Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido E-MAX - 945GC F7 Sem VCORE

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Esse sinal VTT_PWRGD não é o mesmo esse VRM_PWRGD. 

 

Esse VRM_PWRGD que envia é U16 quando tudo está funcionando (PGOOD is Open-Drain)...Mas se ele não tem habilitação não vai ter esse sinal em nivel alto.

 

O bloco da CPU que libera a tensão VTT_OUT_RIGHT é alimentado pela tensão FSB_VTT lá do circuito do U14. Que quase tudo que acontece nesse circuito é por decorrência da tensão 1D5V_CORE.

@ohm e @master7 . 

Capturar.PNG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Pode existir situações em que o resistor só apresente voltagem de um lado, mas está normal pois um lado vai ao terra?

Sim! Os divisores resistivos, o segundo resistor fica ligando ao gnd. Nesse caso aí, pode ser que o resistor esteja aberto ou pino 18 do U15 tem Vtt_PwrGd/WOL_STOP# possa está aterrado a tensão 3D3V_SYS.

 

Procura aqui no fórum depois sobre  resistores de pull-up e pull-down.

 

Veja a sequencia da pagina 3 do esquema pra ver se tem algo faltando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LEONTEC disse:

Veja a sequencia da pagina 3 do esquema pra ver se tem algo faltando. 

@LEONTEC Vou olhar isso que você me recomendou. Amigo, dentro da imagem circulada do SIO, são os pontos de medições primordiais  pra se medir. Correto? Os com # tem que tá em nível alto e ir a nível lógico baixo ao dar o start.

 

Sem título6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos! Desculpe a ausência durante o dia. @Oseiasgs22 você está bem auxiliado pelos amigos.

 

E lá vamos nós! (Frase no desenho do pica pau :D)

2 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

@LEONTECO FSB_VTT sai do pino 6 do U14. Mas está em 0v

A tensão não sai do u14. Ele está na configuração de comparador e libera ou não a tensao fab_vtt de 3,3v através dos mosfet’s q12 e q16. 
De cara te digo que o q12 está aberto a junção dreno/source ou não temos 3,3v no dreno de q12. 

Sigo com o raciocínio.

_Primeiro pondo: o dreno do q12 tem que ter a tensão de 3,3v denominada 3d3v_sys.

_Segundo pondo, tenho que ter aproximadamente 2,25v no pino 3 do u14 de acordo com divisor de tensão r123, r122 e r121 estipulada pela tensão 3d3v_dual. Assim a saída do amplificador operacional A do u14 (pino 1 ) terá tensão próxima do vcc do u14, no caso 12v, um pouquinho menos. Pronto, mosfet q12 está polarizado não região de saturação e teremos os 3,3v no source desse mosfet. Sei que não tem tal tensão no source pois o pino 2 do u14 está com 0,6v. 
 Verifique 3,3v no dreno do Q12 se tiver , substitua ele. 
Assim seguiremos na análise 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Boa noite, amigo. Sem problemas! Veja bem amigo, talvez seja defeito intermitente ou oxidação nos terminais, pois eu fiz medição ainda agora e tem no Q12 3,3v no Dreno, 3,3v no Gate e 2,5v no Source. Esses 2,5v chega no pino 2 do U14

Ps: Fico de cara como vocês interpretam um esquema com a facilidade de quem lê uma revista em quadrinhos! 😱

Não sei se um dia chego no nível de vocês que estão aqui me ajudando, e de outros que não estão. Haha.

 

 

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

Veja bem amigo, talvez seja defeito intermitente ou oxidação nos terminais, pois eu fiz medição ainda agora e tem no Q12 3,3v no Dreno, 3,3v no Gate e 2,5v no Source. Esses 2,5v chega no pino 2 do U14

Realmente o sintoma mudou. 
a tensão no pino 1 e 2 mudaram. Agora pode até indicar fuga entre dreno e gate do q12. 
 

Então você tem 2,5v no fsb_vtt nesse momento ? 
 

passe novamente a tensão dos pinos do u14. Mesmo assim confira o q12.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 , o Q12 já esta comutando a tensão 3D3V_SYS. Já o Q16 não está fazendo o mesmo. O pino 7 do comparador está enviando 10,92v no gate dele. Meça o dreno do Q16 pra ver se tem a tensão 2.3V, se sim? Faz a troca do Q16 pra ver se a tensão vai ser transferida para FSB_VTT.

 

Uma coisa importante, sempre meça o valor dos resistores fora da placa, na placa pode mostrar valores falsos...O mesmo com outros componentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Bom dia, amigo. De fato o Q16 não está comutando, o Dreno tem 2,3v, o Gate tem 10.90v porém o Source está zerado, não tem tensão pra FSB_VTT. Agora esbarro num outro problema, que é componente pra substituição. Sabe me dizer se ele tem algum compatível? Pois procurei num site excelente pra buscar equivalentes, e lá nesse site não encontrei nada, nem mesmo no Google achei informação referente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 , nas sucatas de desktop você encontrar um compatível fácil que é até melhor do que esses que são vendido por algumas lojas na internet. Mas, procure com essas mesmas especificações da imagem ou superior, na internet que você deve encontrar um substituto. 

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC "Paintreus" uhaehuaehuaeuhaehuae
Nossa tá embolado isso aí heim, deixa eu embolar mais um pouco...

Esses tempos brinquei de fazer uns overclocks numa placa mais ou menos dessa época 775 mas um pouco mais nova creio, pra acertar o vcore desejado ajustei os vids manualmente (depois de enganar o pwm e dizer que ele estava em uma placa AMD, a tabela dos vcore da intel era difícil de entender o vidsel não entendi a diferença entre X e NC) era um RT8802A, mas nem todas as configurações disponibilizadas pelo pwm eram possíveis de serem utilizadas pois o próprio processador usa alguns jumpers para ativar ou desabilitar alguns pinos chaves e determinar quais são as configs possíveis para o processador atualmente instalado.

Resumindo, boa parte dos vids senão todos, são ajustados pelo próprio processador, mas nada impede para teste de funcionamento da fonte remover o processador do soquete, e configura-los manualmente se houver datasheet do pwm em questão.

Editado: por Jack O'Neo
datsheet por datasheet
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for pra deixar algum processador no soquete (o que pode ser necessário para ter carga na linha) seria interessante deixar um que possa ser queimado acidentalmente selecionando vids errados e gerando um vcore absurdamente mais alto do que o suportado.

Aqui isso não ocorreu, mas né? Poderia ter ocorrido, mas aqui eu tava brincando mesmo com a placa sem dar a ela qualquer valor... Eram testes e aprendizado.
No fim desisti da brincadeira porque a placa tinha apenas 3 fases de alimentação que não eram suficientes pra fazer um overclock decente, até pensei em colocar mais fases e estender a brincadeira, mas tinha e ainda tenho muito trabalho atrasado então posterguei pra "quem sabe um dia". ;D 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LEONTEC disse:

o Q12 já esta comutando a tensão 3D3V_SYS.

Pra te ser sincero fiquei na dúvida  @LEONTEC . Fiquei na dúvida se esses dois mosfet’s estão na região de triodo ou de saturação. Vou almoçar agora e mais tarde vejo o esquema com mais calma. 
 

@Oseiasgs22 testou o q12 e q16 fora da placa? 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...