Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido hp m15w / placa fonte não tem tensão no secundário

Avalie este tópico:

SAMUKA_RE

Posts em destaque

estou com essa placa fonte de uma impressora hp, e não possui nenhuma tensão no secundário
entrada está correta, não possui nenhum componente queimado ou alterado a principio.

na foto abaixo, circulei o ci que está no primário da fonte, código dele é  

6c17008
8a86

não achei esquema ou esse componente para ver se descubro as medições dele, alguém pode me ajudar se já pegaram algum caso ou tem alguma dica para solucionar isso. 

photo_2022-08-01_20-26-52.jpg

photo_2022-08-01_20-41-23.jpg

Editado: por SAMUKA_RE
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• SAMUKA_RE alterou o título para hp m15w / placa fonte não tem tensão no secundário

Buenas,

dê uma lida neste tópico: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

A placa não é a mesma, mas usa o mesmo integrado. 

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 01/08/2022 às 22:11, zazulak disse:

Buenas,

dê uma lida neste tópico: 

A placa não é a mesma, mas usa o mesmo integrado. 

zazulak, eu li as conversas no outro forum que vc me indicou, mas eu fiquei com duvida em uma coisa. 

vc diz que utilizou um zener de 15v quando utilizou o  NCP1200D100.  depois diz que não tem necessidade. fiquei meio confuso.

posso estar apenas subsitituindo o 8a86 pelo  NCP1200D100?

Link para o comentário

e ai @zazulakconsegue me ajudar nessa, eu troquei o ci e coloquei no lugar o 200d1, a placa fonte funcionou o secundário.

saiu a tensão de 24v correto. so que depois de montar tudo e religar novamente a placa, parou de funcionar novamente. o ci não está em curto nem nada do tipo, mas parou de funcionar o secundário. acredito que queimou o ci novamente.  

Link para o comentário

@SAMUKA_RE Bom dia, verificou os outros componentes citados no outro tópico? 

Se eles estiverem em curto a fonte queima de novo...

No outro tópico é citado que a montagem do zener ajuda a regular a tensão que entra no componente, para que não passe de 15v. Se passar de 16v o CI queima.

Boa sorte!

Link para o comentário

49 minutos atrás, elias.girardi disse:

@SAMUKA_RE Bom dia, verificou os outros componentes citados no outro tópico? 

Se eles estiverem em curto a fonte queima de novo...

No outro tópico é citado que a montagem do zener ajuda a regular a tensão que entra no componente, para que não passe de 15v. Se passar de 16v o CI queima.

Boa sorte!

os demais componentes foram conferidos e estão bons, mas eu não entendi como ele fez a ligação com o zener para com o ci 200d1 para utilizar. consegue me informar como ele fez a ligação do zener para eu fazer esse testes e ver se fica funcionando. 

Link para o comentário

Em 11/08/2022 às 23:11, SAMUKA_RE disse:

e ai @zazulakconsegue me ajudar nessa, eu troquei o ci e coloquei no lugar o 200d1, a placa fonte funcionou o secundário.

saiu a tensão de 24v correto. so que depois de montar tudo e religar novamente a placa, parou de funcionar novamente. o ci não está em curto nem nada do tipo, mas parou de funcionar o secundário. acredito que queimou o ci novamente.  

Oi. Na M132, a primeira vez que fiz a adaptação, coloquei um zener e um resistor. Na segunda, não fiz nada, apenas cortei fora o pino 1 e funcionou. Mas aparentemente nessa M15W é necessário fazer. Basicamente é ligar um diodo zener de 15v/1w em paralelo com a alimentação do integrado, e adicionar um resistor de 22r em série com o diodo que retifica a alimentação do integrado.

ps. Ali no tópico, o diodo que eu disse que não servia pra nada é outro.. 

edit: Dei uma checada nos datasheets de tota a linha de controladores PWM da Fuji, e achei um que acredito que seja equivalente direto do FA8A86: O FA5527. Esse pelo menos se consegue comprar por aqui. 

Editado: por zazulak
Link para o comentário

18 horas atrás, zazulak disse:

Oi. Na M132, a primeira vez que fiz a adaptação, coloquei um zener e um resistor. Na segunda, não fiz nada, apenas cortei fora o pino 1 e funcionou. Mas aparentemente nessa M15W é necessário fazer. Basicamente é ligar um diodo zener de 15v/1w em paralelo com a alimentação do integrado, e adicionar um resistor de 22r em série com o diodo que retifica a alimentação do integrado.

edit: Dei uma checada nos datasheets de tota a linha de controladores PWM da Fuji, e achei um que acredito que seja equivalente direto do FA8A86: O FA5527. Esse pelo menos se consegue comprar por aqui. 

boa tarde, seguinte eu estava verificando os terminais do ci original com esse FA5527 que vc passou, o terminal 1 e 3 são invertidos . então não sao iguais, para estar apenas trocando. 

Link para o comentário

18 horas atrás, zazulak disse:

eu tenho que admitir que estou com problema para montar o circuito, mas acredito que seria assim quando vc fala de por o zener e o resisor 

image.png.041a894648e6615095b8cffbc10761d2.png

Link para o comentário

6 horas atrás, SAMUKA_RE disse:

eu tenho que admitir que estou com problema para montar o circuito, mas acredito que seria assim quando vc fala de por o zener e o resisor 

O zener vai direto entre os pinos 4 e 6. O resistor você põe em série com o diodo que retifica a alimentação do integrado. É aquele diodinho perto do C203, inclusive na placa tem um jumper em série com esse diodo, que você pode tirar e colocar o resistor ali. 

7 horas atrás, SAMUKA_RE disse:

boa tarde, seguinte eu estava verificando os terminais do ci original com esse FA5527 que vc passou, o terminal 1 e 3 são invertidos . então não sao iguais, para estar apenas trocando. 

A função do pino 1 é um pouco diferente, mas os pinos não são invertidos.. é que a nomenclatura usada nos dois datasheets é diferente. No datasheet do 5527 o pino sensor de corrente (3) e referido como IS, e no do 8a85 como CS, mas se você olhar a descrição dos dois, está como 'current sense input'.

• Joinha 1
Link para o comentário

valeu pessoal, pelas dicas, mas fiz o teste colocando o diodo zener e resistor, so que não funcionou, suspeito mais que seja o ci que comprei com defeito, pois o primeiro teste que fiz ele funcionou e depois queimou, ja o segundo que fiz com o circuito com o diodo ele nem ligou o secundário. 

como o cliente ja esta cobrando a impressora vou devolver a placa sem conserto mesmo. aqui na minha região não tem os circuito integrado para comprar, ai tenho que pedir e esperar pelo correio para chegar, ai atrasa muito. 

agradeço o pessoal pelas dicas. em um proximo caso ja sei o que fazer. 

• Triste 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...