Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer A515-52g-58lz EH5AW LA-G521P Rev: 1a - Liga e desliga

Avalie este tópico:


Italo Resende

Posts em destaque

Pessoal, boa tarde!

 

Estou com essa placa na bancada com o seguinte defeito, liga e após 5 segundos desliga. Não chega nem a girar o cooler. Já regravei a bios, para teste mesmo, mas continuou na mesma. Com a placa energizada, porém, sem pressionar o Power, só tenho tensão na bobina PL401, o restante aparentemente estão zeradas. Já quando ligo a placa, encontro a tensão de 1.8V no jumper PJ705, após os 5 segundos a placa desarma, essa tensão permanece por mais alguns segundos e também some.

 

Poderiam me ajudar na análise e resolução do problema?

Editado: por Italo Resende
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2022 às 18:38, Italo Resende disse:

@WJinformatica2016 amigo, PL401 tem 5V, tanto se a placa estiver só energizada, quanto quando aperto o power.

 

PL402 tem 0V com a placa só energizada e 3.3V quando pressiono power, porém, após uns 20 segundos essa tensão some.

 começa verifica a habilitação desse pwm então amigo 

pois essa tensão é alwins e não pode sumir 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC ok, vou verificar isso, porém, não é só a tensão de 3.3V que some, a de 1.8V também some, por exemplo. 

 

O que acontece é que quando eu ligo a máquina, ela liga e acende o led por 5 segundos, sem vídeo, após 5 segundos o led apaga e as tensões continuam presentes por mais alguns segundos, depois ficam zeradas. O cooler, não chega a girar, nesse meio tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC Amigo, bom dia. Desculpa a demora. Com a placa somente na energia, tenho tensão em duas bobinas, PL401 - 5V e PL301 - 0.13V.

 

Já quando pressiono o power tenho:

PL401 - 5V

PL402 - 3.3V

PL1203 - 0V

PL1202 - 0V

PL602 - Quando aperto power e o led acende, enquanto acesso 0.6V, o led apaga e passa a ter 1V

PL502 - 0V

PL1101 - 0V

PL1002 - 0V

PLG1 - 0V

PLZ2 - 0V

PLZ1 - 0V

PLA1 - 0V

PL301 - 0.13V

 

SYSON pelo que vi, é o pino 95 do IO, ele tá com 0V e quando pressiona power mantém 0V. O SUSP# também 0V antes e depois do power, porém, teve um momento em que ele oscilou pra 0,06V e o cooler deu um giro.

 

Foi isso, obrigado pela atenção. Fico aguardando mais algumas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende , analisando os outros post, a placa tem as tensões e sinais:

 

Essa tensão +3VLP é standby, sobe no pino 3 do PU401, é a mesma do pino 7 SPOK_3V_5V, ao que parece, essa tensão está subindo pois você diz que a tensão de 1.8V vai a nível alto mas não permanece, tem que seguir a sequencia de start.

 

Esse sinal SPOK_3V_5V leva EC_RSMRST# para nível alto também.

 

Você disse que essa tensão +1.8VALWP sobe mas não permanece em nível alto, o circuito da tensão de 1.8V deveria enviar +1.8VALW_PG para que placa tenha +1.05VALWP, seria bom checar isso.

 

Esse sinal PBTN_OUT# tem que está em nível alto e quando apertar o power esse sinal vai para 0 e volta para seu estado normal.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC EC_RSMRST# fica 0V com placa só energizada e vai pra 3.3V quando ligo a placa. 

 

Essa tensão 1.05V está presente na PL602 agora, estranho que antes ela estava oscilando, mas agora está normal.

 

Esse sinal, PBTN_OUT#, está com sintoma diferente do que você mencionou. Incialmente, só com a placa energizada, ele está em 0V. Quando pressiono o power ele sobe pra 3.3V e permanece assim até a placa desarmar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende , tem muita coisa subindo. 

 

Esse sinal PBTN_OUT# deveria está em nível alto logo depois das tensões +1.8VALW e +1.05VALW, e quando acionar o botão power, esse sinal deveria pulsar para nível baixo junto com o botão power e voltar.  Segundo o esquema, esse sinal é enviado pelo KB9022 pino 122, para o bloco power management, a pch libera o sinal PM_SLP_S4# para o pino 123 do KB9022. 

O sinal  SPOK_3V_5V tira a PCH do estado de reset EC_RSMRST# ... A tabela Voltage Rails informa que algumas tensões podem está ou não presente no estado S5 (standby). 

 

Tem esses sinais que devem ser verificados ESPI_RST#, +RTCVCC, SOC_RTCRST#.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC ESPI_RST# 3.3V, tanto com a placa só energizada quanto depois de acionar o power.

 

Esse sinal +RTCVCC, tenho 2.95V saindo do processador e passando pelos resistores RC94 e RC91 normalmente.

 

 Esse SOC_RTCRST#, tenho aproximadamente 2.9V também, saindo do processador e chegando no pino 1 do QB6.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...