Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Sony PCG-71911M - DA0HK1MB6E0 - Não liga

Avalie este tópico:


Italo Resende

Posts em destaque

Amigos, bom dia!


Estou com essa placa na bancada sem ligar, ao realizar algumas análises reparei que as bobinas de 3V e 5V estavam acusando curto, removi o componente PU9 e o curto sumiu. Realizei a troca do PU9 e agora não tem mais curto, porém, a placa ainda não liga. Notei que nos mosfets PQ57 e PQ58 chegam 19V, mas não estão chaveando, o gate deles está zerado. Tenho VIN (19V) chegando no pino 6 do PU9. Mas tenho 0V nos pinos 15 e 26 que aparentemente chaveiam os mosfets PQ57 e PQ58. Não encontrei curto em nenhum mosfet ou bobina em volta. Poderiam me ajudar nessa análise? Agradeço desde já.imagem.thumb.jpg.739834b8ba349af166355f4078a47628.jpg

 

 

Editado: por Italo Resende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende , se todos estão em 0v, você tem o diodo PD29 com defeito ou o resistor PR283. A tensão de VIN 19V passa por esse diodo zene de 3.3v, vai deixar passar 15.7V para o divisor. Se não a tensão de VIN passando por esse circuito para habilitar o regulador LDO interno do PU9, esse integrado não vai ter as fontes de 3 e 5V habilitadas.  Tem que checar isso blz? Sempre verificando se tem linhas positivas aterradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Entendi, inclusive, esse diodo estava bem oxidado, fiz a limpeza e ressolda dele. Ele tem tensão 19V de um lado e 0V do outro. Eu não achei um diodo com essa mesma referência, PDZ3.3B. Será que posso trocar por outro que está em um mesmo circuito? Por exemplo, tenho uma placa dessa na sucata com um diodo nessa posição, de referência UDZS5.1B? Será que pode? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola bom dia com relação a essa duvida te aconcelho abrir o datasheet do original e comparar com esse o qual  o amigo deseja colocar se ambos estiverem no msmo padrao ou esse outro seja com melhores condiçoes q o original então sim pode colocar sem medo. Mais o importante é consultar o datasheet do msmo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende Pela referência já possível perceber uma diferença, como ele é um zener, vai ter uma queda de tensão, um é de 3.3v e esse outro é de 5.1v, então haverá diferença. Mas faça como o amigo @Jonas silva de oliveira mencionou, abra o esquema dessa sua placa suacata e faça uma comparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 Sabe o que achei "estranho" sobre essa diferença? É que os dois diodos estão em placas Sony, na mesma posição, na mesma linha, alimentando VIN do CI. Na teoria, era pra ser igual, pois eles estão na linha de alimentação de CIs semelhantes.

 

imagem.thumb.jpg.b609180678a2d5f17c1fbc2dfc99bb86.jpg

Editado: por Italo Resende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende , pode sim, mas vai ter que refazer o calculo do divisor pra deixar a tensão chegar no pino 4 com o mesmo valor do original. Esse outro é de 5.1V, assim vai chegar menos tensão no divisor e menos tesão no pino 4. Se o CI aceitar o valor relativo a mudança do diodo, vai servir sim. Com esse outro, vai chegar 5.04V no pino 4 se eu calculei da forma correta, pra mim, esse valor vai permanecer dentro do esperado. Coloca ele no lugar, deixa a fonte regulada com 5v, e vai subindo devagar monitorando a linha, se conseguir chegar aos 19v sem a fonte apresentar consumo, e os pinos presentarem tensão vai está ok. Tem que ver se o diodo substituto tem as mesmas características do original ou superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende , veja que dependendo da tensão de pico do diodo, o divisor vai mudar de acordo com a programação do pino que recebe essa tensão. Calcula a queda da tensão do diodo e a queda do divisor que você vai saber quanto deve chegar ao pino 4. Conferiu se o divisor está com os valores que o esquema informar? 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigo nesse caso so o esquema vai tirar essa duvida pq se no esquema tiver um e foi colocado outro d 2 um, ou o erro foi d fabrica ou passou por alguem antes. E tem outro detalhe se por acaso nao tiver passado por ninguem antes. Caso o amigo queira tirar essa duvida da pra saber pelo datasheet do CI o qual esta sendo alimentado quais sao as tensões d trabalho dele 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. Ai no caso da uma olhadinha nas soldas pra ver se estao todas ok pq as vezes agente acaba cometendo alguma falha na solda. Ex eu vi no esquema q esse diodo é em serié com o divisor entrou 19v e saiu 15v mais nao chegou aos reistores entao pode ter sido a solda entre eles ja aconteceu muito isso comigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazem sim e muita diferença ai é onde entra o datasheet do componente OBS: datasheet do componente nao o esquematico da PCB amigo o datasheet do componente é mais eficaz do q o proprio esquematico da placa pois é atraves dos datasheets dos componentes q os engenheiros desenvolvem os circuitos 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Italo Resende disse:

Aparentemente estão ok. Medi aqui e os valores batem.

Uma coisa que notei é que não tenho continuidade entre o PD29 e o PR283, isso explicaria a falta de tensão nele né?

Se tiver um microscópio olha direitinho com ele 

Aparentemente temos a trilha rompida aí e todo o teu problema sendo causado por isso 

Verifique isso e caso realmente esteja rompida refaça a trilha e deve resolver seu problema 

Só verifique se medisse continuidade com o lado certo do resistor amigo 

Pois se medires do lado contrário não haverá continuidade expor causa da resistência que terá 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Italo Resende disse:

Amigos, agradeço a todos pela ajuda, mas a cliente vai comprar outro note, não pode ficar sem usar. A placa está bem oxidada mesmo, nesse setor e aparentemente alguns pontos estão com trilha rompida mesmo. 

Mas pede um prazo de até amanhã para ela 

Pois refazer as trilhas não é algo muito complicado e daí ainda podes fazer ela feliz. Hahahahahahpelo menos seria o eu faria, pois daí ganharias fácil a cliente já que ela economizaria o dinheiro de um novo e você ganharia o seu 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...