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em análise PS 4 slim SAD-001 - sem imagem depois de uma descarga eletrica

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Jair Bodelon

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Boa noite caros amigos do forum, veio pra consertar aqui um ps4 slim sem imagem depois de uma descarga eletrica queimando a tv e o game.

Eu nunca peguei esse tipo de aparelho por isso venho pedir ajuda, desmotei pra analisar as placas e deparei com as seguintes situações:

1 - Numa saida da fonte tem 4,6V e na outra que deveria sair 12v esta com zero.

2 - Na placa SAD-001 em baixo do processador bga todos os componentes estão em curto.

Por isso gostaria de saber o parecer dos especialistas no assunto.

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@Jair Bodelon Olá boa tarde, Jair precisamos ir por partes, primeiramente as linhas de alimentação da CPU e RAM são de alta condutividade de corrente, então elas possuem uma resistência muito baixa fazendo com que os multimetros apitem em modo de continuidade, porém, não significa que realmente estejam em curto, outra coisa é que as fontes chaveadas dos consoles possuem 5v de standby e os 12v só funcionam após o comando de power On, então com a fonte desplugada do game elá não irá liberar os 12V a não ser que você burlasse o sistema de proteção, então vamos ao que eu entendi, o console liga normal quando está montado, o led do botão power fica azul e após a verificação passa a ser branco, isso significa que você aparentemente não têm curto algum na placa, porém, o c.i. de codificação HDMI está danificado tendo que ser substituído (C.i. Panasonic MN864729 fica bem na frente do conector hdmi) ou os filtros de sinais fizeram a proteção e algum está queimado (diodo zener e bobinas próximos ao c.i. hdmi).

  • Joinha 1
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3 horas atrás, MSoler disse:

@Jair Bodelon Olá boa tarde, Jair precisamos ir por partes, primeiramente as linhas de alimentação da CPU e RAM são de alta condutividade de corrente, então elas possuem uma resistência muito baixa fazendo com que os multimetros apitem em modo de continuidade, porém, não significa que realmente estejam em curto, outra coisa é que as fontes chaveadas dos consoles possuem 5v de standby e os 12v só funcionam após o comando de power On, então com a fonte desplugada do game elá não irá liberar os 12V a não ser que você burlasse o sistema de proteção, então vamos ao que eu entendi, o console liga normal quando está montado, o led do botão power fica azul e após a verificação passa a ser branco, isso significa que você aparentemente não têm curto algum na placa, porém, o c.i. de codificação HDMI está danificado tendo que ser substituído (C.i. Panasonic MN864729 fica bem na frente do conector hdmi) ou os filtros de sinais fizeram a proteção e algum está queimado (diodo zener e bobinas próximos ao c.i. hdmi).

Exatamente Isso que nosso amigo citou....um simples diodo já deixa o console sem imagem... tem muito detalhe pra analisar 

  • Joinha 1
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3 horas atrás, MSoler disse:

@Jair Bodelon Olá boa tarde, Jair precisamos ir por partes, primeiramente as linhas de alimentação da CPU e RAM são de alta condutividade de corrente, então elas possuem uma resistência muito baixa fazendo com que os multimetros apitem em modo de continuidade, porém, não significa que realmente estejam em curto, outra coisa é que as fontes chaveadas dos consoles possuem 5v de standby e os 12v só funcionam após o comando de power On, então com a fonte desplugada do game elá não irá liberar os 12V a não ser que você burlasse o sistema de proteção, então vamos ao que eu entendi, o console liga normal quando está montado, o led do botão power fica azul e após a verificação passa a ser branco, isso significa que você aparentemente não têm curto algum na placa, porém, o c.i. de codificação HDMI está danificado tendo que ser substituído (C.i. Panasonic MN864729 fica bem na frente do conector hdmi) ou os filtros de sinais fizeram a proteção e algum está queimado (diodo zener e bobinas próximos ao c.i. hdmi).

Caro @MSoler, muito obrigado pelo opoio, eu realmente fiz o teste desbloqueando o power on e a fonte esta Ok.

Entao vou correr atras do ci do hdmi e espero obter exito, porque esse ci qfn são complicados pra soldar

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Eu sou do tempo do atari e nunca tinha nem chegado perto desse game ai um amigo jogou esta batata quente nas minhas mãos. Então na minha primeira pesquisa alguem recomendou pra segurar o power até dar dois apitos para entrar no modo de segurança, talvez pudesse apresentar video, fiz isso e não funcionou, dai desmontei a maquina e estou ai no desafio. E se eu trocar o ci de video terei que montar pra ver se funciona?

Aliás, vai ser outro osso montar isso novamente. Mas sempre tem uma primeira vez, não é mesmo?

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@Jair Bodelon

12 horas atrás, Jair Bodelon disse:

Eu sou do tempo do atari e nunca tinha nem chegado perto desse game ai um amigo jogou esta batata quente nas minhas mãos. Então na minha primeira pesquisa alguem recomendou pra segurar o power até dar dois apitos para entrar no modo de segurança, talvez pudesse apresentar video, fiz isso e não funcionou, dai desmontei a maquina e estou ai no desafio. E se eu trocar o ci de video terei que montar pra ver se funciona?

Aliás, vai ser outro osso montar isso novamente. Mas sempre tem uma primeira vez, não é mesmo?

Rsrsrs realmente, porém, embora pareça um quebra-cabeças muito grande verá que as peças se encaixam facilmente sem problema algum, os parafusos de rosca grossa (prateado) vão em locais de fixação diretamente na carcaça plástica e os parafusos de rosa fina são para fixação da blindagem metálica, sobre a soldagem dos componentes qfn o interessante seria você aquecer um pouco a placa antes do procedimento de dessoldagem, iniciar o processo de dessoldagem já com o local pré-aquecido próximo dos 90º e após a retirada do componente remover toda solda antiga com o ferro de solda e malha dessoldadora devido a mesma ser lead-free (à base de prata) e só entrar em fusão com temperaturas mais elevadas, aí aplica um estanho de qualidade a base de chumbo que a fusão será bem mais fácil.

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