Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido [Edit] Playstation 4 FAT SAB-001 Fuga na linha de 12V (Soft Brick)

Avalie este tópico:


tecno_freitas

Posts em destaque

Olá, pessoal! Não costumo pegar PS4, mas abri uma exceção pra este aparelho. Enfim, o aparelho chegou acendendo apenas a luz azul, inicialmente não percebi nenhum curto ou fuga.

Medi algumas tensões que apareciam assim que pressionava o power, por não encontrar nada de anormal, saquei o processador e fiz reballing. Ao remover a GPU, percebi algumas

soldas oxidadas, que já nem mais faziam contato com os pads do processador e por este motivo achei que o problema seria resolvido de imediato, porém não resolveu.

 

Continuei analisando, não sou familiarizado com placas de PS4 mas identifiquei a falta de uma tensão (não sei qual o valor dessa tensão), pela minha análise ela deveria surgir

assim que pressiono o power, dentro deste mesmo circuito que é um conversor buck, encontrei o fusível F5101 aberto, ainda assim o problema não foi resolvido. Percebi que o

mosfet do setor esquenta um pouco e decidi medir a resistência do ponto do indutor em relação ao ground, removi o indutor e medi do lado oposto, obtive uma resistência

de 18.5 ohms, comparando com uma placa que achei na sucata, essa impedância deveria ser em torno de 19k, ou seja, bem mais alta...

 

Injetei 1.2v limitado a 1A e não percebi nenhum sinal de aquecimento, como não sei qual a tensão devo ter neste ponto, não me arrisquei a testar com tensão mais alta.

 

Pergunto aos colegas que têm experiência com esta placa: Qual a tensão devo ter neste ponto? Quais setores essa tensão alimenta?

 

OBS: Não dei informação mais detalhadas porque a PCB quase que não tem nenhuma informação, então estarei deixando as imagens em anexo.

IMG_20220617_164550.jpg

IMG_20220617_165128.jpg

Editado: por tecno_freitas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, amigo. Já recuperei essa linha, tinha curto no ci hub USB 3.0 e também em um VRM que fica próximo ao processador, na parte de baixo da placa. Recuperei a linha de alimentação e acredito que durante o curto-circuito, acabou passando os 12v diretamente pros circuitos mencionados, ocorrendo a queima dos mesmos.

 

O sintoma da placa já mudou, inicialmente ela acendia a luz azul e apagava de imediato, agora o blue led fica em loop. Verifiquei todos os VRM's e todos estão bons. No momento estou em busca do CI Gl3520 (Hub USB), estou testando a placa sem ele no lugar pois não tenho em meu estoque. Pela minha análise, por se tratar de apenas um hub, era pra ter dado vídeo mesmo sem ele no circuito.

Estou progredindo na análise, profissionalmente está sendo bom pra mim pois estou tendo a oportunidade de me familiarizar com a placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Havia deixado a placa de lado por uns dias e finalmente decidi analisar novamente. Percebi que um dos VRM da APU não estava funcionando, apesar de não haver nenhuma fuga na região, um dos DRMos estava danificado.

Ao substituí-lo, o console apresentou vídeo!

 

OBS: Coloquei o desfecho de forma resumida, a placa já havia sido mexida e condenada. Apesar de não ter experiência com PS4, essa é a prova que saber analisar é muito mais importante do que saber qual componente trocar!

Editado: por tecno_freitas
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MSoler Após colocar o caso como resolvido, agora a pouco tive uma surpresa rsrsrs: O console parou de funcionar.

O sintoma agora está diferente do inicial, quanto ele chegou aqui a luz azul acendia e apagava em seguida, agora ele fica em looping, a luz azul fica mudando de tonalidade e o console não dá vídeo. Analisei as tensões e pelo visto estão ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso tem cara de ser problema na ponte sul com inscrição iniciais CXD, muitas vezes luz azul é defeito neste componente, mas como essa placa parece estar muito mexida, precisa analisar, veja se encontra curto proximo a CXD e embaixo da placa também, apesar que muitas vezes o componente nao apresenta nenhum curto mas ta ruim do mesmo jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MSoler Meu caro amigo, estou exatamente fazendo isso. Já efetuei o backup da nand e no momento estou aguardando chegar meu conversor USB/Serial para fazer o debug via UART. A minha suspeita é mesmo que seja mesmo memória, mas entendo que o problema pode estar em outra parte do hardware.

Editado: por tecno_freitas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Após validar a nand e instalar o patch para UART, fiz a leitura serial e me apresentou erro de memória, substituí 3 pares de memória no total porém valeu à pena pois o console voltou novamente a ter vida! Como nem tudo são flores, ele não está identificando o controle pois tenho um problema no hub USB. Já regravei a EEEPROM pertencente ao integrado Gl3520 e também fiz uma análise geral em torna do referido CI, não tenho a tensão de 5V que vai para a porta USB. 

 

Meus Próximos passos:

1 - Verificar com o osciloscópio a presença de comunicação DATA(+) e DATA (-)
2 - Alimentar diretamente a porta com os 5V

3 - Verificar comunicação com o Chipset

4 -  Caso não encontre nada com as análises acima, partirei para substituição do Gl3520 

5 - E se tudo isso der errado rsrss, vou quebrar a cabeça até descobrir

 

OBS: O CI Gl3520 já havia sido trocado pois inicialmente o mesmo estava em curto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analisei e apesar das tensões estarem ok, não havia sinal de comunicação. Inspecionei o CI com o microscópio e percebi que vários terminais não estavam em contato com os pads da pcb, removi, ressoldei com calma e a USB voltou a funcionar. 

 

Mas como nem tudo são flores, eu atualizei o game e após ele reiniciar, ficou "preso" novamente na luz azul pulsante. Amanhã irei novamente fazer a leitura serial pra tentar entender o que aconteceu dessa vez.

Editado: por tecno_freitas
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto, parece que o equipamento deu "brick". Fiz a leitura serial e me apresenta o seguinte erro: ERROR: main(3738) checkUpdVersion 0xffffffff != 0x9600000

Isso aconteceu depois de uma atualização, eu já saquei a NOR e gravei com o arquivo que fiz backup antes da atualização, porém mesmo assim permanece com o mesmo erro descrito acima. 

Não entendi direito, mas é como se tivesse gravado algo no hardware pois pela minha análise, ele teria que voltar a funcionar quando gravei o backup antigo da NOR.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecno_freitas bom dia, se possível posta o log para ficar mais fácil de interpretar. Há uns posts atrás você disse que havia regravado uma eeprom de controle do GL3520, só por especulação substitua ela por outra de outra placa que nunca foi mexida, alguns gravadores de eeprom lançam 5v em pinos de dados e algumas eeprom são muito sensíveis a isto, não estou dizendo que é isto somente uma especulação. No aguardo do log.

Editado: por MSoler
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecno_freitas Como o sistema PS4 têm trava anti-downgrade, não regrave backup antigo na nor jamais, ou irá brickar o SYSCON e terá um tijolo, o SYSCON possui níveis de proteção contra gravação então ao inicializar o ps4 com uma nor anterior ao sistema já presente, a NOR tentará carregar o sistema no SYSCON e ele irá bloquear o downgrade retornando o erro, Agora fala pra mim que você antes de tentar regravar a NOR de backup antigo você fez um NOVO BACKUP pra conferir se realmente estava corrompido?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MSoler Olá, amigo! Estou estudando sobre isso e descobri exatamente o que você citou: o sistema não aceita downgrade. Eu tenho sim o backup da NOR atualizada, sempre faço isso por precaução! Sobre outra EEPROM do GL3520, eu não tenho, a que retirei da sucata estava apresentando erro de leitura, então usei a mesma eeprom do game para gravar o arquivo baixado aqui no fórum. Meu gravador é o TL866II Plus, a tensão é dimensionada automaticamente então acredito que não tenha tido nenhum problema com isso.

Sobre a NOR atualizada, ela não possui nenhum erro ( por isso não coloquei o log) e nesse momento estou preparando o gravador para inseri-la novamente no chip.

 

O erro main(3738) checkUpdVersion 0xffffffff != 0x9600000 está sendo mostrado através da leitura serial. Estou estudando aqui sobre a possibilidades de corrigir esse problema, porém agora eu vou reprogramar a NOR com o novo backup que havia feito por precaução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inseri novamente a NOR atualizada e como eu já esperava, continua com o mesmo erro:


secure loader build: May 10 2022 05:23:21 (r10568:release_branches/release_09.600) [711MHz]
AGESA: ThebePBDK       W5C21      
ERROR: main(3738) checkUpdVersion 0xffffffff != 0x9600000

 

Estou buscando informações e unificando tudo pra analisar se no momento ainda há uma chance de ser reparado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, amigos. Hoje concluí que infelizmente o equipamento "brickou" depois da atualização. Pensei que fosse um caso isolado, mas ao fazer buscas, percebi que tem muita gente reclamando disso, parece algo que a Sony já tem ciência que isso acontece.

 

Andei pesquisando sobre como desfazer o brick e pouquíssimas pessoas tiveram sucesso com isso pois o procedimento é um pouco complicado, pelo que eu consolidei e entendi, precisaria fazer o seguinte:

 

Remover o chip do fabricante "Renesas", colocá-lo em uma gravadora e utilizar um software próprio da Renesas para fazer backup das informações do chip. Daí teria que baixar um arquivo de configuração padrão e mesclar com algumas informações do backup original do chip. Teria também que apagar algumas informações do backup da NOR e depois disso regravar e soldar os chips no aparelho, só assim pra conseguir reversão do brick.

 

Por não ter tempo e nem recursos para tal, decidi por informar ao cliente sobre o ocorrido e dizer que infelizmente já cheguei em meu limite e não tenho mais o que fazer. Meu agradecimento ao amigo @MSoler que me ajudou bastante aqui o fórum.

 

 

Editado: por tecno_freitas
  • Joinha 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • tecno_freitas alterou o título para [Edit] Playstation 4 FAT SAB-001 Fuga na linha de 12V (Soft Brick)

Amigo é realmente uma pena, sugiro comprar esse console do cliente e usar a placa como doadora, pelo menos ela dará lucro no futuro e cobrirá essa tristeza e frustração que o mesmo causou. Pelo que li em sites russos, veja bem "russo", eu não sei nem falar português corretamente, me parece que o erro (3738) têm que fazer um backup do syscon e na bin gerada apagar 8 bytes no endereço descrito no erro e regravar nele, ressoldar na placa e rezar. Fique com Deus, abraço.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...