Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Corsair TX850M Não liga

Avalie este tópico:


thesennin

Posts em destaque

Olá galera! Estou com uma fonte corsair TX850M que não está ligando. Ela estava intermitente, horas ligava e horas não ligava, porém agora não liga mais. Eu não lido com fontes, sou técnico de placas mãe e placas de vídeo, então terei uma boa base para analisar essa aqui. 
Ela tem tensão de standby 5v, mas não starta. Qualquer sugestão de análise será bem-vinda! 

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

é, definitivamente essa fonte não é para iniciantes.. ela tem algumas diferenças em relação a maioria das fontes comuns (circuito ressonante, retificação síncrona, DCDC para as saídas auxiliares..). Assim como outras da série TX-M,  é fabricada pela Greatwall. Ela é muito sensível a contaminação por poeira e umidade. As vezes uma simples lavagem com solvente ou alcool isopropílico e uma secagem em estufa já resolve o defeito.

 

Comece verificando se o PFC está operando. Quando se aciona o PSON, a tensão nos capacitores principais tem que subir para pelo menos uns 380V. Se não chegar a 380, verifique os resistores ligados entre o positivo dos capacitores principais e o pino 15 do controlador do PFC (CM6500). As vezes a cola que prende esses resistores na placa oxida e cria uma fuga, fazendo com que a tensão do PFC diminua, e se ela baixar demais, uma proteção inibe o funcionamento do estágio ressonante.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak cara, adorei tua explicação!! 
os capacitores estão sim recebendo os 380v (tanto que eu mosquei e levei um choque deles, descarregou tudo no meu dedo e fez um pequeno buraco kkkkkk mas tô bem!!). 
Mas um detalhe interessante: de vez em quando, o stand-by começa a falhar e o led indicador de stand-by da placa mãe fica piscando, sinal que há algum problema nesse setor… o que você acha?
vou tentar a limpeza completa com detergente neutro e deixar dois dias na estufa, vai que, né!! 

@joao lima RV com sabão em pó admito que nunca fiz! Sempre fiz com detergente neutro e 2 dias na estufa. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@thesennin Eu que lido com fontes a anos tenho muita dificuldade com esse tipo de fonte, existe Pwm de Pwm, no secundario em vez de diodos retificadores existe mais pwm com mosfets, aquela plaquinha no secundario na vertical existe um pwm com mosfet que gera 5volts e se não me engano existe outra que gera 3,3volts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Francis Zornitta pois então irmão, eu desisti dela (pelo menos por enquanto) ahahaah é extremamente complexa.

Eu testei os capacitores do primario, alguns do secundario, tensões, fiz limpeza com agua e sabão e deixei dois dias na estufa e nada resolveu...

Editado: por thesennin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ela está com instabilidade na fonte stand-by, eu começaria trocando os 4 eletrolíticos que fazem parte da stand-by (aqueles dois pequenos no lado primário e dois no secundário, próximos do transformador da fonte stand-by).

 

Depois de resolver a stand-by, vamos pra principal. Essa fonte tem uma particularidade, que é o fato de o controlador da fonte principal (CM6901) ficar localizado no lado secundário. Ele controla os dois fets da fonte principal pelo transformador T6, e monitora a corrente pelo TR1 (aqueles dois transformadores minúsculos próximos ao canto superior direito da placa). Ele também controla os fets do retificador síncrono na saída do transformador. 

 

A sequência de ativação dela é a seguinte: Quando se aterra o ps-on, ele aterra o pino 4 do supervisor (ST9S429). Em resposta, o supervisor aterra o pino 3, que aciona uns transistores, que por sua vez ligam a alimentação do CM6901). Para fins de diagnóstico, você pode jumpear os pinos 3 e 4 do ST9S429, o que inibe o desligamento por proteção. 

 

Em 19/05/2022 às 21:30, thesennin disse:

os capacitores estão sim recebendo os 380v (tanto que eu mosquei e levei um choque deles, descarregou tudo no meu dedo e fez um pequeno buraco kkkkkk mas tô bem!!).

Sim, eles ficam carregados por um bom tempo depois de a fonte ser desligada da tomada. Se você pretende trabalhar direto com fontes, é bom ter um resistor, ou uma lâmpada para descarregar capacitores (eu uso uma bi-pino de 25w/220v), que é bem prática de usar, porque tem os pinos com um espaçamento semelhante ao da maioria dos capacitores usados na linha do PFC em fontes, aí é só encostar direto na placa pra descarregar.

image.png.b3e5a196540574cb5619a26fd9a98c34.png

 

Em 01/06/2022 às 16:57, Francis Zornitta disse:

existe Pwm de Pwm, no secundario em vez de diodos retificadores existe mais pwm com mosfets, aquela plaquinha no secundario na vertical existe um pwm com mosfet que gera 5volts e se não me engano existe outra que gera 3,3volts

No caso dessa, a fonte principal não opera em modo PWM, mas em modo ressonante: Os dois fets do primário chaveiam alternadamente, com a mesma largura de pulso (pouco menos de 50%, devido ao dead time para evitar condução cruzada). Para regular a saída, o que varia é a frequência: Quanto menor a frequência, maior é a amplitude da oscilação e mais energia é transferida para o secundário. Esse tipo de circuito tem uma eficiência maior que o PWM convencional, por isso é usado nessas fontes com certificação 80 Plus Gold. 

Já os fets do retificador operam com largura de pulso menor que os fets do primário (quem determina a largura de pulso é a tensão no pino 1 do CM6901), mas em sincronismo com eles, daí o nome retificação síncrona. Na teoria funciona maravilhosamente bem, mas na prática, quando resolve incomodar, é uma baita dor de cabeça para o técnico..

image.png.641545a0c7587e3331ec254596813f8e.png

Em cima tem os dois sinais de controle dos fets de chaveamento, e embaixo os dos fets do retificador. Note que os pulsos para os fets do retificador são mais 'estreitos' que os dos fets de chaveamento. A largura ideal é calculada no momento do projeto.. se forem largos ou estreitos demais, isso diminui a eficiência da fonte. 

 

Sobre os 5 e 3.3 (e os -12), realmente eles são gerados a partir da linha de +12 por reguladores chaveados que ficam naquela plaquinha montada na vertical. Se um deles falha, a fonte apresenta o sintoma de ligar e já desligar, porque o supervisor nota a ausência de uma das tensões e comanda o desligamento (para de aterrar o pino 3). 

 

ps. Não parece ser o caso dessa fonte do tópico mas, um defeito que ocorre nessa fonte é de não suportar a potência total e se desligar sozinha. Isso é causado pelo capacitor da linha ressonante (C4, aquele amarelo no canto da placa) alterado. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...