Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Estação de ar quente AFR 850B - calibração

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Colegas,

 

Estação estação em comprei para reparar e depois usar na minha ofiicina.

 

Ela estava com problema no setor de aquecimento da resistencia e o dono foi mexer e acabou queimando a resistencia, parece que aqueceu muito ao ponto de derreter o canhão do soprador.

 

Eu fiz a troca do conjunto completo do soprador e troquei o que precisava na placa de controle. Agora a estação está funcionando mas precisa calibrar

 

Ao ligar com o ar todo aberto e temperatura fechada ela marca 144 °C  quando o normal seria 150 °C A temperatura de desligar está correta em 50°C

 

Agora também falta checar com um termopar externo se a temperatura indicada no visor esta correta.

 

Ela tem 3 trimpont  de regulagem e eu não queria mexer na tentativa e erro. 

 

Será que alguem já fez isto e tem a indicação de cada trimpont e a função

 

Abs,

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Ascent Tecnologia e info disse:

@Roberto275803 geralmente na serigrafia tem dizendo o que cada trimpot faz, o seu não tem ?

A minha tem assim VR1 e o outro VR3  - Parece regulador de tensão, mas de quem.

 

Ideal era ter um esquema ou manual de serviço.

 

Abs,

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberto275803 através das tensões é que a temperatura é regulada, se for igual a minha ela vai acusar a temperatura do sensor, ou seja eu tenho que acertar no display a temperatura que tá saindo acusando no termopar, ou seja, esses trimpots ou ele vai diminuir a tensão na resistência fazendo com que a temperatura real seja 144 ou ele vai mudar o display para 150. porem vale salientar que esses equipamento tem uma margem de erro de 5% do fabricante, então neste caso o erro estaria dentro do aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ascent Tecnologia e info

 

Amigo eu acredito que esta diferença foi pq eu coloquei um kit completo do soprador da Yaxun 850, 702 e com certeza tem diferença do valor de resistencia e até do termopar , sensor de temperatura.

 

Eu terei mesmo que calibrar neste caso.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Abs,

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ascent Tecnologia e info

 

Colega conseguiu calibrar e fogo show de bola. A temperatura ao ligar com  controle de temperatura no minimo bate 150 °C e ao desligar baixa até 50°C e desliga.

 

Agora uma observação que eu fiz é que as outras estações ao apertar o botão de  desligar o ar vai ao máximo e a AFR 850B, pelo menos a minha fica mo mesmo nível de ar de trabalho.

 

Alguem tem uma igual para confirmar esta informação. Para mim o lógico era ir ao maximo o ar ao virar a chave de desligar.

 

Abs,

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Em 09/07/2022 às 08:39, kin disse:

ROBERTO,geralmente quando eu desligo a minha que e uma hikari 850 digital ,eu coloco o ar no 7 mais ou menos e nao reparei se e automatico ,para evitar a queima da resistencia no canhao.

Colega,

 

Acedito que não fui claro na questão. 

 

1 - Eu tenho uma estação antiga, 850A da Eco-mania, foi a minha primeira depois comprei outra 702C  da  Yaxun e todas as 2 ao desligar na chave o ar vai ao maximo até resfriar a resistencia do canhão e depois ela desliga por completo.

2 - Já a AFR 850B não faz isto das outras 2 anteriores. Ao desligar ela permanece com a mesma vazão de ar que estava trabalhando e aí se deixar leva 1 semana para resfriar o canhão e desligar. A temperatura vai baixando 1 grau por minuto. 

 

Eu queria adaptar este mesmo sistema das outras 2 nela. Assim o ar iria ao maximo e depois desligava.

 

Alguem sabe o circuito que faz isto?

 

Abs,

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Roberto275803 disse:

Colega,

 

Acedito que não fui claro na questão. 

 

1 - Eu tenho uma estação antiga, 850A da Eco-mania, foi a minha primeira depois comprei outra 702C  da  Yaxun e todas as 2 ao desligar na chave o ar vai ao maximo até resfriar a resistencia do canhão e depois ela desliga por completo.

2 - Já a AFR 850B não faz isto das outras 2 anteriores. Ao desligar ela permanece com a mesma vazão de ar que estava trabalhando e aí se deixar leva 1 semana para resfriar o canhão e desligar. A temperatura vai baixando 1 grau por minuto. 

 

Eu queria adaptar este mesmo sistema das outras 2 nela. Assim o ar iria ao maximo e depois desligava.

 

Alguem sabe o circuito que faz isto?

 

Abs,

 

Roberto

se a sua não possui essa função é pq ela não precisa, talvez a sua seja estações de day work, usado por pessoa que passam o dia usando o equipamento, como em fabricas de placa mãe, essa estação tem uma retomada de ar mais rápida que as demais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...