Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell 14R 5437 DOE40-HSW GDDR5 MB 12307-2 - Teclado não funciona

Avalie este tópico:


bomfim-marcos

Posts em destaque

@bomfim-marcos se está normal, essa tensão deveria passar pelo RN2002 e ter os 3.3v no pino 1 do conector sem o teclado com a placa ligada; deveria ficar em 0v com o teclado conectado. Esse sinal KB_DET# só existe em três pontos na placa: no pino 5 do RN2002, no pino 1 do conector do teclado e na ball 1014 do processador. Se não há nenhum problema no circuito da placa, como a placa está ligando, seria bom fazer uma atualização da BIOS via ferramenta do site da dell. Antes de partir para opção mais invasiva na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2022 às 19:45, bomfim-marcos disse:

,já fiz o teste com outros teclados,fiz uma ressoldagem no SIO mas não funcionou

Esse teste dos teclados foi feito também com um teclado externo? Fez um reset no BIOS pra ver se algo vai mudar? Veja se com o teclado externo você entra no gerenciador de dispositivo e desinstala o drive do teclado, desliga a maquina e pluga o teclado interno, liga a maquina e veja se alguma coisa vai mudar. 

 

Testes para tentar resolver, mas com essa tensão oscilando nesse pino é dor de cabeça... 

 

Só título de curiosidade! O notebook chegou pra você com o teclado sem funcionar ou essa bomba explodiu no sua mão? Notou se alguém mexeu na placa antes de você? Geralmente quando o teclado está com defeito, a placa fica emitindo beeps antes de entrar no windows, mas você disse que testou com outros teclados e na dica de nada.;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo , eu informe que desconsiderassem o post que foi mencionado a solução do problema. No meu modo de ver, o suposto problema (teclado não funciona) não existia. Mas sim, uma pequena falta de atenção do nosso colega. Podemos concluir que a placa estava em perfeito funcionamento assim como o teclado! 

 

O autor do tópico que postei aqui mencionou no post #3 a seguinte afeição feitas nos pinos 1 ao 9, e que pra mim não deixa de ser uma analise. A resposta do colega "do primeiro pino ate o 9 estão com 3.2v com o teclado ou sem". Então, situação com o cabo flat da teclado plugado invertido, na teoria, não tem teclado presente. Continuamos... Logo podemos confirma que a tensão está presente sem o teclado como foi mencionado e confirmado, e deve sim ter os 3.3v presente sem o teclado, e ao pluga-lo, essa tensão deveria ou deve ir 0. Faltou ele informar como ficou a tensão do pino 1, o mais interessado com o teclado plugado, e assim deixar registrado pra quem se deparar com esse equipamento a primeiro vez, com o mesmo problema que o nosso amigo aqui desse tópico está tentando resolver, já ter uma noção do comportamento dessa tensão. 

@bomfim-marcos , nada de oxidação no slot do cabo do teclado ou próximo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, bomfim-marcos disse:

Não tem nenhuma oxidação,porém agora fiz um detalhe,aperto um pouco a placa em cima do Pch a tensao no pino 1 aparece depois em seguida some

@bomfim-marcos eu já imaginava algo do tipo. Agora a solução é o Reballing se vc tiver como fazer ou usar teclado externo. Fazer um ME bem no ponto da esfera talvez ajude.

image.png.7368b0354e1f828c1e4fce62916bb8ac.png

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7 @bomfim-marcos @LEONTEC Não acredito que seria solda fria pois isso não levaria a tensão a zero pois ela vem do resistor, agora para descartar solda fria nessa esfera eu retirava o RN2002 da placa assim o unico circuito nessa linha seria a CPU, então mediria em escala de diodo reversa se exite valor no pad da linha KB_DET#.

Agora o que está me intrigando é o fato de após ele fazer o jump a tensão morrer do lado em que fez o jump, levando a duas perguntas que precisam ser respondidas para entender o que está acontecendo.

Qual motivo ter aberto a linha entre os 2 pontos e o que derrubou a tensão após fazer o jump?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, jone melo disse:

Não acredito que seria solda fria pois isso não levaria a tensão a zero pois ela vem do resistor

Faz sentindo!

1 hora atrás, jone melo disse:

Agora o que está me intrigando é o fato de após ele fazer o jump a tensão morrer do lado em que fez o jump, levando a duas perguntas que precisam ser respondidas para entender o que está acontecendo.

Qual motivo ter aberto a linha entre os 2 pontos e o que derrubou a tensão após fazer o jump?

Uma explicação sobre as causas que levaram aos problemas relatados, eu particularmente não saberei explanar isso pra você, e tirar essa sua intriga. Assim como você, vou esperar algum colega com um conhecimento mais aprofundado na eletrônica responder e nos esclarecer as causas, motivos e circunstância das falhas que você mencionaste. ;D

 

Sobre a solda fria e o procedimento "ME" que é realizado para efeito de teste, e que as vezes nos traz uma resposta positivo para descobrimento de um possível defeito de solda BGA. Vejo que dependendo do caso, e como é feito esse procedimento, pode se descobrir uma falha na BGA (trincada), e esse procedimento pode fazer uma placa voltar apresentar vídeo mesmo por um curto período de tempo, mas com tudo, ainda é bom procedimento de teste a ser feito dependendo da situação. O que eu quero dizer com isso... Mesmo a tensão não saída do chip, muita das vezes realizando o procedimento, o que não estava funcionando, volta a funcionar! Nesse caso especifico por exemplo, teve uma mudança de comportamento da tensão quando o chip é pressionado, apresentando um típico defeito de trinca na solda. Um problema que é bem chatinho de ser resolvido no meu entendimento. Fica aquela dúvida que já estamos debatendo!!!

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Entendo bem a utilidade deste procedimento para descobrir falhas na solda dos chips ja usei algumas vezes em poaca de iphone, porém como disse essa esfera sem contato não explicaria a volta da tensão na linha pressionando a cpu, pra mim tá mais com com cara de linha rompida seja em um ou 2 lugares e que ao pressionar a cpu faz a linha encostar uma na outra voltando a aparecer a tensão.

 

Antes de condenar essa esfera da cpu eu tirava o jump feito e voltava analisar desde 0 pois acho muito difícil uma linha qualquer da placa estar com 3 problemas distintos, sendo eles a falta de tensão antes e depois do jump e a solda bga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, bomfim-marcos disse:

Não tem nenhuma oxidação,porém agora fiz um detalhe,aperto um pouco a placa em cima do Pch a tensao no pino 1 aparece depois em seguida some

Bom dia,uma dúvida na que a tensão aparece no pino 1 eu coloco o teclado e nada acontece,ou seja não funciona do mesmo jeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/05/2022 às 16:29, master7 disse:

@bomfim-marcos teste continuidade entre o ponto da esquerda marcado na imagem e o pino 1 do KBC. Creio que não tenha continuidade, então, faça um jumper ligando esse ponto mencionado e o pino do KBC. Depois conecte o teclado e veja se funcionou.

Mais uma imagem pra ajudar:

image.thumb.png.ed09fe80a1176242863fe18764676788.png

No caso me refiro a esse pino 1 da foto marcada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bomfim-marcos existi tensão nos outros pinos do slot do flat do teclado, veja isso pra que nós tenha uma noção de todos os pinos? Tensão do Q6201?

 

O assunto do tópico girou mas em volta desse pino 1 KB_DET#, veja como está os outros pinos? Vamos ver se tem mais pinos oscilando nos pinos do slot do teclado... Deixa o teclado plugado e faz aferições, toma muito cuidado para não fechar curto.

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, LEONTEC disse:

@bomfim-marcos existi tensão nos outros pinos do slot do flat do teclado, veja isso pra que nós tenha uma noção de todos os pinos? Tensão do Q6201?

 

O assunto do tópico girou mas em volta desse pino 1 KB_DET#, veja como está os outros pinos? Vamos ver se tem mais pinos oscilando nos pinos do slot do teclado... Deixa o teclado plugado e faz aferições, toma muito cuidado para não fechar curto.

Tensão de 3,3v no teclado eu tenho em outros pinos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...