Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo IdeaPad S145-15IGM | NM-C111 | Não liga, tensões de 3 e 5v alteradas

Avalie este tópico:


Carlos Alberto Klafke Filho

Posts em destaque

Tenho esse note que não está ligando, tenho 3v no botão power, quando pressionado cai a 0, mas não acontece nada, nenhum consumo na fonte. Analisando, cheguei nas PL3501 (3v) e PL3502 (5v) que apresentam tensões de 2,7v e 4,6v  respectivamente. O PWM que gera essas tenões é um LV5083, não tem mosfet ali. As tensões LDO estão normais, acredito que terei que substitui-lo mas gostaria de uma segunda opinião, segue o circuito:

image.thumb.png.b385de2a2cd5d555e7ac607e6931439d.png

 

Alguém com mais experiência poderia dizer se há possibilidades de algum dos componentes nesse circuito possa estar causando essa alteração? Ia encomendar mas o valor do CI é bem alto.

 

Obrigado

Editado: por Carlos Alberto Klafke Filho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Átomos disse:

abra os jumpers e meça as saídas assim terá uma ideia de que seja o ci

Boa dica! Abri os jumpers e as tensões se normalizam, fechei o jumper de 3.3v e ficou normal, quando fechei o de 5v as duas tensões caem, meu problema é na linha de 5v então. Vou prosseguir com a análise, mais alguma dica?

  • Perplexo 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Átomos disse:

@Carlos Alberto Klafke Filho no pad de 5v isolado, injete tensão q vai achar algum capacitor smd com fuga.

Obrigado pela ajuda @Átomos .

Estou um pouco confuso, com pj aberto, se injeto 5v do lado do CI o consumo vai para 0,04 e o CI da uma leve aquecida, se injeto do lado do resto do circuito não tem consumo algum. Cheguei a conclusão que o problema deve estar antes do PJ. Fechei ele novamente pra testar, ainda apresenta queda de tensão na bobina. Me estressei e resolvi remover todos os capacitores entre o CI e o PJ, assim, energizei a placa com 20V e o consumo subiu para 0,07A deixando o CI em algo em torno de 50ºC. Coloquei novamente os 3 capacitores, queda de tensão sem consumo algum. Removi então o PC3554 que fica entre o CI e a PL, novamente apresenta consumo de 0,04 e o ci da uma leve aquecida. Ai cheguei a outra conclusão óbvia, há algo de errado nisso tudo que não está certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, desisti de tentar culpar PU3501 e querer trocá-lo, coloquei todos os componentes que havia removido na placa e analisei todos os pontos onde +5VALW chegava. Acabei por abrir o PJ6602 e e a tensão de 5V ficou OK.

 

image.png.6f6c019a8c7652031625a596b8be4c60.png

 

Pelo que entendi abrindo esse jumper deixei de alimentar o RT5077 e não terei RT5077_LX1 que sai do CI e se transforma em +VNN

 

 

image.thumb.png.e5a23c4abb08fae5374d1b3237f01dff.png

image.png.c61a275b96830239d144e47c874f8cad.png

 

Essa tensão +VNN alimenta alguma parte do processador e o que é estranho é que ela surge tão logo a placa é alimentada, ou seja esta tensão esta sempre presente, e não deveria conforme essa tabelinha.

image.png.576d785e51b5d838e1fc737434bb1b58.png

 

Quero entender como esse 5077 funciona, alguma luz?

 

 

 

 

 

 

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

Editado: por Carlos Alberto Klafke Filho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando a analise, fechei o PJ6602 e removi a PL6604, injetei 0,8V no pad do lado do processador e surgiu um consumo de 0,02. Peguei a câmera térmica e não encontrei nada aquecendo, ai tive a brilhante idéia de passar limpa contato pra esfriar a placa e ver se acho alguma diferença de temperatura. Após isso injetei tensão novamente no pad da PL e por alguns instantes o consumo foi a 0,02 caindo pra 0, depois não apareceu mais consumo algum. Em todas as etapas que postei tentei ligar a placa e não aconteceu nada. Coloquei a PL no lugar, e a tensão de 5V se estabilizou, a tensão de 0,9v com a placa energizada não surgiu mais mas a placa continua sem dar sinal algum quando pressiono o botão power. Amigos, obrigado a todos que ajudaram mas vou devolver esse equipamento sem reparo, suspeito que o processador esteja danificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...