Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo 320 - NM-B452 - Após retirada dos chips de memoria integrada ele trava na inicialização.

Avalie este tópico:


XkawagataX

Posts em destaque

Bom dia, estou com essa máquina na bancada que chegou com curto em um dos módulos de memória, eu retirei os módulos on-board, fiz a modificação dos resistores RC1634 e RC1635 para que a placa faça a leitura do módulo off-board e a placa ligou e demora um pouco para dar imagem. A questão é que ele trava ao carregar o sistema, não chega nem a iniciar. Já troquei o SSD, já troquei o módulo de memória, já tentei formatar o sistema e continua travando antes de iniciar o sistema. Alguém poderia me dar uma luz?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XkawagataX tá correto, nessa posição ai mesmo, o ideal agora é monitorar as tensões nas bobinas do processador e memória, no momento do boot e do travamento, pra ver se há alguma alteração, ademais, eu regravaria com um outro arquivo de bios para desencargo de consciência, qual arquivo você gravou que deu vídeo, se possível, mande o serial do equipamento, para a gente tentar construir uma bios a partir do .exe original do fabricante.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, master7 disse:

@XkawagataX Essa placa tem vídeo dedicado, já verificou se está normal. Tenta entrar no windows no modo de segurança para vê se não trava.

ele nem se quer chega a carregar o sistema, trava no varregamente. Se fosse problema com a placa dei video (driver) eu conseguiria formatar o SSD e nem isso eu consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FDONATO disse:

@XkawagataX tá correto, nessa posição ai mesmo, o ideal agora é monitorar as tensões nas bobinas do processador e memória, no momento do boot e do travamento, pra ver se há alguma alteração, ademais, eu regravaria com um outro arquivo de bios para desencargo de consciência, qual arquivo você gravou que deu vídeo, se possível, mande o serial do equipamento, para a gente tentar construir uma bios a partir do .exe original do fabricante.  

Aqui no fórum só dispõe de 2 arquivos para essa placa, um que vem junto com o arquivo EC do super IO e ou outro que é apenas a BIOS. O que funcionou foi o que não tem o arquivo do IO junto. o número de série é PE03NE3K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FDONATO disse:

sim, de preferência!

Gravei e não sobe imagem. Só sobe com o arquivo que mencionei no post acima.

20 horas atrás, samuelrios disse:

ele trava ao carregar 1 pendrive bootavel tambem?

testei hoje com o bootável e tb não carrega o mesmo. Trava na inicialização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, XkawagataX disse:

4WCN41WW e a que baixei no site para verificação foi a 4WCN47WW

só muda a versão amigo, eu baixei a bios mais antiga justamente para ser compatível com o arquivo ec rom que enviei junto, porque nessa verssão com "47" não consegui extrair a ec rom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, FDONATO disse:

só muda a versão amigo, eu baixei a bios mais antiga justamente para ser compatível com o arquivo ec rom que enviei junto, porque nessa verssão com "47" não consegui extrair a ec rom...

nesse caso estou sem rumo nessa placa. na BIOS ela não trava porém qualquer sistema que tento subir ela não inicia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

saberiam me orientar a desabilitar a placa de video dedicada para que eu possa realizar um teste para identificar se é o chip gráfico com problema. Visto que recebi esse equipamento vindo de outras assistências não é difícil que alguém tenha chamuscado ele. @FDONATO

Editado: por XkawagataX
citação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, XkawagataX disse:

na BIOS ela não trava porém qualquer sistema que tento subir ela não inicia

Cara isso lembra muito os problemas de "fuga" que dão nas linhas de vcore, gfx e etc... Como disse em uma resposta acima o ideal seria monitorar essas tensões.

5 horas atrás, XkawagataX disse:

saberiam me orientar a desabilitar a placa de video dedicada para que eu possa realizar um teste para identificar se é o chip gráfico com problema.

Sim, amanhã a gente dá continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/07/2022 às 22:05, FDONATO disse:

Cara isso lembra muito os problemas de "fuga" que dão nas linhas de vcore, gfx e etc... Como disse em uma resposta acima o ideal seria monitorar essas tensões.

Sim, amanhã a gente dá continuidade.

consegui desativar o video dedicado pelo esquema mas o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...