Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire E5-553G-T340 DA0ZABMB6E0 REV: E Curto gravíssimo

Avalie este tópico:


Willian Risse

Posts em destaque

Olá caros leitores... Chegou aqui na técnica hoje um notebook que estava ligando, porém não estava gerando imagem, então subi para a bancada a fim de realizar alguns testes e ter a certeza da informação da O.S., logo que coloquei ele na mesa, senti um cheiro estranho de ampere. Então abri o equipamento e me deparei com essa cena que vocês podem observar na foto abaixo... Porém não sei exatamente como identificar e o que fazer nessa situação, pois acredito que o curto nesse nível pode ser algo mais generalizado, então pedirei ajuda de você leitor, para verificar até onde esse estrago se estendeu, e avaliar se é algo que compensa ou não um reparo...

WhatsApp Image 2022-06-02 at 17.26.39 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-06-02 at 17.26.39.jpeg

WhatsApp Image 2022-06-02 at 17.26.38.jpeg

WhatsApp Image 2022-06-02 at 15.40.42.jpeg

Editado: por Willian Risse
Resolução do caso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian Risse a máquina atende as necessidades do cliente?
Se sim, a única coisa que inviabiliza o reparo muitas vezes é o custo, boa parte das vezes que mosfets entram em curto é possível trocar apenas os mosfets e pwm e sanar o problema da máquina, em alguns casos no entanto a carga que a fonte em curto alimenta morre na queima, ou em outros casos sua morte prematura gera a queima.
Portanto é indispensável identificar a fonte, ver o que ela alimenta, isolar as bobinas e averiguar possível curto na linha de saída dela, pra determinar se o possível custo total compensa ou não para o cliente, aqui, se houver a menor possibilidade de um chipset gráfico dedicado em curto (ou processador, ou pch), e desabilitá-lo não for uma opção, eu já adiciono o valor de um "novo" no custo do reparo...

 

Quanto ao curto aparente nos mosfets nas fotos, qualquer profissional experiente e bem equipado consegue resolver essa situação, esse "parece" ser o tipo de caso em que muitas vezes é mais válido raspar o componente da placa, do que tentar remover com ar quente, pois raspando existe mais chance de não danificar o que sobrou das trilhas abaixo dele caso o mosfet tenha se fundido na trilha (necessário prestar atenção na orientação da trilha e sentido de rotação da ponteira).
 

Sem medições que corroborem as imagens, é o que eu tinha a dizer.

Boa sorte.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o cliente optou por não realizar o reparo, disse que seria inviável gastar com esse equipamento e preferiu cancelar o serviço, uma pena, estava confiante de que seria possível retornar essa placa a vida, mas seguimos então com a devolução...

Hoje o cliente está levando para casa uma placa com Mosfet's queimados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

@Willian Risse Vc poderia sugerir ao cliente comprar a maquina na mao dele por um valor mais em conta.

Conversei com o cliente a respeito quando ele veio retirar, ainda estou aguardando a possibilidade da compra, mas já com baixas expectativas, quem veio buscar foi o pai da pessoa que deu entrada nele, ela viajou a outra cidade... disse que conversaria pra analisar se venderia ou não, ai entra o detalhe da negociação de valores, caso for aprovado e ela retornar, conforme eu ir realizando os reparos vou anexando em um novo tópico deste equipamento!

E obrigado pela dica, sei que servirá pra muitas pessoas!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian Risse Justamente, em determinadas situações onde para o cliente se torna inviável o reparo e ele opta por adquirir uma nova máquina, surge pra nós uma oportunidade. Obviamente que vai de caso a caso, tem clientes que ainda preferem uma opinião de um outro profissional etc, mas se confia em vc e no seu trabalho, é bem provável que queira negociar. Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...