Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire E1-572 V5WE2 LA-9532P Sem Vídeo

Avalie este tópico:


Bruno Nobre

Posts em destaque

Sou um amador/entusiasta no reparo de notebooks, ou seja, não tenho quase nenhuma experiência. Fiz um curso técnico em eletrônica na Etec (que foi só por hobby) então vira e mexe algumas pessoas me pedem para consertar alguns aparelhos que na maioria das vezes são simples. Nunca gostei de pegar celulares/notebooks de outras pessoas para consertar por causa da responsabilidade porém algumas vezes acabo não resistindo. 

 

Eis que dois dias atrás uma tia minha pediu para que eu desse uma olhada no notebook dela porque o teclado não estava funcionando. Logo de cara percebi que o notebook já tinha sido mexido pois faltavam muitos parafusos mas enfim, abri o computador e vi que estava muito sujo, o que é normal pois o note já tem alguns anos e fora isso o flat do teclado estava quase solto. Pensei então "Catapimbas é só limpar e conectar o flat!" E foi o que eu fiz taquei-lhe o álcool isopropílico, dei aquela escovada e depois usei um secador de cabelo pra tirar o excesso que se acumula embaixo de alguns CI's. Testei sem montar completamente e funcionou então eu desliguei e comecei a montar e foi aí que deu ruim.

 

Quando faltava só encaixar o teclado eu resolvi ligar o notebook de novo e o vídeo estava horrível, antes de eu desmontar o computador a imagem piscava quando mexia a tela, nada de mais voltava quase na hora, então eu segurei o botão Power pra desligar e depois apertei pra ligar de novo e não deu vídeo. O CI e a porta VGA que fica do lado esquentavam bastante quando ligava o notebook e então eu resolvi trocar o CI (Sim eu sei que eu deveria ter verificado mais a fundo a causa disso mas como eu estava com pressa e um pouco assustado já quis substituir o componente direto). Substitui o componente mas continuava sem vídeo mas pelo menos não esquentava mais, no CI porém notei um pequeno resistor que estava solto, provavelmente quando troquei o CI o resistor acabou soltando, soldei de volta e tentei ligar mas acabei voltando pra estaca zero o CI voltou a esquentar. Fui fazendo vários testes e ligando e desligando a placa e nesse vai e vem ela parou de ligar (tranquei a porta dos fundos que não passava nem wi-fi) quando tento ligar o led de Power fica ligado por alguns segundos e depois desliga, o fan que antes ligava tbm n liga, o HD começa a rodar mas o led dele não liga a bateria carrega normal e não muda nada quando tento ligar o computador. Depois disso dei uma esquentada no processador pra ressoldar ele pois suspeitava de solda fria, e deu certo o notebook voltou a ligar e a rodar o fan mas o vídeo não volta de jeito nenhum e o CI continua esquentando. Me ajudem please.

 

IMG_20220625_011820.thumb.jpg.4b5aedf1432b06d61ca811b5502befee.jpgIMG_20220625_011823_2.thumb.jpg.be459f1c2ee171064acd278c739e245e.jpg

Editado: por Bruno Nobre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Nobre no seu relato vc diz que recebeu o notebook de sua tia "Eis que dois dias atrás uma tia minha pediu para que eu desse uma olhada no notebook dela porque o teclado não estava funcionando" todo diagnóstico começa com o usuario. è interssante vc saber de sua tia se ele tava 100% e era só o teclado,  saber um pouco dos sintomas anteriores. Ai vai postando aqui que os apoiadores vão juntando as pecinha deste quebra cabeça. Boa Sorte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Desculpa o hiato pessoal mas desde então eu não tenho mexido na placa. Hoje fui checar as tensões secundárias como me foi recomendado aqui, o +1.8VS está dando 3.25V e todos os resistores e capacitores ao redor do CI de vídeo estão bons (mesmo pq eu troquei todos eles por novos já q já estava mexendo msm). 

Olhando o diagrama da placa eu desconfio que possa ser o PU602, o problema é que minha placa é Rev 1A mas o diagrama e o boardview q eu tenho são Rev 1.0 (me ajudaram muito até agr) só que em relação ao pu602 a posição dele e dos componentes adjacentes são diferentes alguém tem esses arquivos pra download?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Bruno Nobre 

Esse é o CI do Super I/O, vai precisar de um gravador destinado a isso.

Mas mais uma vez volto a repetir, suas informações são muito vagas, desta forma fica dificil de ajudar.

Precisaria de um esquema para acompanhar, todas as tensões encontradas, defeito relacionado, etc.

Deste modo aleatório fica quase impossível ajudar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deivid VanzuitaAcer - Aspire E1-572 - LA9532P - Rev 1A - Esquema e BoardViewAcer - Aspire E1-572 - LA9532P - Rev 1A - Esquema e BoardView

 

Segue esquemático e boardview da placa mãe. O +1.8VS estava dando 3.25V e todos os resistores e capacitores ao redor do CI de vídeo estão bons (mesmo pq eu troquei todos eles por novos já q já estava mexendo msm). Troquei o PU602 e a tensão normalizou porém o chip já tinha ido pro saco. O note não dá vídeo pelo vga e minha placa não tem hdmi. Não sei se te ajudam essas informações qualquer coisa só pedir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...