Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte atx Shakrom Silent Storm, falsificação de pwm

Avalie este tópico:


Francis Zornitta

Posts em destaque

Boooas pessoal gente fina

Estou com uma fonte que não 5vsb foi trocado o ci a6069h duvidoso de uma loja e eu tenho certeza que caí nos falsificadores, porque eu virei do avesso o circuito 5VSB e nem suspeita de nada com defeito

Queria a opinião de vcs, essa falsificação é muito comum?

Editado: por Francis Zornitta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Francis Zornitta disse:

Boooas pessoal gente fina

Estou com uma fonte que não 5vsb foi trocado o ci a6069h duvidoso de uma loja e eu tenho certeza que caí nos falsificadores, porque eu virei do avesso o circuito 5VSB e nem suspeita de nada com defeito

Queria a opinião de vcs, essa falsificação é muito comum?

Bom Dia, e sim é bastante comum, principalmente quando a loja ou mesmo o vendedor informa que são originais, ,para conhecimento de todos, (originais) na verdade durante os testes na fábrica os mesmos não renderam o que deveriam mas estão funcionando e estes eles remarcam como sendo original e isto acontece com processadores Intel e AMD e todo o restante, pois a fábrica desenvolveu o processador para ser um i7, mas nos testes ele rendeu bem menos do que se esperava, ai remarcam o mesmo para um i3 por exemplo. componentes como este seu em questão só temos comprado da Mouser, e sim são caros e muitas das vezes taxados, mas com certeza é colocar e funcionar.

Se for da STR é bom, se de outras marcas com certeza remarcados (falsificados).

 

Boa Sorte    :)

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

particularmente, nunca vi integrado dessa marca (Sanken) falsificado. Mas esse STR A6069, assim como o STR A6252, é meio manhoso.. entra em proteção facilmente, e aí tem que desligar a fonte e esperar descarregar os capacitores pra poder religar.

 

Quando ele queima, costuma levar junto o resistor ligado ao pino 1 (baixo valor, no máximo alguns ohms). Veja também se a queima dele não levou junto o optoacoplador, ou um zener ligado ao pino 4, caso exista nessa placa.

 

Se nada mais, resolver, poste aqui a tensão nos pinos dele, tendo como terra o pino 3. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2022 às 16:20, Francis Zornitta disse:

@zazulak Não era o STR A6069 o problema, chegou aqui troquei e nada

O Diodo Zener ao pino 4 de que valor ele é? Quantos volts? Ele apresenta 5 volts

Quanto tem zener no pino 4, é de uns 5 a 7V. 

 

E as tensões nos outros pinos do STR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2022 às 20:52, Francis Zornitta disse:

@zazulak O zener não é ligado ao pino 4 e sim no 2 que é de disparo e alimentação

Pino 2 é por onde o STR monitora a tensão no capacitor principal. É usado como proteção contra sub-tensão na entrada: Para ele começar a funcionar, a tensão ali tem que chegar a pelo menos 5,6V.. e uma vez que ele partiu, se mantém funcionando a não ser que a tensão caia abaixo de 4,8V.

 

image.png.b875c09353ad55ac316522502ef2097f.png

 

Mas, fora a tensão do pino 2, ele também precisa de pelo menos 15,3V no pino 5 para entrar em funcionamento (e, depois da partida, essa tensão pode cair até 8,1V que ele se mantem operando.. abaixo disso ele reseta e aí a tensão tem que subir para pelo menos 15,3V para ele partir de novo). Durante o período pré-partida, a corrente para carregar o capacitor ligado ao pino 5 vem de um resistor interno, que drena corrente diretamente dos pinos 7/8. Assim que o STR parte, ele passa a depender da alimentação que vêm do enrolamento auxiliar do transformador (via R2 e D2 nesse esquema de exemplo que tem no datasheet).

 

Se tem um zener ligado ao pino 2, é apenas para proteção em, em teoria, o STR pode funcionar sem ele. Mas, se for o caso, sabendo os valores dos resistores ligados ao pino 2, dá pra calcular a tensão do zener. Sugiro deixar sem o zener por enquanto.. o problema aí não é ele. 

 

Esse resistor de 10R que torrou é ligado onde? Ao pino 1 do STR, em série com o primário do transformador, ou na linha do pino 5?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Francis Zornitta disse:

oscila o enrolamento primario alimentando com 2,5 volts.

Como assim? Você quer dizer que, o STR chega a chavear o primário, e aparece 2,5V na saída de 5VSB? 

Se for isso, provavelmente a tensão no pino 5 em algum momento chega a 15v, mas tão rapidamente que o multímetro não pega. Eu trocaria direto o capacitor ligado ao pino 5.. nesses eletrolíticos pequenos, abaixo de 47uF, as medidas de capacitância e ESR as vezes enganam e, como são componentes baratos (uns 40 centavos), melhor trocar. 

 

49 minutos atrás, Francis Zornitta disse:

O pino 2 tem um resistor de 820K e está aterrado 

Está aterrado por um resistor de 820k? Se estiver, deve ter também um resistor (ou alguns resistores em série) ligado ao positivo do capacitor principal. 

 

54 minutos atrás, Francis Zornitta disse:

Te garanto que o zener estava ligado ao pino 5 de alimentação

Na mensagem #10 você disse que era ao pino 2..

Se é no pino 5 é mais fácil: A tensão de alimentação máxima do STR é 32V, então um zener para uma tensão um pouco menor serve. pode pôr um 1n4750 (27V/1W).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak Não é na saída que chega os 2,5 V é no outro enrolamento primário, mas deve ser o STR drenando está tensão baixa

Na saída do 5VSB nunca sai nada e o pino 2 não parece estar ligado ao capacitor principal só tem o resistor de 820K e mais nada, está muito estranho esse projeto

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Francis Zornitta disse:

2,5 V é no outro enrolamento primário

Não existe 'outro' enrolamento primário. O transformador da fonte stand-by só tem o primário, que tem um lado ligado no positivo do capacitor principal (as vezes com um fusistor em série) e o outro no dreno (pinos 7/8 do STR nesse caso), o enrolamento auxiliar, que é o que alimenta o STR pelo pino 5, e o secundário. Esses 2,5V você mediu entre quais pontos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...