Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire 4738 - DA0ZQ9MB6C0 - liga e desliga

Avalie este tópico:


MSInfoHelp!

Posts em destaque

Boa tarde, estou com esse note e o mesmo liga normalmente somente na bateria ou somente no carregador… se ambos estiveram conectados a placa liga e em seguida desliga, não tenho consumo algum em stdby na assimétrica, bateria carrega normalmente e nada aquece… alguma sugestão? Pode ser Charger mesmo o SIO?

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MSInfoHelp!, pode ser problema de conflito entre as cargas AC e DC amigo. Os mosfets PQ28 e PQ32 recebem o sinal D/C# do IO para que a placa alterne entre as fontes AC e DC, eu iniciaria analise por esse circuito. 

 

Pressione o botão de ligar com fonte e bateria plugados e realize as aferições nesse circuito PQ28, PQ29 e PQ32.

Editado: por LEONTEC
Adicionar texto!
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o link de um tópico que pode ajudar melhor a entender esse circuito.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 29/07/2022 às 16:48, LEONTEC disse:

@MSInfoHelp!, pode ser problema de conflito entre as cargas AC e DC amigo. Os mosfets PQ28 e PQ32 recebem o sinal D/C# do IO para que a placa alterne entre as fontes AC e DC, eu iniciaria analise por esse circuito. 

 

Pressione o botão de ligar com fonte e bateria plugados e realize as aferições nesse circuito PQ28, PQ29 e PQ32.

Boa tarde

PQ28

pin1: 18.65V

pin2: 18.56V

pin3: 18.56V

pin4: 0V

pin5: 0V com bateria e fonte... somente na bateria 3.3V

pin6: 9.33V com bateria e fonte... somente fonte ou bateria 9.52V

 

PQ29

pin1: 18.72V

pin2: 18.78V

pin3: 12.57V

 

PQ32

pin1: 0V

pin2: 0V com fonte e bateria e 3.3V somente com a bateria...

pin3: 18.78V com fonte e bateria e 0V somente na bateria...

 

Esse circuito está correto ao meu entender... Estou certo? Nada muda ao pressionar o power nesses 3 componentes...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/07/2022 às 18:26, msgrillo disse:

Verifica se essa maquina tem nec tokin. ja peguei problema assim e era ele,

Essa placa não possui nec tokin... oque acontece agora é que a placa liga normalmente só com a bateria ou somente carregador... sobe SO tranquilamente... mas se ambos estiverem plugados a placa trava ou congela enfim cortando totalmente o processamento... acredito e me corrija caso esteja errado esse defeito estar relacionado com o circuito de vcore mesmo... essa placa deu entrada com um curto na linha de 1.8V e o capacitor em curto era o C258... acredito ter algum defeito no pwm de vcore mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MSInfoHelp! , testou com outro processador? Estranho é a placa ligar normal com uma das fontes, carregador ou bateria, e não acontecer nada. No meu entendimento, sendo o circuito do vcore com problema, o defeito iria se apresentar com uma das fontes, seja lá qual for. Esse capacitor fica na linha de 1.8V próximo ao processador.

 

Capturarsddd.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, LEONTEC disse:

@MSInfoHelp! , testou com outro processador? Estranho é a placa ligar normal com uma das fontes, carregador ou bateria, e não acontecer nada. No meu entendimento, sendo o circuito do vcore com problema, o defeito iria se apresentar com uma das fontes, seja lá qual for. Esse capacitor fica na linha de 1.8V próximo ao processador.

 

Capturarsddd.PNG

Sim esse capacitor mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MSInfoHelp! , a placa operando com carregador e bateria juntos, a fonte que vai ser alimentação master da placa, digamos assim, vai ser os 19V do carregador. Eu tenho um processador que já foi testado em varias placas compatível com ele, e em todas as placas a imagem congelava quando tentar entra no Windows, quando se colocava outro processador, a placa liga normal e 100%. Então, o problema era o processador que estava danifica...Outra vez peguei um notebook que desligava e reiniciava sem tela azul, do nada ele reiniciava sem nenhuma notificação sobre o porque do desligamento, processador rodando frio sem alta temperatura, o problema só foi resolvido depois da troca dele. O cliente veio com o carregador ferrado com um curto, eu acho que esse curto afetou de alguma forma o processador. Era um Itautec. Realize mais testes com outras peças... 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, LEONTEC disse:

@MSInfoHelp! , a placa operando com carregador e bateria juntos, a fonte que vai ser alimentação master da placa, digamos assim, vai ser os 19V do carregador. Eu tenho um processador que já foi testado em varias placas compatível com ele, e em todas as placas a imagem congelava quando tentar entra no Windows, quando se colocava outro processador, a placa liga normal e 100%. Então, o problema era o processador que estava danifica...Outra vez peguei um notebook que desligava e reiniciava sem tela azul, do nada ele reiniciava sem nenhuma notificação sobre o porque do desligamento, processador rodando frio sem alta temperatura, o problema só foi resolvido depois da troca dele. O cliente veio com o carregador ferrado com um curto, eu acho que esse curto afetou de alguma forma o processador. Era um Itautec. Realize mais testes com outras peças... 

Muito obg vou fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Acer Aspire 4738 - DA0ZQ9MB6C0 - liga e desliga
  • 2 semanas depois...

@MSInfoHelp!js peguei um caso onde o cliente me trouxe a maquina e jurou q nunca tinha sido mexida. pelo estado dela acreditei. a maquina travava e congelava. testei com varios processadores daquela linha e nada. postei o caso aqui no forum e um amigo me garantiu q o problema q era no processador e q aquele processador nao era pra aquela placa por conta do chipset

nao acreditando fiz o teste. troquei o tipo de processador. nunca mais deu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...