Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Acer Aspire 5552-3691 - LA-6552P - Tela sem backlight.

Avalie este tópico:


Rods

Posts em destaque

Tenho imagem normal na tela, porem esta escura, sem os leds acesos. Não é a tela, e nem o cabo flat. No esquema, o Q11 que libera o LCDVDD,. esta trabalhando normal acredito. Tem os 3,3VALW no gate, antes de ligar, e depois de ligar, o +LCDVDD aparece no dreno normalmente. No conector LVDS, tenho LCDVDD nos pinos 5 e 6, mas não tenho +LCDVDD_L no pino 4. Seria a ausência dessa tensão o problema? Alguém pode me ajudar nesse circuito?

2022-05-24 (2).png

2022-05-24.png

Editado: por Rods
Troca status
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WJinformatica2016Obrigado amigo! Eu estava editando o tópico pra arrumar essa tensão no pino 4 qd respondeu. Não coloquei a pressão certa ali com a ponta do multimetro com receio de encostar no pino 5 ou 3. O pino tem 7.8 V, com ele antes e depois de ligar. O pino 1 tem sim 19V. O pino 8 tem 0,66V e o 9 esta zerado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao encontrei a boardview dessa placa aqui no forum @WJinformatica2016.Pela foto, acredito ser esses dois resistores. Seriam eles? O d9 esta ausente nessa placa, os resistores ao lado e ligados pela trilha parecem bons medindo sua resistencia a tem a tensão zerada nos dois lados com a placa ligada e a tela escura.

 

2022-05-24 (3).png

Tue May 24 12-43-53.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods bk= backlight off seria luzes da tela desligadas se fosse dessa forma teriamos 3v para elas estarem desligadas pois precisaria ser nivel lógico alto 

como temos bkoff# temos que ter 0v para elas estarem desligadas e 3v para elas estarem ligas por causa que o # significa que é sinal invertido

não sei se conseguisse entender ou fiz ficar confuso

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Bkoff# vem do pino 105 do SIO, que esta zerado, ou seja o SIO esta mandando desligar a tela. Seria um defeito dele? Quem 'manda' desligar a tela é o próprio sistema operacional, pensei tbm em um problema no circuito de abertura e fechamento da tampa, poderia tbm ser o problema? Não sou muito familiarizado com esses sinais, qualquer ajuda aqui é bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WJinformatica2016Obrigado!! Esse sinal esta normal ali no conector do flat do botão. é alto, 3,8V  quando passo um imã pertinho ele vai pra 0,2V. Então acho que o sinal alto, deve estar presente no SIO certo? No SIO tem o pino 109 que é o LIDSW# e no pino 16 que é o LIDSW#/GPIO0A. Na foto ali no pino 109, tem um resistor que do lado do SIO esta em 0,2V e do outro lado esta 3,3V. Porem  esses 3,3V não caem quando simulo um fechamento com um imã então não sei se é esse sinal que esta vindo do circuito da tampa. O pino 16, esta zerado, não importa a ação. Esse sinal sinal, BkOff# por ser um sinal de habilitação de 3,3V, não pode ser tirado de outro lugar para pra ver se o display acende. Outra coisa que percebi nessa placa, é que ela liga normal pelo botão on/off, mas não desliga, mesmo se apertar o botão por um longo tempo.

2022-05-26.png

Tue May 24 14-50-26.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2022 às 09:34, Rods disse:

@WJinformatica2016Obrigado!! Esse sinal esta normal ali no conector do flat do botão. é alto, 3,8V  quando passo um imã pertinho ele vai pra 0,2V. Então acho que o sinal alto, deve estar presente no SIO certo? No SIO tem o pino 109 que é o LIDSW# e no pino 16 que é o LIDSW#/GPIO0A. Na foto ali no pino 109, tem um resistor que do lado do SIO esta em 0,2V e do outro lado esta 3,3V. Porem  esses 3,3V não caem quando simulo um fechamento com um imã então não sei se é esse sinal que esta vindo do circuito da tampa. O pino 16, esta zerado, não importa a ação. Esse sinal sinal, BkOff# por ser um sinal de habilitação de 3,3V, não pode ser tirado de outro lugar para pra ver se o display acende. Outra coisa que percebi nessa placa, é que ela liga normal pelo botão on/off, mas não desliga, mesmo se apertar o botão por um longo tempo.

2022-05-26.png

Tue May 24 14-50-26.jpg

teria que estar 3.3v no sio e também cair quando passares o imã

esse video fala desse componente ai 

verifica se o resistor esta bom amigo e se é dessa linha mesmo 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!! @WJinformatica2016 O resistor é dessa linha mesmo, no pino 109. No meu raciocínio, o sinal teria que estar entrando no Sio e não saindo, estava medindo do lado errado. Os 3,8V do pino 2 do conector Jled1 estão presente no resistor, porem do lado voltado para o SIO e quando passo o imã ele vai para 0,2V normal, isso com a placa desligada. Com ela ligada essa tensão cai a 0,2V do lado do Sio e do outro lado ficam os 3,3V, achei muito estranho  e decidi fazer um curto com a pinça em cima desse resistor,  e só de encostar a pinça e tirar a tela acendeu na hora. Pior que medindo o resistor tenho um valor de 40KR, por não estar aberto, achei que estava normal. E seguindo esse sinal LID_SW# no esquema, achei apenas esse resistor R475, que tem o valor de 100KR, por isso nao estranhei valor dele, vou fazer a troca, porem sem a bdvw não sei se é o R475 ou o valor dele.

2022-05-26 (4).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Rods disse:

Obrigado!! @WJinformatica2016 O resistor é dessa linha mesmo, no pino 109. No meu raciocínio, o sinal teria que estar entrando no Sio e não saindo, estava medindo do lado errado. Os 3,8V do pino 2 do conector Jled1 estão presente no resistor, porem do lado voltado para o SIO e quando passo o imã ele vai para 0,2V normal, isso com a placa desligada. Com ela ligada essa tensão cai a 0,2V do lado do Sio e do outro lado ficam os 3,3V, achei muito estranho  e decidi fazer um curto com a pinça em cima desse resistor,  e só de encostar a pinça e tirar a tela acendeu na hora. Pior que medindo o resistor tenho um valor de 40KR, por não estar aberto, achei que estava normal. E seguindo esse sinal LID_SW# no esquema, achei apenas esse resistor R475, que tem o valor de 100KR, por isso nao estranhei valor dele, vou fazer a troca, porem sem a bdvw não sei se é o R475 ou o valor dele. na foto da dizendo que esse resistir e de 100k

2022-05-26 (4).png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WJinformatica2016 Encontrei uma sucata igual, troquei e por enquanto esta normal. Feliz por conseguir esse reparo e feliz tbm por me ajudar amigo, Deus lhe abençoe!! Vou deixar aberto até amanha e ai vou fechar. Depois que eu removi o resistor, deu pra ver que do lado virado para o SIO, tbm tem uma trilha que deve trazer esse sinal la do Jled1, achei que o SIO que estava mandando ele e estava errado. Um abraço.

WhatsApp Image 2022-05-26 at 15.50.18.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2022 às 15:54, Rods disse:

@WJinformatica2016 Encontrei uma sucata igual, troquei e por enquanto esta normal. Feliz por conseguir esse reparo e feliz tbm por me ajudar amigo, Deus lhe abençoe!! Vou deixar aberto até amanha e ai vou fechar. Depois que eu removi o resistor, deu pra ver que do lado virado para o SIO, tbm tem uma trilha que deve trazer esse sinal la do Jled1, achei que o SIO que estava mandando ele e estava errado. Um abraço.

WhatsApp Image 2022-05-26 at 15.50.18.jpeg

que showwwww amigo 

esse componente com problema causa de não ligar a maquina

mas como passava por um resistor dai ele somente desligava a tela 

é bom saber também 

sempre estamos aprendendo 

que bom que deu tudo certo 

e não esquece de trocar para resolvido o tópico caso de tudo certo e vai dar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Rods disse:

@WJinformatica2016 Encontrei uma sucata igual, troquei e por enquanto esta normal. Feliz por conseguir esse reparo e feliz tbm por me ajudar amigo, Deus lhe abençoe!! Vou deixar aberto até amanha e ai vou fechar. Depois que eu removi o resistor, deu pra ver que do lado virado para o SIO, tbm tem uma trilha que deve trazer esse sinal la do Jled1, achei que o SIO que estava mandando ele e estava errado. Um abraço.

WhatsApp Image 2022-05-26 at 15.50.18.jpeg

não esqueça de deixar seu joinha rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...