Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Corsair TX850M Não liga

Avalie este tópico:


thesennin

Posts em destaque

Olá galera! Estou com uma fonte corsair TX850M que não está ligando. Ela estava intermitente, horas ligava e horas não ligava, porém agora não liga mais. Eu não lido com fontes, sou técnico de placas mãe e placas de vídeo, então terei uma boa base para analisar essa aqui. 
Ela tem tensão de standby 5v, mas não starta. Qualquer sugestão de análise será bem-vinda! 

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

é, definitivamente essa fonte não é para iniciantes.. ela tem algumas diferenças em relação a maioria das fontes comuns (circuito ressonante, retificação síncrona, DCDC para as saídas auxiliares..). Assim como outras da série TX-M,  é fabricada pela Greatwall. Ela é muito sensível a contaminação por poeira e umidade. As vezes uma simples lavagem com solvente ou alcool isopropílico e uma secagem em estufa já resolve o defeito.

 

Comece verificando se o PFC está operando. Quando se aciona o PSON, a tensão nos capacitores principais tem que subir para pelo menos uns 380V. Se não chegar a 380, verifique os resistores ligados entre o positivo dos capacitores principais e o pino 15 do controlador do PFC (CM6500). As vezes a cola que prende esses resistores na placa oxida e cria uma fuga, fazendo com que a tensão do PFC diminua, e se ela baixar demais, uma proteção inibe o funcionamento do estágio ressonante.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak cara, adorei tua explicação!! 
os capacitores estão sim recebendo os 380v (tanto que eu mosquei e levei um choque deles, descarregou tudo no meu dedo e fez um pequeno buraco kkkkkk mas tô bem!!). 
Mas um detalhe interessante: de vez em quando, o stand-by começa a falhar e o led indicador de stand-by da placa mãe fica piscando, sinal que há algum problema nesse setor… o que você acha?