Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Dell Latitude E5270 - ADM60 LA-C621P Rev 1.0 - Não liga

Avalie este tópico:


joaosantos

Posts em destaque

* Olá pessoal, estou com esse equipamento que chegou pra mim com o defeito de não estar ligando. Após a abertura do mesmo foi constatado que os "dois " SIO MEC 5085 estavam queimados ( com furo devido a algum curto ).


* Após a remoção dos mesmos e constatado que não havia mais nenhum curto na placa, efetuei a compra dos MEC 5085 no Aliexpress.

* Após a chegada dos componentes e efetuado a substituição dos mesmos, a placa não starta.

 

* Tensões da placa: +3.3V_ALW2 ( LDO ) / +3.3V_ALWP  / +5V_ALW2 ( LDO ) / +5V_ALWP 

* Bateria 3V --- OK

* ACAV_IN --- 3.3v --- OK

* Botão do power com 3V e zera ao pressionar

* A bios está com 0V no pino 8, mas pelo que entendi no esquema, essa tensão só surgirá após o start

 

* É a primeira placa que pego com esses MEC 5085, e também estou com dúvida em relação as tensões que a placa deveria ter em "Standby". Será que esses MEC comprados na China são confiáveis ? Eles são graváveis ?

* Toda ajuda será bem vinda !! 

Sem título.jpg

Editado: por joaosantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Dell Latitude E5270 - ADM60 LA-C621P Rev 1.0 - Não liga

Efetuei o download do arquivo de bios ".EXE" no site de Dell pelo Service Tag do equipamento mas não estou conseguindo extrair.

 

Se algum colega puder efetuar a extração ou informar alguma forma de fazer ficarei grato, pois aqui não consegui de nenhuma maneira. ( Comandos via CMD e descompactadores não funcionaram ).

Service Tag: 4YSS2J2

Editado: por joaosantos
Apenas correção ortográfica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, joaosantos disse:

Achei que já tinha os arquivos aqui no fórum

Procurei esses arquivos pelo modelo da placa e só encontrei arquivos BIOS. 

 

O procedimento é sempre o mesmo quando a placa não liga, procura-se as tensões de satndby e se tem todas as tensões presentes no S5 para que a placa possa ligar, o passo seguinte é procurar os sinais que devem subir depois do botão power. Você pode iniciar procurando o sinal PCH_RSMRST# que deve ter 3.3v, depois o sinal SIO_PWRBTN# que vai está com 3.3v e pulsar para nível baixo junto com a tensão do botão power. Quando essa tensão baixar, o sinal SIO_SLP_S3# tem que ser enviado pelo processador para processeguir a segunda etapa da sequencia de start.

 

É bom sempre ir apertando o botão power e aferindo os sinais, antes e depois...Eu daria uma atenção melhor para o sinal PCH_RSMRST# ele tem sua origem na saída A45 do IO e deve chegar ao UZ6 para que a PCH receba PCH_RSMRST#_Q e possa sair do reset. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Após a regravação do MEC5085 a placa apresentou todas as tensões do estado S5 . Ao pressionar o power, o sinal POWER_SW_IN# ( que tem 3v ) cai a zero e sobe novamente a 3v ), sinal aferido no capacitor CE12 ( o mais próximo do SIO pois o pad é BGA ).

Então o SIO está recebendo o sinal de power corretamente, mas não está liberando o sinal SIO_PWRBTN#, pois o mesmo permanece sempre com 3v ( não pulsa para nível baixo ).

 

Por esse motivo queria regravar esse MEC novamente com o arquivo baixado direto no site da Dell, mas não consigo extrair o arquivo do executável.

 



 

Editado: por joaosantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Átomos Primeiramente obrigado por editar os disponibilizar os arquivos.👍🏼👍🏼
Efetuei a gravação do SIO e da bios, mas infelizmente não houve nehuma mudança de comportamento na placa.

Notei que durante o processo de gravação do SIO o software apresentou uma mensagem: " o JTAG está bloqueado ", tanto no momento da leitura quanto na gravação ( imagens 2 e 3 ).

 

Após a gravação efetuei um backup novamente e leitura do arquivo, e a princípio parece ter gravado normalmente ( efetuei uma comparação dos arquivos com o leitor hexadecimal e são idênticos, apesar do arquivo ser salvo com 288Kb em vez de 256Kb )

Se puder averiguar para ver se estou gravando da forma correto lhe agradeço.

001.jpg

002.jpg

003.jpg

Editado: por joaosantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Átomos Pois é, em outro fórum também encontrei o arquivo do EC com 128kb. Na situação que estou acho que não custa nada gravar com esse arquivo para teste.

Como a placa tem todas as tensões always e sinais necessários para startar, acredito que o problema seja mesmo no EC, pois ele recebe o sinal de power mais não libera o start para a PCH ( pulso em nível lógico baixo ). Pode ser o arquivo gravado ou problema no próprio EC ( comprado na china ).

 

Vou efetuar a gravação com o arquivo de 128kb e retorno com o feedback, ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2022 às 17:38, joaosantos disse:

Consegui efetuar a gravação do MEC5085. Agora a placa apresenta todas as tensões em S5/S4 conforme imagem, mas mesmo assim não starta.

Tirando a parte que você diz que a placa não liga, pra mim a gravação teve êxito. Nunca regravei esse tipo de IO...Então, vou ficar devendo essas informações...

 

Só a titulo de curiosidade! Você fez a troca do IO pelo fato da tensão SIO_PWRBTN# não está pulsando junto com botão power, isso depois de muita analise que levou você a desconfiar do IO, ou já fez a troca dele antes mesmo de ter as tensões presente? Esse que vc gravou que as tensões subiram já é um IO novo ou ainda o original da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Foi efetuado a susbtituição do EC pelo fato do mesmo estar queimado ( estava com furo no mesmo ), como consta na 1ª mensagem do tópico.

Após a susbtituição por um EC novo a placa não apresentava algumas tensões always que deveria ter. Efetuado a gravação do mesmo todas as tensões always surgiram.

Editado: por joaosantos
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...