Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV LG Plasma 50PB650B - Sem tensão VS e VA. Tentei o autogen, mas não funciona.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Um transistor mosfet e alguns diodos da placa fonte estão acusando curto, enquanto um resistor está dando valor alterado. Na placa fonte estes componentes estão acusando curto, mas ao retirá-los da placa nenhum acusou curto, todos estão ok, marquei na foto os componentes da parte de cima da placa,o diodo em cima da placa conduz de ambos os lados e ainda apita, acusando curto total, outros diodos na parte de trás estão conduzindo de ambos os lados também, mas não apitam. Alguma dica? Isso só pode significar que algum componente da placa está influenciando os outros, mas eu medi vários resistores das redondezas e estão todos ok, os capacitores SMD visualmente também estão ok. Não sei o que pode ser.

D_NQ_NP_895789-MLB50377900516_062022-O.jpg

Editado: por Mobo Six
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mobo Six alterou o título para TV LG Plasma 50PB650B - Sem tensão VS e VA. Tentei o autogen, mas não funciona.

@roonix A placa está totalmente fora da TV. Eu isolei a y-sus e z-sus já, conectei só a principal e não adiantou, por desencargo de consciência tentei o auto gen, mas também não funcionou. O sintoma da TV sem abrir ela é que o led stand-by acende e desliga ao conectar na tomada, ao ligar a TV no controle remoto ou botão, o led stand-by liga, pisca uma vez e apaga. Testei também os 17v dela, quando liga no controle remoto ele sobe os 17v, mas qnd o led stand-by apaga os 17v vai caindo até zerar, o que para mim é que a TV desarmou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse diodo da imagem está em "curto", assim como o capacitor SMD. Retirei ambos da placa e ambos estão bons... Eu não sei porque, mas a solda deles tá acusando curto. Os dois fora da placa estão em perfeito estado. Retirei também o STRW6051S achando que ele seria o causador, mas não, a solda dele também acusa curto, eu realmente não faço ideia do que pode ser. Eu também não sei se essa parte preta ai da placa é um só circuito e vai acusar curto de qualquer forma. Alguma sugestão?

fonte.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, você já tentou ligar a fonte isoladamente da placa principal ? liga ela na bancada direto sem nenhuma outra placa conectada, você deverá ter todas as tensões liberadas e consegui isolar qualquer problema nesta placa.

 

faça os jumper dos pontos conforme figura anexa.

CHAVEAMENTO LG.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois que conseguir testar a fonte isoladamente, vc deve medir as duas placas y-sus e z-sus , verificar todos os FET´s e diodos, fazer o teste de isolamento das tensões VS e VA em relação ao terra, você não pode ter curto em nenhum destes pontos quando referenciados ao terra., essa dúvida ai desse diodo que menciona, você precisa analisar o circuito em volta e verificar se não há algum indutor ou transformador no circuito que possa indicar o curto, pode ser apenas um diodo de proteção.  eu não lembro muito dos detalhes destas placas, faz tempo que não pego nenhuma deste modelo, mas não é complicado não, sempre tive sucesso na identificação das falhas. O único problema é achar os FET's originais , pois tem muito componente falsificado no mercado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Claudio dias dos santos disse:

Olá amigo, você já tentou ligar a fonte isoladamente da placa principal ? liga ela na bancada direto sem nenhuma outra placa conectada, você deverá ter todas as tensões liberadas e consegui isolar qualquer problema nesta placa.

 

faça os jumper dos pontos conforme figura anexa.

CHAVEAMENTO LG.JPG

@Claudio dias dos santos Olá, boa noite! Muito obrigado por responder, só uma dúvida em relação a esta figura. Essa fonte da 50PB650B tem as seguintes entradas: 

Auto_GND    M_ON

AC_ON    RL_ON

17V_DET    5.2V

VS_ON    GND

GND    GND

VS_DET    5.2V

5.2V    5.2V

GND    GND

17V    17V

 

Os dois STBY5V da figura eu não sei onde ficam, eu cheguei a medir a tensão do M_ON, Auto_GND, AC_ON, RL_ON e o VS_ON. 

M_ON tem 3.3v quando eu tento ligar a TV com a fonte conectada a Principal, quando não tem a principal, no caso na bancada, o M_ON tem 0.62V

Auto_GND tem 3.5v independemente da fonte estar conectada a principal

AC_ON tem 5.2V independentemente da fonte estar conectada a principal

RL_ON tem mais ou menos 1.12v também independentemente da fonte estar conectada a principal

já o VS_ON não tem nada quando a fonte não está conectada a principal, já quando está e eu tento ligar a TV, ele sobe para 3.3v e uns 2~3 segundos depois a TV desliga. 

 

onde ficam esses dois stand-by da figura nessa minha fonte? Desculpa desde já, é que realmente não sei mesmo e não quero arriscar e queimar a fonte. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Amenofis IV disse:

A tensão de stand-by surge ao plugar a placa na rede

@Amenofis IV Oi, não tem o conector P301, e sim outro conector chamado P813. A figura que o colega mandou acima é de outra TV, é quase igual a minha, mas possui diferenças. 

 

Auto_GND    M_ON

AC_ON    RL_ON

17V_DET    5.2V

VS_ON    GND

GND    GND

VS_DET    5.2V

5.2V    5.2V

GND    GND

17V    17V

 

esses são os conectores do P813 da minha TV. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, então você pode chavear a fonte separada da placa principal e separada das outras também levando esses 5.2V através dos resistores para os pontos RL_ON e M_ON não esquecendo das duas lampadas em série na saída VS. Uma vez constatado funcionamento normal da fonte você pode passar a verificar as placas y-sus e z-sus conforme explicou o amigo Cláudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Amenofis IV disse:

Ok, então você pode chavear a fonte separada da placa principal e separada das outras também levando esses 5.2V através dos resistores para os pontos RL_ON e M_ON não esquecendo das duas lampadas em série na saída VS. Uma vez constatado funcionamento normal da fonte você pode passar a verificar as placas y-sus e z-sus conforme explicou o amigo Cláudio.

@Amenofis IV Eu ainda estou com receio, porque eu medi o rl-on quando tentei ligar a TV. A TV liga por uns 2s e desarma, nesse meio tempo o RL_On media 1.12v, injetar 5.2v mesmo com o resistor de 100ohm pode não ser a coisa certa a se fazer, por isso eu gostaria de saber como armar essa fonte em específico, não baseada em outra similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mobo Six Nao consegui o esquema dessa fonte que é o que utilizo para analisar e passar dicas, quando não tenho o esquema analiso a placa pra acionar a fonte de alimentação do pwm do pfc e pwm do chopper que geram a vs e va. É um pouquinho mais complicado pois aciono pelo primário da fonte. Normalmente 

essas fontes possuem um microcontrolador para monitorar o funcionamento. 

 

Em 07/07/2022 às 15:03, Mobo Six disse:

@Amenofis IV Eu ainda estou com receio, porque eu medi o rl-on quando tentei ligar a TV. A TV liga por uns 2s e desarma, nesse meio tempo o RL_On media 1.12v, injetar 5.2v mesmo com o resistor de 100ohm pode não ser a coisa certa a se fazer, por isso eu gostaria de saber como armar essa fonte em específico, não baseada em outra similar.

o sinal de acionando pode ser em nível baixo ou alto. Com a placa na bancada passa todos valores de tensão encontrado no conector p813. 
 


 

A princípio acredito que tenha que colocar o resistor de 100r dos 5v de stand-by para o vs_on e outro também dos 5v para o m_on. Veja se dessa forma o pfc sobe e a vs aparece. Não esqueça da lâmpada série com a rede ac. Volte todos componentes que tirou. 


Ah, quando a tv tenta ligar apresenta alguma tensao na vs ou va? Mesmo que baixa.

 

Editado: a placa principal envia 3,3v de sinal de acionamento, você colocando o resistor dos 5v de stand-by não tem problema. Só não pode fazer em hipótese nenhuma com a placa principal conectada.

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ohm disse:

@Mobo Six Nao consegui o esquema dessa fonte que é o que utilizo para analisar e passar dicas, quando não tenho o esquema analiso a placa pra acionar a fonte de alimentação do pwm do pfc e pwm do chopper que geram a vs e va. É um pouquinho mais complicado pois aciono pelo primário da fonte. Normalmente 

essas fontes possuem um microcontrolador para monitorar o funcionamento. 

 

o sinal de acionando pode ser em nível baixo ou alto. Com a placa na bancada passa todos valores de tensão encontrado no conector p813. 
 


 

A princípio acredito que tenha que colocar o resistor de 100r dos 5v de stand-by para o vs_on e outro também dos 5v para o m_on. Veja se dessa forma o pfc sobe e a vs aparece. Não esqueça da lâmpada série com a rede ac. Volte todos componentes que tirou. 


Ah, quando a tv tenta ligar apresenta alguma tensao na vs ou va? Mesmo que baixa.

 

Editado: a placa principal envia 3,3v de sinal de acionamento, você colocando o resistor dos 5v de stand-by não tem problema. Só não pode fazer em hipótese nenhuma com a placa principal conectada.

@ohm Aparentemente a fonte armou, liguei com uma lampada em série e a mesma nem sequer ligou, o que me leva a crer que o circuito está aberto. Os dois capacitores primários do PFC estão sendo alimentados com 176v, minha rede é 127v, coloquei um transformador de 220v e a tensão deles foi para 320~340v, então o PFC está bom ao meu ver. Quando liga a TV, o VS fica em 0.2 por ai, enquanto a VA é zero mesmo. O componente circulado em vermelho é um transistor mosfet e está conduzindo de ambos os lados, o mosfet do lado dele é igual e não está conduzindo, já tirei ele da placa e está ok. Eu vi o pessoal dizendo que poderia ser o ncp1397, eu troquei ele e o problema continuou. Aliás, o pino 12 do NCP1397 é o VCC dele, de acordo com o datasheet precisa receber em torno de 20v, mas está recebendo somente 6,5v. 

D_NQ_NP_895789-MLB50377900516_062022-O.jpg

Editado: por Mobo Six
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/07/2022 às 15:27, Mobo Six disse:

Os dois capacitores primários do PFC estão sendo alimentados com 176v, minha rede é 127v, coloquei um transformador de 220v e a tensão deles foi para 320~340v, então o PFC está bom ao meu ver.

Pfc está desligado. Deveria ter em torno de 400v independente da rede ac. Colocou os dois resistores de 100r? (No vs_on e m_om)

 

Em 09/07/2022 às 15:27, Mobo Six disse:

Aliás, o pino 12 do NCP1397 é o VCC dele, de acordo com o datasheet precisa receber em torno de 20v, mas está recebendo somente 6,5v. 

Siga esse pino e veja se o transistor responsável pela alimentação não está ruim.

 

 

Em 09/07/2022 às 15:27, Mobo Six disse:

O componente circulado em vermelho é um transistor mosfet e está conduzindo de ambos os lados, o mosfet do lado dele é igual e não está conduzindo, já tirei ele da placa e está ok.

Aonde vai conectado cada terminal desse componente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ohm disse:

Pfc está desligado. Deveria ter em torno de 400v independente da rede ac. Colocou os dois resistores de 100r? (No vs_on e m_om)

 

Siga esse pino e veja se o transistor responsável pela alimentação não está ruim.

 

 

Aonde vai conectado cada terminal desse componente ?

@ohm Fiz burrada kkkk, coloquei a ponteira negativa no terra onde ficava o termistor, me distrai por um momento e encostei a ponteira vermelha em duas pernas do STR W6051s e saiu uma faisquinha e um cheiro de queimado, fui ver o e termistor foi pro saco kkkk, agora não chega nenhuma tensão no P813, coloquei um outro termistor NTC 4,7 (antes era 5D-15), o STR não tá estragado por um milagre, mas na placa parece que esta. Tá saindo 176v da perna positiva da ponte retificadora, enquanto na negativa tá 0v, isso é normal? Antes de eu fazer burrada, no diodo bem do lado da perna negativa da ponte saia 9v, agora tá zerado também. Eu tô achando que esse termistor não tá baixando a resistência dele... Mas o que tu acha? Se tá saindo 176v da ponte, é problema nela ou antes dela? Aparentemente ela tá normal. 

Editado: por Mobo Six
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Vou reviver esse post, voltei para essa fonte depois da burrada que fiz. Agora, como dito anteriormente, não tem nenhuma tensão nos fotoacopladores, nem antes deles. Os resistores antes do CI de PWM diminuem toda a tensão de 179v que vem do terminal positivo da ponte até que fica praticamente zerado, isso é normal? Lembrando que o curto foi entre as duas perninhas do STR6052 e o termistor. Depois disso as tensões sumiram. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nelson Alexandre disse:

Bom dia colega, o código dessa TV LG é 50PB650B ou 50PB560B? pois eu tenho o esquema da TV lg 50PB560B onde a imagem que você postou da fonte é semelhante a do esquema que eu tenho.

@Nelson Alexandre Olá, bom dia. A TV é uma 50PB650B, mas pelo que sei a fonte das duas são iguais. Mas em todo caso é uma 50PB650B. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...