Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer 3 A315-34 CSEY - NB8609_pcb_mb_v4 - Liga e Desliga.

Avalie este tópico:


Felipe Farias

Posts em destaque

Olá, to aqui de novo e estou esse notebook Acer A315-34 com  Placa NB8609 V4.

 

Ele liga e desliga ao apertar o botão Power e repete se insistir.

 

O teclado estar OK! e e repete o sintoma fazendo com ele desligado fechando contato dos pinos 1 e 2. e tentei regravar a bios e deu mesmo problema. 

 

Procurei por curtos e não tem em nenhuma bobina de 19v 5v 1.8v ou 3.3

 

e o único lugar que achei foi na linha +V5P0SX que vem da +V5P0A separado pelo PU904 que é C.I Switch WS4665D-8/TR onde o conector do cooler e alguns capacitor do ALC256 estar em curto, porem tentei isolar o CI 256 e não parece ser ele.

 

A minha duvida é se o PU904 é normal ficar em curto quando desligado. ou se alguém que pego essa placa sabe se é normal ter curto no conetor do cooler. ao desligar, a resistência na escala é muito mais baixo que da bobinas que alimenta o processador.

 

v5p0sx.jpg

acl.jpg

PU904.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se desliga, normalmente é porque deteta um curto circuito.

O mais facil é aplicar tensao(1v por exemplo) na linha de 5v e ver se algum dos capacitores aquece.

Normal ter curto num IC  ou num  conector não é..

 

pelo seu esquema está detectando curto na linha de 5v 

Editado: por T.Martins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Felipe Farias said:

Olá, to aqui de novo e estou esse notebook Acer A315-34 com  Placa NB8609 V4.

 

Ele liga e desliga ao apertar o botão Power e repete se insistir.

 

O teclado estar OK! e e repete o sintoma fazendo com ele desligado fechando contato dos pinos 1 e 2. e tentei regravar a bios e deu mesmo problema. 

 

Procurei por curtos e não tem em nenhuma bobina de 19v 5v 1.8v ou 3.3

 

e o único lugar que achei foi na linha +V5P0SX que vem da +V5P0A separado pelo PU904 que é C.I Switch WS4665D-8/TR onde o conector do cooler e alguns capacitor do ALC256 estar em curto, porem tentei isolar o CI 256 e não parece ser ele.

 

A minha duvida é se o PU904 é normal ficar em curto quando desligado. ou se alguém que pego essa placa sabe se é normal ter curto no conetor do cooler. ao desligar, a resistência na escala é muito mais baixo que da bobinas que alimenta o processador.

 

v5p0sx.jpg

acl.jpg

PU904.jpg

Ja achou o problema. Esse transferidor está em curto provavelmente. Remova ele e veja se o curto some. Se sim, substitua e deve normalizar.

Bom verificar tb o pu901

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

o data dele fala que tem um circuito de descarga rápida quando desativado, uma resistência de 230 ohms. eu não consigo ver essa resistência e nem fala como ta ligada ela no circuito.

o problema mesmo, é que eu dessolde ele pode ser que tenha o curto mas não sei se é normal do componente ser assim. pois o que normalmente que vejo não tem esse mecanismo para não descarregar a bateria. queria ter certeza se to olhando para o componente certo. capaz de nem encontrar ele nem pela internet pois tem muita pouca informação sobre ele.

 

essa placa  é bem portátil e muito componente pequeno, parece até uma placa de tablet, o negocio é tão pequeno e tem capacitor menor ainda onde nem a agulha fina consegue medir direito de pequena que é.

Editado: por Felipe Farias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o curto estar depois do PU904  antes dele apresenta valores normais. procurei a linha que separa o HMDi que tbm puxa dele e ta antes do ci tbm, depois dele estar ok.

 

coloquei 1V limitado a 1A no SHN2 e no terra ao lado e não to achando onde esquenta.

 

a Fonte mostra curto total mesmo mas não ta esquentando nada. ou não achei ainda kk

 

a placa estar nova, não apresenta sinal algum de onde estar oxidado ou queimado.

 

 

 

pu904.png

Editado: por Felipe Farias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Felipe Farias said:

o curto estar depois do PU904  antes dele apresenta valores normais. procurei a linha que separa o HMDi que tbm puxa dele e ta antes do ci tbm, depois dele estar ok.

 

coloquei 1V limitado a 1A no SHN2 e no terra ao lado e não to achando onde esquenta.

 

a Fonte mostra curto total mesmo mas não ta esquentando nada. ou não achei ainda kk

 

a placa estar nova, não apresenta sinal algum de onde estar oxidado ou queimado.

 

 

 

pu904.png

Vai ter q subir a amperagem pra achar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

removi e testei todos capacitores que ficam na linha, acho que o curto é uma trilha interna dele

 

Não estar esquentando nenhum componente da placa apesar de 2A.

 

to apelando para o extremo, comecei a cortar a pcb para nas partes dos shunts pois é simples de refazer para ver se isola o problema caso contraio vou faço by-pass para linha toda pois não é muita coisa que ta ligada nele.

Editado: por Felipe Farias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

conseguir isolar no CN31 na linha do HD após sair cortando os shunts jumper, era para ter um shunt mas é apenas um jumper.

 

 

um micro capacitor não esquentava. E tão minúsculo que achei que fosse apenas um ponto solda. mas ao cortar e refazer o shunt com by-pass o curto sumiu

 

fiz o testes e agora todas as bobinas não apresenta curto, ressoldei tudo de novo, limpei a placa e to preparando para colocar a bios original de volta ja que com certeza não era o problema.

daqui pra amanha eu falo se funcionou ou não. pq meti ar quente ressoldando tudo de tanto componente que tirei em todo placa e espero que esteja tudo ok.

CN31.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Felipe Farias said:

conseguir isolar no CN31 na linha do HD após sair cortando os shunts jumper, era para ter um shunt mas é apenas um jumper.

 

 

um micro capacitor não esquentava. E tão minúsculo que achei que fosse apenas um ponto solda. mas ao cortar e refazer o shunt com by-pass o curto sumiu

 

fiz o testes e agora todas as bobinas não apresenta curto, ressoldei tudo de novo, limpei a placa e to preparando para colocar a bios original de volta ja que com certeza não era o problema.

daqui pra amanha eu falo se funcionou ou não. pq meti ar quente ressoldando tudo de tanto componente que tirei em todo placa e espero que esteja tudo ok.

CN31.jpg

Que luta, parabéns pelo empenho. Tomara q tenha o resultado merecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O notebook liga agora, porem a saída +V5P0SX só sai apenas 2.33V não é suficiente para ligar o hd.

não sei que se o C.I ou é uma limitação de corrente, pelo ec, um osciloscópio poso ver melhor quando voltar pra ele no final da tarde.

 

descobri tbm que tela dele estar quebrada. o negocio vai sair caro pra concertar tudo mas ta dando certo.

Editado: por Felipe Farias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Acer 3 A315-34 CSEY - NB8609_pcb_mb_v4 - Liga e Desliga.

O notebook parece que caiu de um prédio.

 

A tela estar quebrada. 

agora descobri outro problema, ela não carrega a bateria.

apesar de plugar e receber 19V não tem sinal de que estar carregando a bateria, por isso suspeito que esteja limitando corrente por bateria baixa como já vi em alguns modelos. e estar saindo 2.33V invés dos 5V sendo que a bobina 5V principal estar funcionando ok

todas as fases estão com tensão normal. inclusive a da bateria porem estar fraca 10.33 invés dos 12V, pode ser que esteja descarregada.

como pedi outra tela, tenho esse prazo para resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o circuito do charger achei uma coisa no PQ107 com valores estranhos eu creio.

 

a tensão no pino 3 estar baixa creio que era pra ser mais mas to em dúvida, essa placa tem muito componente chateador minúsculo 

 

postei as tensão de leitura, alguém saberia melhor e estar errado? e se é possível dispensar o componente ou um substituto?

 

medidas feita usando fonte de bancada sem a bateria conectada. O adp_ID é um segundo pino ligado ao conector 19V

 

charger.jpg

 

dc in.jpg

Editado: por Felipe Farias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi o problema da carga, como não tenho uma ou conector que fonte encaixe no jack dele( é mais fino que todo que tenho).

basta aterrar o ADP_ID assim vai funcionar quando ligar na fonte de bancada sem usar um conector. apos isso ligo, e começo a mostrar valores normais.

 

O problema de fato estar no PU904  parece que foi junto com o CN31 só mostra 2.33V invés de 5.14V.

no sinal ON do PU 904 tem sinal 3.3V  para chavear correto mesmo, isso novo só tem importando e nunca se sabe quando chega.

 

Consegui fazer funcionar isolando a saída do PU904 e ligando com a linha 5VP0A. Não sei se é realmente necessário mas isolei por garantia.

 

Ele estar funcionado mas queria saber se tem uma sugestão melhor  ou é a única forma mesmo de fazer funcionar?

 

lembrei que tenho que ver se tem som e saída de vídeo externo, como a tela ta quebrada pela metade parece ter uma senha e ao plugar no hdmi não passa o vídeo vou experimentar usando um SO pelo pendrive amanhã.

 

charger.jpg.b58b824c2b947998414014415ce47e3a.jpg

PU904 pass.jpg

mask.jpg

Editado: por Felipe Farias
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, Felipe Farias said:

Resolvi o problema da carga, como não tenho uma ou conector que fonte encaixe no jack dele( é mais fino que todo que tenho).

basta aterrar o ADP_ID assim vai funcionar quando ligar na fonte de bancada sem usar um conector. apos isso ligo, e começo a mostrar valores normais.

 

O problema de fato estar no PU904  parece que foi junto com o CN31 só mostra 2.33V invés de 5.14V.

no sinal ON do PU 904 tem sinal 3.3V  para chavear correto mesmo, isso novo só tem importando e nunca se sabe quando chega.

 

Consegui fazer funcionar isolando a saída do PU904 e ligando com a linha 5VP0A. Não sei se é realmente necessário mas isolei por garantia.

 

Ele estar funcionado mas queria saber se tem uma sugestão melhor  ou é a única forma mesmo de fazer funcionar?

 

lembrei que tenho que ver se tem som e saída de vídeo externo, como a tela ta quebrada pela metade parece ter uma senha e ao plugar no hdmi não passa o vídeo vou experimentar usando um SO pelo pendrive amanhã.

 

charger.jpg.b58b824c2b947998414014415ce47e3a.jpg

PU904 pass.jpg

mask.jpg

Acho q eu faria o mesmo. É isso msm. O unico inconveniente é q vai gastar mais bateria pq msm em standby vai ficar alimentando essa linha e todos seus circuitos com 5v always.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...