Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP pavilion 11-n026br x30 - ZPT10 LA-B151P rev: 1.0 - não liga!

Avalie este tópico:


LEONTEC

Posts em destaque

4 horas atrás, vado disse:

vc injetou 24v no gate pra simular?

Agora eu injetei 19v no gate do PQ103 e a tensão apareceu no dreno e source dos dois mosfet. 

 

4 horas atrás, Jack O'Neo disse:

ADP_ID e VIN_ADC estão presentes?

Sinal do pino 5 ADP_SIGNAL(ADP_ID) do DCJK, as tensões estão na imagem abaixo. Pino 75 VIN_ADC do KB marcando 2.94V, não encontro o divisor pois a placa não tem todas as grafias para facilitar. Lembrando que o PD3 não está na placa, se eu desfazer o divisor remover o PR1, sobe +ou- 14V no pino 3 do diodo PD2. Só para constar que tem 19v no pino 2 desse dido. Já tinha checado isso e confesso que não entendi esse circuito, pois o diodo deveria está na placa para chegar somente 3.3v no KB.

Capturarsss.thumb.PNG.279462098646ae7254bba142dd35558c.PNG

4 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Tem ACDET e ACOK?

ACDET em 3.15V, já ACOK só quando chegar tensão no TPS para gerar a tensão de VREG3.

4 horas atrás, Jack O'Neo disse:

PQ2A/B estão OK?

Pino 1 = 19.89V

Pino 2 = 0

Pino 3 = 0

Pino 4 = 0

Pino 5 = 2.79V 

Pino 6 = 19.89

PQ104 está fora da placa.

4 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Não há nenhum curto subsequente na linha de VIN?

Não! VIN alimenta o charge e chegar ao primeiro mosfet e no divisor que não encontrei...Todos os mosfet de alta da placa recebe alimentação de B+ 9V.

 

4 horas atrás, Jack O'Neo disse:

O LM393 PU1A está na placa?

Não! 

 

4 horas atrás, Jack O'Neo disse:

ADP_I está presente para que VCIN1_PH possa surgir?

Pino 7 do ADP_I está em 0.

 

4 horas atrás, Jack O'Neo disse:

No KBC EC_ACIN e EC_ON pinos 110 e 112 respectivamente, estão ok?

Já verificaste as bobinas das fontes suspended pra ver se não há algum impedimento para o surgimento delas?

Verificou os derivadores das linhas TPS22966 U18 e outros que façam o mesmo papel?
Como estão as tensões nos pinos 5 6 7 8 do RP7?

QF2A e QF2B estão ok? 

EC_ACIN e EC_ON só funcionam com o TPS de 3 e 5v recebendo alimentação.

Já abri tudo que de jumper mais nada. Primeiro tenho que resolver o problema da tensão de alta.

Editado: por LEONTEC
Adicionar imagem!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão pela demora, a energia caiu aqui na nossa região, aproveitei e fui com a patroa no mercado. ;D 

 

4 horas atrás, LEONTEC disse:

B+ que estava com 0,62mV

B+ segundo o esquema só vai aparecer com a tensão correta quando a bateria estiver em carga.
Se a bateria estiver conectada, não estiver totalmente carregada, a placa estiver corretamente energizada com carregador original onde o pino central esteja ok, e se mesmo assim continuar em 0.62mV aí vais ter que revisar o PU101, o PQ105 e PQ106, inicialmente mas, isso é para um segundo momento imagino.

 

Vou insistir, grave o par que lhe foi fornecido, não sabes qual a versão da EC BIOS que estava presente no chip que morreu e nem se a atual é compatível com a Main BIOS atualmente na placa.

 

[OFF TOPIC]
Acho impressionante o pessoal continuar acreditando que a EC a BIOS e a Main BIOS trabalhem totalmente isoladas uma da outra, a minha experiência aqui mostra o contrário disto.

Ainda recentemente tive uma placa da samsung que mexi, que o @cristi me ajudou fornecendo boardview dela, fiz atualização via software para resolver o problema mas depois de concluir o reparo fiz questão de testar a BIOS antiga que fiz backUP com a EC BIOS já atualizada, e a placa deixou de ligar com vídeo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

[/OFF TOPIC]

 

@vado Concordo que precisamos de tensão adequada nos gates dos mosfets de entrada e que PQ2A é um possível/provável culpado, mas muitas vezes o problema de não surgir a tensão de acionamento dos mosfets de entrada está nas derivações de tensões always ou suspended.

 

4 horas atrás, LEONTEC disse:

@vado , é isso que vou ver, pois sem ele na placa está chegando 24v no gate dos mosfet e gerando 9v na saída. 

Se sem o resistor pr108 tem 24V nos gates dos mosfets de entrada, ou o esquema que baixei não é compatível ou já pode chamar o padre Quevedo que a placa vai precisar de um exorcismo. 

 

 

Deve ter alguma coisa nesta postagem que já foi verificada e que não faça mais sentido, mas é o que tem pra agora, depois dou mais uma olhada na coisa. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jack O'Neo disse:

Se sem o resistor pr108 tem 24V nos gates dos mosfets de entrada, ou o esquema que baixei não é compatível ou já pode chamar o padre Quevedo que a placa vai precisar de um exorcismo. 

Esse meu grande, enorme equivoco, foi esclarecido em um post mais para traz. Parecer mais preciso, no post #24...Aparece 24v de um lado do resistor, e no gate dos mosfet encontro 19v. Me deixei levar por ter aparecido 9v na linha de B+ PR110 sem resistor no lugar. Ainda não precisa do padre, ainda!!!! hahahaha

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@vado Concordo que precisamos de tensão adequada nos gates dos mosfets de entrada e que PQ2A é um possível/provável culpado, mas muitas vezes o problema de não surgir a tensão de acionamento dos mosfets de entrada está nas derivações de tensões always ou suspended.

@Jack O'Neo perfeito o que vc disse, mas pelo datasheet do charge, não precisa de muita coisa pros 24v aparecer e ele tá aparecendo, ele só cai quando coloca o PR108, por isso minha sugestão no item #29 pra eliminar problema no ckt de entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vado e @Jack O'Neo, continuando aqui com evolução.

 

Troquei todos os componentes PQ101, PQ103, PC101 e PC102. Só não troquei o PQ2A/B, pois ainda não encontrei um substituto pra ele. Agora sim tem 24v no gate dos mosfet com o PR108 no lugar. Tem 19v passando e PU101 liberando 9v na PR110. O problema do inicio foi resolvido! O circuito de entrada da tensão de alta está funcionando perfeitamente.

 

Vamos para o circuito do PU301.

 

O PU301 tem alimentação, habilitação e com isso as fontes chaveadas e linear estão presente. Esse segundo problema é falta do sinal SPOK, o PU301 está aterrando a tensão do resistor PR322 10k que habilita as fontes +1.0VALW e +1.8VALW do estado S5. A fonte de bancada apresenta o baixo consumo 0,023mA, vou abrir alguns jumpers para descobrir qual circuito está com componente consumido corrente e impedindo o sinal SPOK de ser enviado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2022 às 09:57, LEONTEC disse:

embora eu já tenha trocado os dois mosfet + os dois capacitores PC101 + PC102 desse circuito, a tensão 24v só aparece sem esse resistor no lugar.

  

1 hora atrás, LEONTEC disse:

Troquei todos os componentes PQ101, PQ103, PC101 e PC102.

Mas já não tinhas trocado? Não entendi... uheuhaeuheauhaeUHeahuaehuuhAuhaeuha ;D 
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LEONTEC disse:

Troquei todos os componentes PQ101, PQ103, PC101 e PC102. Só não troquei o PQ2A/B, pois ainda não encontrei um substituto pra ele. Agora sim tem 24v no gate dos mosfet com o PR108 no lugar. Tem 19v passando e PU101 liberando 9v na PR110. O problema do inicio foi resolvido!

Caramba, Deus atendeu as nossas preces... KKKKKKKKKK

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...