um tempinho pra analisar esse circuito comigo? Já troquei o CI charge duas vezes por novos e nada de tensão na saída. Sempre fica do mesmo jeito! Removi o PQ104 pra ver se a tensão aparecia e nada. Troquei os dois mosfet de alta e baixo da linha do carregador, como eu não tinha conhecimento de quanto seria a tensão de saída se eu injetar 19v nessa linha da bobina PL102, e a placa ligar normal. Pesquisando cheguei nesse seu tópico e vir que a tensão de saída é 9V. A abateria dessa notebook é 7.6V então faz sentido ser somente 9v correto?

 

O que estranhei é que a tensão 19 da entrada está passando pelo PQ101 com 19v em se gate. Removendo ele e injetando tensão fica do mesmo jeito e nada de 24v aparecer. Essa placa não tem grafia e dificulta um pouco encontra alguns componentes...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, LEONTEC disse:

@vado, tem um tempinho pra analisar esse circuito comigo? Já troquei o CI charge duas vezes por novos e nada de tensão na saída. Sempre fica do mesmo jeito! Removi o PQ104 pra ver se a tensão aparecia e nada. Troquei os dois mosfet de alta e baixo da linha do carregador, como eu não tinha conhecimento de quanto seria a tensão de saída se eu injetar 19v nessa linha da bobina PL102, e a placa ligar normal. Pesquisando cheguei nesse seu tópico e vir que a tensão de saída é 9V. A abateria dessa notebook é 7.6V então faz sentido ser somente 9v correto?

 

O que estranhei é que a tensão 19 da entrada está passando pelo PQ101 com 19v em se gate. Removendo ele e injetando tensão fica do mesmo jeito e nada de 24v aparecer. Essa placa não tem grafia e dificulta um pouco encontra alguns componentes...

 

a figura não aparece pra mim, não tenho premissão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, vado disse:

O que estranhei é que a tensão 19 da entrada está passando pelo PQ101 com 19v em se gate. Removendo ele e injetando tensão fica do mesmo jeito e nada de 24v aparecer. Essa placa não tem grafia e dificulta um pouco encontra alguns componentes...

Seu problema é a falta de 24v nos gates de pq101 e pq103?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, vado disse:

Seu problema é a falta de 24v nos gates de pq101 e pq103?

Desculpas a demora e já muito obrigado por atender a minha solicitação de ajuda. Esses dias está bem corrido aqui pra mim...

 

Tem 19V e não 24 no gate deles. Os 24v do gate desses mosfet, é a soma dos 19v+ 5V do pino ACDRV que emite pulsos para que esses valores possam se somar certo? Eu, troquei os capacitores pc101 e pc102 e os 9v apareceu na PL102, só que dei uma bobeira e fechei um breve curto sem querer nos pinos 4 e 5 do charge e o pino VREG3 do tps entrou em curto aumentando o trabalho. Injetando tensão na linha do pino VREG3, encontrei os CIs U25 e U60 aquecendo, e mesmo removendo eles, a placa ainda está com um pequeno consumo de 33mA, e sem a tensão de 9v na PL102 novamente. 

 

Caramba que vacilo esse meu brother!!!!

2 horas atrás, vado disse:

retire pq101, plug  o carregador sem a bateria conectada e meça os pontos.

Tem 19V nesses pinos dessa forma que você pediu. Parece que o problema vai ser nesses capacitores certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LEONTEC disse:

Desculpas a demora e já muito obrigado por atender a minha solicitação de ajuda. Esses dias está bem corrido aqui pra mim...

 

Tem 19V e não 24 no gate deles. Os 24v do gate desses mosfet, é a soma dos 19v+ 5V do pino ACDRV que emite pulsos para que esses valores possam se somar certo? Eu, troquei os capacitores pc101 e pc102 e os 9v apareceu na PL102, só que dei uma bobeira e fechei um breve curto sem querer nos pinos 4 e 5 do charge e o pino VREG3 do tps entrou em curto aumentando o trabalho. Injetando tensão na linha do pino VREG3, encontrei os CIs U25 e U60 aquecendo, e mesmo removendo eles, a placa ainda está com um pequeno consumo de 33mA, e sem a tensão de 9v na PL102 novamente. 

 

Caramba que vacilo esse meu brother!!!!

Tem 19V nesses pinos dessa forma que você pediu. Parece que o problema vai ser nesses capacitores certo?

acredito que sim, tiramos o PQ101 e continua aparecendo 19v em todos os pontos, pc101 e pc102 podem tá em curto, mede eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para HP pavilion 11-n026br x30 - ZPT10 LA-B151P rev: 1.0 - não liga!
  • 3 semanas depois...

@FLAVIOTECH@vado , o KBC9012 chegou, já está no lugar!

 

KBC no lugar, entretanto, o pequeno consumo 0,023mA que relatei que seria o KB9012 voltou. Podemos dizer que não era o KB9012 consumindo corrente?

 

Vamos ao circuito dos mosfet da entrada. Depois de muita analise cheguei o resistor PR109, e ainda não entendo porquê só aparece 24V no gate desses mosfet quando removo esse resistor PR109 ligado ao source do PQ103 e ao pino CHGR_CMSRC = CMSRC do PU101, embora eu já tenha trocado os dois mosfet + os dois capacitores PC101 + PC102 desse circuito, a tensão 24v só aparece sem esse resistor no lugar. No momento a placa está sem ele! Pergunto, seria o PU101 com problema?

 

Certo, com 24v no gate dos mosfet da entrada, agora os 19V está passando e tem 9v na saída PL102. O TPS51275R tem alimentação, habilitação e está gerando as tensões 3.3V e 5V VREG, 3.3v e 5V nas bobinas, até aí tudo bem! Só que o TPS não lidera o sinal SPOK para que a placa tenha as outras tensões do S5 +1.0VALW e +1.8VALW, essa tensão de 1.8v é quem alimenta a BIOS. Pergunto, seria esse pequeno consumo fazendo o TPS não liberar o sinal SPOK para habilitar as outras fontes? 

 

O TPS mesmo gerando as tensões de VREG e as tensões VALW ele continua aterrando a tensão de 3.3v SOPK. Aferi o resistor PR322 fora da placa e está com 10K , pra tirar desencargo, eu troquei ele e mesmo assim o TPS continua aterrando o sinal SPOK.O:-)

 

Outra coisa estranha foi na gravação do KB9012, com o arquivo que o Cassio me passou quando comprei o KBC com ele, faz com que o LED do DCJK acenda, só que as tensões de 3 e 5V das fontes chaveadas só sobem depois de apertar power e nada de sinal SPOK. Já com outros arquivos aqui do fórum, o LED do DCJK não acende mas faz com que o KB9012 envie o sinal para habilitar as fontes de 3 e 5V já no S5 e nada de sinal SPOK. Rapaz, isso já me tirou o sono! kkkk @Jack O'Neo, mestre mais uma vez venho lhe pedir sua humilde ajuda, se tiveres um tempinho depois do café, pode me dizer o que eu estou fazendo de errado na gravação desse KB?;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Bom dia meu querido, acredito que não estas fazendo nada de errado na gravação do kbc visto que consegues dois estados distintos da placa dependendo do arquivo, provavelmente estas conseguindo gravar adequadamente.
Na linha HP geralmente o KBC está com arquivo certo quando acende o led do dcjack na presença do carregador.
Precisarias de uma BIOS compatível com esta versão de KBC, a melhor ideia que tenho para resolver isto seria extrair um par de um executável de instalação caso disponível.
Sobre a placa e a questão dos 24V nos gates de PQ101 e PQ103, por favor com o PR108 no lugar verifique isto:

ADP_ID e VIN_ADC estão presentes?

PD2 está OK?

Tem ACDET e ACOK?

PC101, PC102, e PQ2A/B estão OK? O LM393 PU1A está na placa?

PQ104 está ok?
Não há nenhum curto subsequente na linha de VIN?

ADP_I está presente para que VCIN1_PH possa surgir? Parece que está relacionado com o surgimento de MAINPWON

No KBC EC_ACIN e EC_ON pinos 110 e 112 respectivamente, estão ok?

Já verificaste as bobinas das fontes suspended pra ver se não há algum impedimento para o surgimento delas?

Verificou os derivadores das linhas TPS22966 U18 e outros que façam o mesmo papel?
Como estão as tensões nos pinos 5 6 7 8 do RP7?

QF2A e QF2B estão ok? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LEONTEC disse:

Certo, com 24v no gate dos mosfet da entrada, agora os 19V está passando e tem 9v na saída PL102. O TPS51275R tem alimentação, habilitação e está gerando as tensões 3.3V e 5V VREG, 3.3v e 5V nas bobinas, até aí tudo bem! Só que o TPS não lidera o sinal SPOK para que a placa tenha as outras tensões do S5 +1.0VALW e +1.8VALW, essa tensão de 1.8v é quem alimenta a BIOS. Pergunto, seria esse pequeno consumo fazendo o TPS não liberar o sinal SPOK para habilitar as outras fontes? 

@Jack O'Neo correto, só que o @LEONTEC disse isso à cima, por isso minha dúvida.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Na linha HP geralmente o KBC está com arquivo certo quando acende o led do dcjack na presença do carregador.

Deixei o arquivo que faz o KB9012 enviar o sinal EC_ON para habilitar o PU301 para gerar as tensões de 3/5V do estado S5 como está na sequencia de start do esquema. Mesmo usando o carregador original, com esse arquivo, o DCJK não acende o LED. Com outro acende mais só vai gerar as tensões das fontes chaveadas depois do power.

2 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Precisarias de uma BIOS compatível com esta versão de KBC, a melhor ideia que tenho para resolver isto seria extrair um par de um executável de instalação caso disponível.

No arquivo zipado que o Cassio me enviou, tem um arquivo KB9012_EC.bin e um arquivo U56_Clean ME.bin para o chip bios. Eu não gravei o bios ainda porque ele não está recebendo alimentação, e antes do bobão aqui fechar o curto entre o pino ACOK e ACDRV do charger a placa ligava normal fazendo um jumper na PR110. O problema de inicio era somente a tensão de B+ que estava com 0,62mV quando a placa está alimentanda pelo DCJK. Como mencionei antes, eu só aumentei o problema...

@Jack O'Neo Recoloquei o resistor no lugar e a placa agora tem 19v nos mosfet g, s e d...Na saída do charge tem 0,63mV... Volto já com o restante das aferições que me pediu...A fonte é de 20V então o gate pode variar com a tensão de entrada, 24v com 19v e 25v com 20...hahaha eu queria ensinar o mestre. hahahaha

2 horas atrás, vado disse:

como chegou 24v no gate sem o PR108, vc injetou 24v no gate pra simular?

@vado , é isso que vou ver, pois sem ele na placa está chegando 24v no gate dos mosfet e gerando 9v na saída. 

Editado: por LEONTEC
Tensão de B+ e não VIN.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vado@Jack O'Neo, doideira minha, desculpas! 

2 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Sem o resistor os 24V aparecem, mas não nos gates dos mosfets da entrada imagino, apenas no pino correspondente do charger. 

Isso mesmo!!!  Chega 24V só em um dos lados do resistor, o gate dos mosfet continua com com 19V mas, a tensão de 9v aparece no PR110. Se colocar o resistor no lugar a tensão na PR110 cai para 0.63mv. 

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...