Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

NoBreak SMS station ii ust800b, Apitando quando na tomada, desliga na bateria

Avalie este tópico:


_GD_

Posts em destaque

Bom dia...

 

Estou com uma certa urgência nesse caso.

 

Após faltar luz em um escritório, segundo o cliente, os equipamentos foram todos desligados...

E quando retornou a luz ao ligar, 4 No Breaks apresentaram problemas identicos:

 

- Quando ligado na tomada e é acionado o botão power ele se arma normalmente, e o led passa a ficar vermelho pisca enquanto apita rapidamente em intervalos muito curtos..

- Mesmo que se tente desligar no botão power o No Break não desliga.

- Só se desliga após ser retirado da tomada.

- A bateria apresenta 12V, mas testei com uma nova e não adiantou.

- Verifiquei fusível, cooler e estão ok.

 

Coincidentemente faltou luz em casa ontem e o No Break do meu pai apresentou o mesmo defeito, mas bastou retirar e recolocar na tomada 2 vezes para ele retomar o funcionamento normalmente, como se tivesse feito um "reset".

 

Imagino que esses 4 No Breaks estejam com algum problema desses, precisando de uma especie de "reset", pois 4 estragar da mesma maneira, executando o serviço que lhe é devido, parece muitoo difícil...

Alguém tem alguma ideia desse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem esse botãozinho... mas qual seria o procedimento para usa-lo?

Tentei ficar pressionando já, tentei aperta-lo seguidas vezes, tentei ligar apertando-o...

enfim... tentei algumas coisas... com o no break ligado e desligado tbm...

 

Mas enquanto espero uma resposta tentarei mais vezes... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei e nada então deve ser os FETs, eu medi entre o source e o drain, escala de diodo sem remove-los, e mediram direitinhos a principio... Mas não me prestei pra tirar, porque se tiver que trocar não vai ser eu mesmo, então não me aprofundei...

Bem vou tentar efetuar o reset nos 4 equipamentos, mas estou com poucas esperanças...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos medido em cima da placa...

Todos parecem estar bons.

Aproveitei e medi os diodos que por lá tinham e nada.

 

Como aqui somos filiais, e as peças provem da matriz, vou encaminha-los para lá.

 

Agradeço a ajuda, se eu tivesse os componentes, nem que fosse de sucata para testar, eu iria até o fim. Quando eu obter a resposta posto aqui o que era.

 

Bem era isso, obrigado Fernando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia amigo .. um testes que voce poderia fazer pra matar de uma vez se é problema de mosfet ou nao é ligar ele sem nenhuma carga e somente em bateria e medir se tem tensao. pq isso?

 

é o seguinte, quando o nobreak esta ligado na rede ele esta com o carregador carrendo e tudo certo. porem o inversor nao funciona ou seja fica somente em rede. quando teve queda de energia ele passou de rede para bateria ou seja o inversor comelou a funcionar, como depois que ele desligou ele apresentou o problema acontece que quando ligamos eles com o cabo na tomada ele faz um auto testes pra saber se tudo esta ok e nromal, como por exemplo, testes os estabios de estabilização, tetses carregador de bateria, testes pwm dos mosfets, testa sensor de bateria entrre outras coisas, o que pode ter aocnteceido é ter dado defeito em alguma coisa que quando ele vai ligar acusa falha no auto testes. por isso se vc ligar ele somente em bateria ja descarta a posibilidade de ser problema de inversor, se for o caso posso te ajudar a reparar a placa. nao sei se devover ele ja ou nao me da um retorno ok

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, acontece que na bateria, quando é ligado ele acusa o erro, os leds piscam e faz o barulho, só que diferentemente de quando esta na tomada ele se desliga...

(na tomada ele não se desliga, permanece apitando e piscando e não se desliga, mesmo pressionando o botão, até ser retirado da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entãoetapa, por isso mesmo o nobreak primeiro precisa funcionar em modo bateria senão não irá funcionar corretamente em rede se você liga ele em modo bateria e acusa defeito então temos que resolver primeiramente Está etapa, comece verificando quantos volts você tem nos Gates dos  mosfet de potência lembrando que tem que ter a mesma tensão em todos os gate o sinal pwm só irá aparecer quando o nobreak estiver em modo bateria em modo rede esse final desaparece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É comum nos escritórios, nos casos de falta de enegia, os usuários ao invés de salvar seus trabalhos e desligarem seus computadores e em seguida desligarem os nobreaks, simplesmente deixam tudo ligado ate as baterias se esgotarem e quando do retorno da energia os nobreaks na conseguir ligar novamente ( os bons nobreks se desligam antes do esgotamento, nao sei se é o caso), já solucionei alguns casos simplesmente deixando ligado mesmo alarmando ate que o propio aparelho conseguisse iniciar a reposição de carga na bateria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

" Sei que o topico é antigo "  Os nobreaks da sms costuma dar esse problema com bateria fraca ou mal contato dos conectores ligados aos bornes da bat.

Pra ele sair dessa função coloque uma bateria carregada [ nobreak desligado da tomada ].Após isso,conecte na tomada e ligue

o nobreak no botão power.Provavelmente ele ira ficar apitando,mas segure o botão power até ele desligar.

Após desligar,retire o plug da tomada e depois da bat.Depois faz o processo de religar:Primeiro a bat,depois conecte o cabo

de força,e depois ligue o power.Com isso devera funcionar corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Aproveitando o post pois a situação é a mesma. Nobreak apitando led verde/vermelho piscando.

 

Em bateria funciona corretamente com tensão nas saídas.

 

Se conecto cabo na rede e ligo fica bipando. Olhei mosfets, os transistores bc337, diodos e na placa parecem ok.

 

Retirados os dois cabos de potência (branco e azul) tem 4,9v nos fets IRF3306. No IC1 e no IC4 tem 12v no pino 4. No mesmo CI tem 4,7-4,9v no pino 14 do IC4 zero no 14 do  IC1. Estando conectados os cabos de potência cai para 2,7v no gate. Já troquei o LM324 do IC1.

 

 

 

Agradeço se algum colega tiver alguma dica.

 

 

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sempre insisto no ponto da bateria, pois já vi muitos pecarem ai.

 

Não é porque tem tensão que ela está boa, uma bateria sem carga ou ruim, também pode ter 12V, quando está no nobreak praticamente sempre tem os 12V. Mas não quer dizer que tem carga.  Que ano é esta bateria? Normalmente dá pra ver nela mesmo.

 

Faça o seguinte, não coloquem problemas em tópicos existentes, mesmo se for parecido pois é um tópico de mais de ano, abra um novo tópico que fica bem melhor.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo e meio estranho mas você já testou todos os componentes da placa !!

E ja testou o sinal de onda quadrada que o microcontrolador envia para os CIs LM324 nos pinos se não me engano 12 e 8 a tenção da onda e 4V dos LM e nos pinos dos mosfets do inversor tende a ser 4V  se você não tiverem um osciloscópio pode usar um multímetro analógico com a ponteira positiva ligada na saida output do multimetro que filtra a tenção CC da tensão AC que e a tenção da onda quadrada dos PWM. Ai se não tiver o sinal de onda quadrada pode ser o proprio micro ou os amplificadores operacionais no caso os LM324 ou similares Hehehehe OK que a força esteja com voces By Ha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...