Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer V5-471 - MB Husk 11309-4M - Liga sem vídeo

Avalie este tópico:


VitoC

Posts em destaque

Boa noite amigos, estou com esse Acer do título.

Liga normalmente, tem consumo de 540ma, processador aquece e PCH aquece chega até queimar o dedo após algum tempo funcionando.

Tenho as tensões de 5v e 3v nas PLs 4101 e PL4102.

Na PL4001 2,3V, PL4301 0,876v, PL4601 1,57v, PL4501 1,09v 

Porém na PL4401 0v.

Resistencia da PL4401 1,3 Ohms em escala de bipe.

 

Testes feitos, regravação de Bios com 3 arquivos distintos, inclusive feito limpeza e ME.

Fiz ME no processador, PCH e SIO, ressoda do PWM PU4201, troca de memoria ram.

Porém nenhum obtive sucesso, alguém já pegou caso parecido?

Lembrando que o processador é BGA.

Editado: por VitoC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2022 às 20:24, VitoC disse:

Boa noite amigos, estou com esse Acer do título.

Liga normalmente, tem consumo de 540ma, processador aquece e PCH aquece chega até queimar o dedo após algum tempo funcionando.

Tenho as tensões de 5v e 3v nas PLs 4101 e PL4102.

Na PL4001 2,3V, PL4301 0,876v, PL4601 1,57v, PL4501 1,09v 

Porém na PL4401 0v.

Resistencia da PL4401 1,3 Ohms em escala de bipe.

 

Testes feitos, regravação de Bios com 3 arquivos distintos, inclusive feito limpeza e ME.

Fiz ME no processador, PCH e SIO, ressoda do PWM PU4201, troca de memoria ram.

Porém nenhum obtive sucesso, alguém já pegou caso parecido?

Lembrando que o processador é BGA.

manda seu sn do notebook que baixo a atualização do site da acer 

que dai descartamos bios

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitoC esqueça dica, aplique análise, avalie por si só seu tópico, não evolui porque não aplicou análise.

A bobina em questão que não tem tensão, e apresenta indício de curto pq está aferindo errado.

Devemos aferir impedância, outro ponto é verificar se há fuga nos mosfets da linha tanto de alta quanto de baixa. Assim vc estará contribuindo para o enriquecimento de sua análise.

Editado: por Átomos
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Átomos disse:

@VitoC esqueça dica, aplique análise, avalie por si só seu tópico, não evolui porque não aplicou análise.

A bobina em questão que não tem tensão, e apresenta indício de curto pq está aferindo errado.

Devemos aferir impedância, outro ponto é verificar se há fuga nos mosfets da linha tanto de alta quanto de baixa. Assim vc estará contribuindo para o enriquecimento de sua análise.

Desculpe minha ignorancia amigo, sou novato na leitura de esquemas, sei o minimo de tensões basicas de funcionamento, leitura a fundo nao sei ainda, por isso os amigos do forum ajudam, sempre busco conhecimento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Átomos disse:

@VitoC entenda q pra te induzirmos, precisamos de  informações

análise do ci.....

Na linha da PL4001 tenho o ci de charger PU4003, Pin 20 Vcc - 19v, pin 19 - 0v, em stand by e após ligado.

No PU4005 tenho pin 4 - 0v e pin5,6,7,8 2,74v

PU4004 pin1,2,3,4 - 2,74v pin 5,6,7,8 - 19v.

 

Realizei a troca do PU4201 tbm continua os mesmos sintomas.

Pin 33 PU4201 0v      lado 1 do PC4401 ao energizar a placa começa 4,5v e vai caindo até 0v, ao pressionar o power sobe pra 4,8v.

 

PU4201

Pin 1 -  0v                                16-0v                             31- 4,83v

2-  5,13v                                 17- 1,13v                         32- 0v

3-  5,16v                                 18- 1,22v                        33- 0v

4-   0,887v                               19- 3,39v                       34- 0v

5-  1,08v                                   20-  5,92v                      35- 0v

6-   1,08v                                  21-  1,04v                       36- 0,011v

7- 1,08v                                    22- 0,82v                       37- 0,088v

8- 1,08v                                    23- 4,83v                      38- 0v

9-  3,27v                                  24- 5,16v                       39- 0v

10- 0,87v                                 25- 5,16v                       40- 0v

11- 0,99v                                 26- 5,16v

12-  5,16v                                27- 0v

13- 5,12v                                 28- 0v

14- 0,83v                                29- 0v

15- 0,83v                                30- 4,84v

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.55cd138c8d2199fb4e97eaad3de1f1a7.png

 

baseado em sua aferição, eu removeria os mosfets da linha que não surge tensão, testava fora e conforme o teste recolocaria, pode ser solda fria ou falha em um deles, não recomendo trocar componentes a esmo, precisa aprender fazer análise, dicas são bem vindas, mas pode lhe deixar viciado e lhe causar inúmeras frustrações. Após seguir e não resolver teremos suspeita sobre o cpu. O ci tem tudo pra funcionar

Editado: por Átomos
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Átomos disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

baseado em sua aferição, eu removeria os mosfets da linha que não surge tensão, testava fora e conforme o teste recolocaria, pode ser solda fria ou falha em um deles, não recomendo trocar componentes a esmo, precisa aprender fazer análise, dicas são bem vindas, mas pode lhe deixar viciado e lhe causar inúmeras frustrações. Após seguir e não resolver teremos suspeita sobre o cpu. O ci tem tudo pra funcionar

Obrigado pelo toque amigo, seguirei e aprenderei mais sobre analises a fundo.

Quanto ao mosfet, removi o PU4401 aferi e aparentemente está ok, recoloquei na placa e continuou o mesmo sintoma, acredito eu que o defeito venha do processador ME não mudou em nada, diminuiu apenas o consumo na fonte, creio eu que a solução é o Rebbaling ou troca do processador.

A impiedancia do processador aferindo no pad 2 da PL4001 está em 1,5 Ohms do lado do processador, do lado do pad 1 está ok não afere curto ou baixa impiedancia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...