Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido E-MAX - 945GC F7 Sem VCORE

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@vado @Gilson Macedo @master7 @ohm @jone melo Boa noite, amigos! Eu os marquei porque dos muitos top das galáxias que eu conheço aqui, vocês são os que sempre me oferecem ajuda quando possível. Eu estou com essa placa da descrição chegou com curto na linha de alta (VCORE) removi o curto e a placa continuou sem ligar, fazendo mais análises descobri que o cristal de 32K também estava ruim, fiz a troca e a placa voltou a ligar (sem vídeo). O que tem de interessante nessa placa, é que não tem voltagem nos mosfets de baixa (que alimentam o processador), mesmo assim, o processador começa a esquentar devagarinho, até ficar morno. A PN com o tempo vai esquentando até ficar morna, já a PS não esquenta de jeito nenhum. Regravei o BIOS mas não funcionou. Como essa placa mãe não tem esquema, fiz algumas medições no que eu suspeitava ser seus respectivos circuitos, tem alimentação de 1,8v de memória, tem alimentação pra PN e PS. Coloquei a debug card e o LED CLK (clock) não acendeu, o LED de RST (reset) acendeu e ficou aceso. Eu fiz o teste de RESET e CLOCK no SLOT PCI e deu os seguintes resultados

Pino A15 de RESET encontrei 3,3v (desconsiderar)

Pino B16 de CLOCK não encontrei nenhuma voltagem (desconsiderar)

 

Amigos. Risquei esse trecho da minha postagem pra que fosse ignorado por vocês. Eu usei como teste uma placa mãe que está boa, na Debug Card o correto é o seguinte, quando a placa tem sinal RESET, o LED acende e apaga em questão de milissegundos, e quando tem sinal de CLOCK o LED de CLOCK fica aceso permanentemente. Constatei assim que essa placa em análise está sem CLOCK e sem RESET. Agora estou em dúvida se troco o SIO primeiramente, pois o sinal RESET vem dele. Está correto?

 

 

 

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@Oseiasgs22 tentou outro processador ?

1 hora atrás, Oseiasgs22 disse:

estou com essa placa da descrição chegou com curto na linha de alta (VCORE)

Se somente os mosfet’s de alta entraram em curto o processador deve ter ido dessa pra melhor  pois toda tensão de entrada foi para a malha vcore. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Oseiasgs22 alterou o título para E-MAX - 945GC F7 Sem VCORE

@Oseiasgs22 , não conseguir entrar no fórum agora a tarde. Embora eu participe bastante em tópicos de computadores, aqui de cada 10 equipamentos que chega, 9 é celular. O povo amigo, não que ficar sem, digo para vim buscar depois e os clientes querem ficar esperando. hahaha Amanhã procuro a placa e vejo as tensões para lhe passar. ;D

Editado: por LEONTEC
Palavras erradas.
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, LEONTEC disse:

O povo amigo não que ficar sem, diga para vim buscar depois e os clientes querem ficar esperando

 

É por isso que não quero aprender a trabalhar com celular. Kkk! @LEONTEC Amigo, eu tirei todos os capacitores de 4v 680uf e todos estão com capacitância alterada pra mais. Nunca havia visto isso antes, sempre a capacitância alterava pra baixo, pelo menos até hoje. Achei até que fosse coisa do testador, mas no multímetro também deu o mesmo valor de capacitância. Eu vou ter que mandar buscar esses capacitores, nem adianta analisar a placa sem eles, pois pode mascarar resultado. Alguns medem 816uf e outros até 1050uf. Não tem como deixa-los lá. Mas muito obrigado por usar teu precioso tempo pra vir aqui me ajudar! Você é um dos top dessa comunidade. ;)

 

IMG_20220607_195713.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 capacitores eletrolíticos tem tolerância alta. Na casa dos 20%.  Estão bons. 
 

Alguns pontos a serem observados para o pwm. 
_alimentação de 5v no pino 10

_tensao 12v pinos 29 e 42

_nível alto pino 36 de habilitação.

_os pinos vid (1, 2, 3, 4, 5, 48, 47 e 46) determinam qual tensão terá no vcore. Se todos estiverem em nível alto (vide tabela no datasheet) a tensão na saída será zero. 

Por fim, como estavam os mosfet’s de alta? Curto entre os três terminais ? Confira se tem resistores de gate, podem ter aberto caso tenha.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Bom, amigo. Já fiz os testes no ISL6312, os resultados foram os seguintes
Pino 10 = 5v (normal)
Pinos 29 e 42 = 12v (normal)
Pino 36 = 0v (nível baixo, sem habilitação)
Pinos vid 1, 2, 3, 4, 5, 48, 47 e 46 = 0v (nível lógico alto)

 

Só havia um mosfet de alta que estava dando curto entres os 3 terminais. Mas eu substitui todos os mosfets de alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

Pinos vid 1, 2, 3, 4, 5, 48, 47 e 46 = 0v (nível lógico alto)

Conferi na tabela. Todos em

zero é off também para o vcore. Mas antes, o pino de habilitação está em zero volt. Quem habilita ele ? Ele não fica em nível alto nem por um instante ?

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC @ohm O sinal de EN (habilitação) no pino 36 é gerado internamente por esse PWM ou vem de outro lugar? É complicado demais analisar placa sem esquema ou sem boardview, ainda mais pra mim que me perco em certas partes. Kkk. Se eu estivesse de posse do esquema, poderia medir algum resistor ou capacitor que pudesse estar ligado a esse terminal e que talvez pudesse estar ruim. Mas dessa forma é complicado. Por isso eu havia pensado antes em trocar logo o SIO ou gerador de CLOCK, já que os dois estão sem sinal de RST e CLK respectivamente.

 

PS: Olhando o datasheet eu entendi que o sinal de habilitação vem da linha de 12v, passa por um divisor resistivo e é convertido pra 3v, então pode ser o caso desses ou um desses resistores estejam com defeito e fazendo o sinal de habilitação ir a nível lógico baixo. Posso estar errado na análise, mas é assim que se aprende. :)

 

Sem título3.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

O sinal de EN (habilitação) no pino 36 é gerado internamente por esse PWM ou vem de outro lugar?

De outro ponto. O exemplo do datasheet, divisor de tensão, é uma forma de sempre deixar o pino 36 em nível alto quando existir os 12v da fonte(após comando power), pois, ainda depende dos níveis lógicos dos pinos vid para liberar a tensão vcore. Bem provável que os vid e o en vem do i/o.

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 , sem o esquema dificulta analise. Rapaz, a placa que eu tinha aqui e que estava funcionando era desse mesmo modelo, mas foi vendida. Tenho outra mas não está funcionando... Comprei um monte de placas para serem reparadas, e estou sem tempo para analisa-las agora. 

A patroa aqui disse que a outra foi vendida. kkkk Tem umas 5 caixas pra ver quantas vou conseguir ajeitar.

 

O ITE dessa sua placa é IT8718F-S certo?

 

WhatsApp Image 2022-06-08 at 10.17.32.jpeg

WhatsApp Image 2022-06-08 at 10.17.11.jpeg

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 , pela folha de dados do ITE tem como verificar os sinais que ele deve enviar. O pino 36 do ISL pode não ser enviado diretamente para o pino dele, pois tem um circuito formado por esses componentes que informei. 

 

Veja o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 @ohm , você entende bastante como funciona esses integrados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

50 minutos atrás, ohm disse:

você conferiu os mosfet’s de baixa fora da placa ? O que faz par com o de alta que entrou em curto pode está aberto 

 

@ohm Sim, amigo. Conferi todos fora e estavam bons, mesmo assim eles também foram substituídos.

1 hora atrás, LEONTEC disse:

O ITE dessa sua placa é IT8718F-S certo?

@LEONTEC Sim, amigo. É esse mesmo.

 

1 hora atrás, LEONTEC disse:

o pino 36 do ISL está ligado ao Q28. Verifique a tensão no resistor R302 e no Q29. Para ser mosfet, e pelo jeito o Q28 precisa saturar para deixar a tensão chegar ao pino 36. 

Editado: há 49 minutos por LEONTEC

@LEONTEC Vou verificar com calma e mais tarde retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 ,o CI

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 parece ser o regulador de 1.8V, tem que verificar se ele está normal, esses carinhas costuma da problema, U17 e U14 são dois amplificadores, parece ser o regulador de 5V para 3.3V, U5 é uma memoria, mas acredito que essa memória não é o culpado, é uma memoria E2 PROM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...