Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte HP M175 CP1025 RM1-8203 não levanta secundário

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal,

entrou pra mim uma HP Laserjet M175W provavelmente ligada em 220v, identifiquei alguns componentes danificados e substitui, a fonte voltou a ligar e tenho +- 167V no C101 mas nada de ter alguma tensão na fonte secundária, tentei trocar o IC101 e o problema permanece, como eu tinha uma impressora de sucata aqui também com fonte queimada arrumei a fonte da minha que estava mais simples e mandei a maquina embora.

3 dias depois o cliente chega com o mesmo problema de a maquina não ligar, disse que imprimiu poucas páginas e a impressora desligou (dessa vez falei pra ele trazer também o estabilizador dele).

Retirei a fonte e identifiquei novamente o fusível de entrada de 5A aberto e o fet Q101 em curto, troquei os componentes e a fonte voltou a ligar mas agora com o problema da outra, tenho tensão no C101 mas não sobe a tensão da parte secundária da fonte 😵

 

Já medi diversos componentes aqui e não sei mais por onde procurar, alguém já passou por problema similar e tem alguma dica para eu tentar?

 

Abraços.

 

 

20220607_191125.jpg

20220607_191143.jpg

Editado: por Daniel Plácido
Resolvido
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, xandy_73 disse:

Impressão minha ou está torrado nessa área?

 

Era o R104 do outro lado que havia queimado e escureceu a placa, já troquei ele mas ainda permanece o problema, pelo ângulo da foto parece que o CI está partido mas é so reflexo, o CI foi trocado também

Editado: por Daniel Plácido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Rods disse:

Outra coisa importante que esqueci de mencionar. Essas impressoras não podem ser ligadas em estabilizadores. Não se recomenda. Sabe qual é a potencia deles? Vc disse que 'PROVAVELMENTE' ela foi ligada em 220V, mas pode ser o estabilizador o culpado de causar o dano nas duas placas.

 

Sim, qualquer impressora 110v que precise ser ligada em uma tomada 220v deve ser usado um transformador com potência acima da potência da impressora.

Estabilizador não é mais indicado nem para computador, principalmente os que tenham fontes com proteções.

Editado: por xandy_73
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, consegui resolver o problema, trocados R107, R108 e novamente o CI.

 

Em 09/06/2022 às 13:47, Rods disse:

Outra coisa importante que esqueci de mencionar. Essas impressoras não podem ser ligadas em estabilizadores. Não se recomenda. Sabe qual é a potencia deles? Vc disse que 'PROVAVELMENTE' ela foi ligada em 220V, mas pode ser o estabilizador o culpado de causar o dano nas duas placas.

Estabilizador de 1kVa, cliente até trouxe o estabilizador dessa vez e no multímetro está Ok, estou até receoso de testar com esse estabilizador, vou é tentar convencer o cliente a me comprar um auto-transformador logo que assim alivio um pouco do preju devido ao retorno.

 

Agradeço a todos colegas pelas contribuições!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Plácido Obrigado pelo feedback, é importante. Eu sinceramente acho 1kva pouco para impressora a laser. O maior consumo dela ocorre quando ela esta alimentando a resistência ou a lâmpada da unidade fusora, as vezes quando temos temperatura ambiente baixa, ela leva mais tempo e consome mais para chegar a temperatura adequada. Se há uma oscilação na rede elétrica enquanto a impressora trabalha e há uma carga excessiva na saída do estabilizador, pode ter certeza que a placa de alta vai sofrer com isso. Se não ha a necessidade de uma elevação ou uma redução na rede para alimenta-la sinceramente recomendo liga la na tomada diretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...