Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido FOXCONN - G31MXP SERIES - Curto no SIO

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@LEONTEC @master7 @LEONTEC @vado Boa tarde, amigos. Chegou hoje mais um "bomba" em minha bancada. Essa placa da descrição chegou apresentado curto no SIO. Feita a remoção, o curto desapareceu. Mas ao colocar outro SIO, o curto reapareceu, tirei e o curto foi embora, ao colocar outro, o curto voltou. Não quero acreditar que por azar, os dois SIO que eu tinha guardado, estão em curto também. Fiz testes com um conector de 24 pinos de uma fonte adaptada e sem o SIO, não há curto em lugar nenhum. Fiz testes de continuidade entre os PAD's VCC e GND do SIO e não tem curto, testei os capacitores que estão na linha do SIO, bem como os resistores, e não encontrei curto. Amanhã vou tirar um SIO de uma placa que sei que não tem curto e vou ver o que acontece. Se o curto voltar, seria caso de um curto em trilha interna? O que os amigos dizem, tem algo mais a se fazer?

 

 

IMG_20220613_174919.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Como o EC25 e EC27 ficam próximos do SIO, eu os removi pra poder jogar ar quente no SIO (sempre removo os capacitores próximos pra não correr o risco de danificar pelo calor quente). O que eu encontrei de estranho, é que os dois terminais desses capacitores estão em continuidade com o Source do Q25 conforme vai ver marcado com as linhas verdes. Mas segundo o esquema, apenas o terminal positivo do EC27 está em continuidade com o Source dele. Esses terminais também estão dando continuidade entre si, conforme vai ver marcado com a linha vermelha. Como os dois capacitores não estão no lugar, isso pode ser um indicativo de curto em trilha interna?

IMG_20220614_005408.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 , isso não vai ser curto, mas sim, uma baixa impedância da linha FSB_VTT que alimenta os chips ICH+CPU. Sempre que realizar as aferições nessas linhas em escala de bip (diodo) vai apresente um falso curto. 

17 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Essa placa da descrição chegou apresentado curto no SIO.

O IO chega a esquentar? Tem que ter certeza que não ficou nenhum pino fechando curto antes de energizar a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Sim, amigo. Tanto o SIO da placa quanto os dois que eu coloquei, esquentam, sobe o consumo de corrente e há queda de voltagem na assimétrica. Quando eu os removi, o curto sumiu. Eu uso um microscópio de bancada que tem imagem e ampliação excelentes, não fica nenhum curto quando eu faço a soldagem.

 

PS: Quando o SIO está na placa, só de conectar a fonte ATX, ele já esquenta ficando pra torrar, e isso ocorreu com os dois que coloquei, também. E outra coisa que estou confuso é porque pelo que vejo no esquema, o EC25 não está ligado ao Q25 pra ter continuidade com o Source dele.

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LEONTEC disse:

isso não vai ser curto, mas sim, uma baixa impedância da linha FSB_VTT que alimenta os chips ICH+CPU. Sempre que realizar as aferições nessas linhas em escala de bip (diodo) vai apresente um falso curto. 

@LEONTEC De fato, amigo! Eu acreditava que só os capacitores do circuito do processador tivessem baixa resistência. Mas fiz testes aqui e é normal mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Oseiasgs22 desculpe a intromissão, dando uma olhada rápida no esquema percebo que a linha FSB_VTT passa por EC27, EC25 e também chega no SIO. Verifique se tem curto nessa linha (~ 0 Ohm). Seria bom também verificar outras linhas de alimentação do SIO. Caso nenhuma esteja em curto aí terá que partir para a análise dos sinais do SIO. Se ele está esquentando alguma linha que passa por ele deve sim estar em curto, já que você trocou ele e o curto continua. Verifique com ele fora da placa, é mais fácil. Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Porto Bom dia, amigo! Sem problema. Pra mim é um aprendizado receber ajuda dos amigos que sabem tudo e mais um pouco dessa área. Bom, como dizem aqui na terra, parece que tô cagado de urubu! Ontem minha estação de ar quente deu defeito, agora vou ter que levar pra outro amigo consertar. Mas como eu disse, sem o SIO eu não encontro curto em lugar nenhum, fiz os testes com o adaptador que mostrei na foto. Com o SIO soldado a placa, a linha de 3v apresenta curto, mapeei vários componentes dessa linha e nada, só aparece o curto quando eu soldo um SIO no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 Já que a ALIMENTAÇÃO não tem curto resta verificar a COMUNICAÇÃO. Algum sinal que sai do SIO é que deve estar em curto, pois a corrente que entra pela alimentação está sendo drenada pelo curto em algum pino de sinal, o que faz o SIO esquentar. Vale a pena verificar pra tirar a dúvida. Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...