Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Amplificador Audio Leader S2000 4ohm AB audio distorcido canalA


Posts em destaque

Defeito reclamado é som fraco em um canal.

Analisando verifiquei que o canal A tem som distorcido.

Em testes constatei que no lado negativo da senóide havia uma onda distorcida, sem motivo aparente, portanto me concentrei na alimentação negativa.

Realmente Vbe estava alterada em relação ao canal bom(80 a 120mv) passando de 150mv em repouso. Q13 e 14 driver para base dos transistores de potencia revisados e tudo certo, resistores de 4r7 todos bons.

Injetei sinal no r09 2k2 eliminando o circuito de entrada sinal do aparelho e contina a mesma onda distorcida, mesmo quando injetado no Xlr.

Esse ampli utiliza um circuito de limiter com ci03 LM13700 e ci 02 TL072(não usar da texas) limita qualquer distorção na saída segurando o sinal de entrada, foi assim que entendi.

Para testes pode tirar o 13700 do soquete, mas nada mudou.

Conforme fui analisando o circuito e estudando tinha certeza que defeito era depois da entrada de sinal.

Fiz um amplo teste em capacitores ceramicos e ressoldei eletroliticos. Todos ok mas ao religar o aparelho ainda com certo aquecimento da soldagem notei o audio com uma qualidade quase normal.

Voltei nos eletroliticos envolvidos no circuito de limiter, me chamou atenção CE27 e 41 10uf/50v ligados em série mas estavam bons, e CE25 e 26 4,7uf/50v(sempre desconfio destes de valor biaxo) ligados em série e conectados ao pino 6 do ci02 que estavam totalmente incapacitados com a ESR muito alta. 

Problema resolvido, feito uma ampla limpeza e pronto para voltar a tocar.

Amplificador muito bem montado, bom de trabalhar e robusto.

 

Isso é um resumo para possíveis consultas, mas analisei e tive que aprender muito mais que eu ja sabia sobre: par diferencial, VAS amplificador de tensão, Bias, crossover, offset, capacitores de efeito Miller.

 

imagens ALS2000 b.jpeg

imagens ALS2000 bancada.jpeg

imagens ALS2000 canal.jpeg

imagens ALS2000 cap 56pf driver.jpeg

imagens ALS2000 fio solto VCC-.jpeg

imagens ALS2000 LM13700 TL072.jpeg

imagens Glit ALS2000.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...