Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell 14R 5437 DOE40-HSW GDDR5 MB 12307-2 - Teclado não funciona

Avalie este tópico:


bomfim-marcos

Posts em destaque

@bomfim-marcos , eu estou analisando o esquema 12307-1 que me parece ser o mesma desse que você está analisando. Pesquisa no seu programa PDF pelo sinal (tensão) KB_DET# que ele vai mostrar todos os pontos que essa tensão vai chegar ou deveria está. Veja na imagem abaixo que esse sinal KB_DET# chega ao pino 1 do KB1. Partindo disso agora é verificar se o pino 1 tem 3.3v com a placa ligada e se caso a tensão não tiver presente, segue o sinal até sua origem pra descobrir o porque ele não está chegando nesse pino.

 

Capturar.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC a função desse pino não é informar a CPU que temos um teclado conectado através de um sinal lógico baixo? Quando o teclado está conectado seria 0V então se sem o teclado não tiver tensão seria como ele estivesse conectado, o que não faria sentido verificar a presença dos 3V.

 

Acredito que se for uma falha nessa linha seja por estar aberta entre pino 1 e a cpu, o que mudaria o jeito de analisar.

 

Me corrija se eu estiver errado ou entendi de forma errada o funcionamento da linha.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo sua análise está correta @jone melo. Mas acho que o @LEONTEC quis dizer é que sem o teclado e com a placa ligada, no pino 1 do conector é para ter os 3.3v. Se não tiver, procurar onde essa essa tensão está sendo cortada.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo 

27 minutos atrás, jone melo disse:

a função desse pino não é informar a CPU que temos um teclado conectado através de um sinal lógico baixo?

Sim, exatamente isso. Você quer dizer que com o teclado plugado a tensão fica em nível baixo, sem o teclado o sinal fica em nível alto? 1 desativado = (nível logico alto), 0 ativado = (nível logico alto). Se é isso, vai depender como ele vai aferir, sem ou com teclado, e sem em nenhum dos teste a tensão aparecer no pino 1 a linha pode está interropindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, master7 disse:

quis dizer é que sem o teclado e com a placa ligada, no pino 1 do conector é para ter os 3.3v.

Isso mesmo! Valeu!!! O autor já disse que já testou com outros teclados e a situação é a mesma. Ele tem que encontrar essa tensão em algum momento pra ter a certeza que a tensão está chegando ao pino 1. Aí, quem é que leva essa tensão para 0 ? Teclado ou CPU? Acredito que seja o teclado correto? Pode ser que não tem tensão chegando nesse pino em nenhum momento...

@jone melo , não explanei bem o meu raciocínio. ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTECVou tentar explicar onde quero chegar para tirarmos uma conclusão, muito provavelmente quem alimenta essa linha deve ser um resistor partindo de alguma linha 3V, ai só haveria 3 possibilidades, curto na linha, resistor aberto/fora da linha ou ainda ausencia dos 3V que alimenta o tal do resistor, que nesse ultimo acho dificil pois a placa funciona normal somente o teclado que não, o que estou tentando entender é por que 0V nessa linha sem teclado seria o defeito sendo que quando colocamos o teclado deve ser 0V, logo quando ligamos a placa com o teclado conectado ela sempre vai ser 0V.

 

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, jone melo disse:

o que estou tentando entender é por que 0V nessa linha sem teclado seria o defeito

@jone melo , não é que 0 possa ser o defeito, mas se no projeto informa que essa tensão de 3.3v deve chegar ou pino 1 em algum momento, estou tentando entender o comportamento dessa linha e o motivo do problema. Só sei que essa linha sempre em 0 não fica. O mais interessante é verificar essa linha sem o teclado pra constatar se essa tensão vai chegar ao pino 1, se a falta de tensão é o motivo do não funcionamento do teclado. Veja que esse pino vai está em 0 em stand, e a tensão 3D3V_S0 vai chegar ao pino 1 no estado S0 se não estou equivocado.

 

Se você verificar na sequencia de start, depois da tensão 3D3V_S0 ainda tem bastante coisa pra subir até a placa apresentar vídeo. ;D

 

Editado: por LEONTEC
Adicionar texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo , dependendo da configuração estabelecida no projeto, os sinais podem sofrer modificações. 

 

 

Checando melhor, a tensão 3D3V_S0 sobe no S3 e não S0 que é o vídeo sendo apresentado. Então, antes mesmo da placa apresentar vídeo, o teclado já deveria está operante. 

 

Vejo esse sinal KB_DET com o funcionamento igual é esse RTC_DET#. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTECEu gostaria muito de ter uma placa aqui funcionando de qualquer modelo que tenha essa KB_DET para fazer um teste e poder entender o funcionamento e expressar melhor o que eu quero dizer. Vou correr atrás e volto a te incomodar.

 

@bomfim-marcos Sinto muito não poder ajudar pois faltou experiencia para mim, vou ficar de olho na analise dos colegas para aprender mais.

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bomfim-marcos teste continuidade entre o ponto da esquerda marcado na imagem e o pino 1 do KBC. Creio que não tenha continuidade, então, faça um jumper ligando esse ponto mencionado e o pino do KBC. Depois conecte o teclado e veja se funcionou.

Mais uma imagem pra ajudar:

image.thumb.png.ed09fe80a1176242863fe18764676788.png

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, jone melo disse:

Vou correr atrás e volto a te incomodar.

hahahahaha não amigo que isso, tranquilo!!! Posso está errado também... Ainda tem muita coisa que eu ainda desconheço nessas analises. Estou aprendendo junto com você pode ter certeza....Eu vou aqui aprendendo com os colegas... O MASTER e outros colegas aqui do fórum eu sempre perturbo eles quando estão disponíveis pra tirar minhas dúvidas. hahahaha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, bomfim-marcos disse:

@master7 723 que está marcando

teste feito com placa desligada e sem o teclado, né? vc chegou a medir a continuidade entre o ponto da esquerda da rede resistiva e o ponto de teste do pino 1 do teclado que lhe pedi antes? O próximo teste a fazer é saber se na rede resistiva em que marquei os pontos na resposta #11, medir o resistor interno pra saber se está com o valor correto, que é 10K. Ou seja, medir em escala de resistência esses dois pontos pra vê se tem os 10K mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...