Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 15-5557 - LA-D051P - Liga sem vídeo

Avalie este tópico:


ribeirodanilo93

Posts em destaque

Boa noite comunidade EBR.
Estou com essa board estudando ela há algum tempo, hoje resolvi mexer nela novamente.
A placa liga mas não exibe imagem, nem no lvds nem no off. Me lembro que algumas horas atrás quando comecei a analisar ela tinha absolutamente todas as tensões, regravei a bios com um arquivo confiável daqui do fórum e agora me encontro sem as tensões da gpu. Voltei o arquivo original e ainda sem tensões nas PL 605,PL 802 e PL803. Gostaria de saber dos amigos se é possível e como eu deveria fazer para desabilitar esse chip dedicado pra verificar se ela volta a dar imagem, levantando essas 3 PL's mencionadas já seria o suficiente ?

Esquema que estou utilizando :

 

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WJinformatica2016 Opa meu amigo, boa noite. Muito obrigado, mas estive analisando melhor aqui, antes de tentar desabilitar a gpu, vou precisar ao menos estabilizar essa tensão na PL605 que ainda é uma fase da cpu. Sigo aqui na análise...

Editado: por ribeirodanilo93
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, WJinformatica2016 said:

@ribeirodanilo93

RC321

image.thumb.png.c40a2c474e950fb365bf831f11d5cb36.png

 

RC316

image.thumb.png.4a4ed1235f9bba104598abce2f3530e2.png

 

RC320

image.thumb.png.f81fa1b50d294d040547a7ed0a6e2e12.png

 

rc317

image.thumb.png.1cd7a0e0b41426861bf98359e6387622.pngimage.thumb.png.e1cf1dd0b01a52bea23cbfa273085a4f.png

 

fica nesse setor ai 

image.thumb.png.6bd621a7e3a774d80d6027fe6dfd26d2.pngimage.thumb.png.b8d41383f1db79b07e932c4b1ccc8f77.png

 

 

 

image.thumb.png.f0ba91a5b18fb5b26280167ca29283fa.pngimage.thumb.png.a6d8d462f97131aa52d9dbe6ebcf7728.png

no esquema diz isso 

uma 0 e 0

então os resistores de 10k RC320 e rc321 tem que ser colocados nos nos RC316 e rc317

image.png

Sou novato, fiquei mt curioso com a sua interpretação. O que significa UMA? E como chegou a conclusao de q a partir de UMA 0/0, como aparece ali no esquema, que teria q substituir aqueles resistores? Poderia explicar melhor?seria um grande aprendizado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Motta Álvaro amigo não sei te dizer o significa de UMA, mas em esquemas quando diz UMA significa que não temos o vídeo dedicado e quem normalmente faz o papel do dedicado é o processador 

Já discreta quer dizer que tens vídeo dedicado amigo 

Daí no esquema tem 1 e 0

Um signica que temos o resistor e zero que não temos 

 

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo me indica que era apenas um problema de bios. Após milhares de regravações e tentativas, eis que finalmente a máquina me gera imagem. Engraçado que, com a máquina ligada, com vídeo em um monitor externo continuo sem as tensões de PL 605,PL 802 e PL803.
Referente às PL 802 e PL803 eu até entendo pois estão relacionadas à GPU, mas pelo boardview PL 605 (+VCC_GT) é um bloco dentro da CPU, não entendo como essa máquina está funcionando (graças a Deus). Já fiz a atualização da BIOS via software, já estou com a versão mais atual. Ao tentar instalar o driver da GPU, o sistema me informa um erro "Este driver de gráficos não encontrou hardware de gráficos compatível", driver baixado direto da Dell específico para esse equipamento. Neste caso, como saber se a falha está nas fontes da GPU ou no próprio chip ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Dell Inspiron 15-5557 - LA-D051P - Liga sem vídeo
22 horas atrás, ribeirodanilo93 disse:

Tudo me indica que era apenas um problema de bios. Após milhares de regravações e tentativas, eis que finalmente a máquina me gera imagem. Engraçado que, com a máquina ligada, com vídeo em um monitor externo continuo sem as tensões de PL 605,PL 802 e PL803.
Referente às PL 802 e PL803 eu até entendo pois estão relacionadas à GPU, mas pelo boardview PL 605 (+VCC_GT) é um bloco dentro da CPU, não entendo como essa máquina está funcionando (graças a Deus). Já fiz a atualização da BIOS via software, já estou com a versão mais atual. Ao tentar instalar o driver da GPU, o sistema me informa um erro "Este driver de gráficos não encontrou hardware de gráficos compatível", driver baixado direto da Dell específico para esse equipamento. Neste caso, como saber se a falha está nas fontes da GPU ou no próprio chip ?

PL são indutores na placa, certo? Eles não fazem parte da fonte de alimentação em si, mas sim da estabilização da tensão da fonte. Então pode acontecer sim em uma rara combinação de fatores, que o indutor não esteja recebendo alimentação e ainda assim a fonte continue funcionando.

Mas isso indica um defeito e pode estragar o componente que estiver ligado na fonte, pois é projetado para trabalhar com a tensão estabilizada fornecida pelo indutor.

 

E sobre a GPU dedicada, ela é detectada? O fato do driver apresentar erro, significa algum problema, geralmente físico. Pra verificar se a GPU é detectada, abra o gerenciador de dispositivos do windows e verifique se ela aparece na sessão de "adaptadores de vídeo". Se ela é detectada com uma exclamação e apresenta erro 43, pode ser erro de comunicação (defeito nos chips ou trilha) ou do próprio chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods258 Opa meu amigo, bom dia ! Então cara, por um breve momento eu consegui pegar todas as tensões nessas PL's com a máquina ligada, porém sem vídeo ( na verdade é possível até que ela estivesse apresentando vídeo, eu só percebi depois que o meu cabo vga que utilizo juntamente com um adaptador HDMI estava mau encaixado, por isso eu "tava sem vídeo") Mas depois de centenas de tentativas e regravações de bios, finalmente consegui ter imagem, mas já não tinha alimentação nessas PL's. Independente disso, fiz a atualização com o arquivo fornecido pelo fabricante direcfionado a este equipamento e o problema persistiu. Com relação à GPU, ela está sem alimentação, ela nem é detectada pelo sistema, como se não existisse; Vou analisar o circuito DCDC dela. O que de fato tá me estranhado é a falta dessa tensão +VCC_GT
 

WhatsApp Image 2022-06-16 at 11.45.57.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/06/2022 às 14:49, ribeirodanilo93 disse:

Vejo que a falta dessa alimentação pode não impedir da máquina startar, mas está limitando consideravelmente o uso da CPU. Já utilizei o ThrootleStop e o clock continua travado.

WhatsApp Image 2022-06-16 at 14.47.00.jpeg

Ele fica travado nesse clock?
Tenta usar um carregador original dell e uma bateria que funcione.

Geralmente qando se usa um carregador genérico, dá exatamente esse problema. AI quando liga aparece uma mensagem que o carregador não foi reconhecido e o desempenho vai ficar limitado.

 

Quanto a GPU dedicada não ter tensão, verifica se o chip ou os mosfets estão em curto. Pode ser que tenha entrado em proteção. E se funciona só com a integrada mesmo assim, então já é um progresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...