Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Dell Inspiron 3420 DV14 - MLK UMA M/B OT5VJ REV A00 - A bateria não reconhece

Avalie este tópico:


nilsaooo

Posts em destaque

Bom dia pessoal,

 

Sou novo aqui mas também espero ajudar. Estou com um Dell 3420 e simplesmente a bateria não reconhece. Já testei duas baterias e nada. Fazendo uma análise prévia, vi que na bobina do charger, tenho uma tensão de 2.5V sem a bateria conectada. Quando conecto a bateria eu tenho 0.43V. O gate do mosfet de alta, pelo meu conhecimento, deveria estar em 25V, porém ele está com 2.5V. O que poderia ser? Muito obrigado!

Captura de tela 2022-08-02 083301.png

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Joce Souza disse:

Bom dia meu amigo, eu tive um problema semelhante ao seu, revirei a placa do avesso e nada, no fim fiz o que um menino aqui do fórum sugeriu, removi a bios, usei um gravador, regravei ela, e voltou a carregar a bateria.

Eu já tinha feito a atualização da BIOS pelo próprio Windows, a tensão da bateria que deveria ter 12V, fica em 2.5V, isso que achei estranho. Ela simplesmente não reconhece a bateria.

Editado: por nilsaooo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • nilsaooo alterou o título para Dell Inspiron 3420 - DV14 MLK UMA M/B OT5VJ REV A00 - A bateria não reconhece
34 minutos atrás, Ascent Tecnologia e info disse:

@nilsaooo Meça a entrada da bateria, se a bateria estiver abaixo do nível de tensão de flutuação a placa não reconhecerá a bateria

Medindo os pinos na placa mãe, eu tenho 2.5V onde deveria ter a tensão da bateria. Quando ponho as duas baterias, essa tensão vai pra 0.43V. Que acha que pode ser?Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nilsaooo Então, sua bateria está com 2,5V, se for de carregamento de células separadas essa tensão teria que está em 3,7, tudo indica que é a bateria que tá ruim, mas como você informou que já trocou a mesma, tem possibilidade da nova tbm está com defeito ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Ascent Tecnologia e info disse:

@nilsaooo Então, sua bateria está com 2,5V, se for de carregamento de células separadas essa tensão teria que está em 3,7, tudo indica que é a bateria que tá ruim, mas como você informou que já trocou a mesma, tem possibilidade da nova tbm está com defeito ?

Pois é, mas o mais estranho é que ela nem reconhece, dá como bateria não detectável. Ela não deveria nem reconhecer pelo menos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2022 às 09:00, nilsaooo disse:

Mas a bobina do charger não deveria gerar uns 12V? O gate do mosfet de alta não teria que estar em 24V?

Não.

Seria um desperdício de energia gerar 12v para uma bateria que está com o ciclo de carga vencido, com célula danificada ou que não se comunica com o EC ou Charger via SMBUS para informar qual o seu estado e como está sua carga.

Um osciloscópio ligado na saída da fonte do Charger mostrará se ele tenta carregar e depois desarma, também pode ser visto se a comunicação SMBUS da bateria está presente.

Lembrando que os Dell só carregam a bateria com carregador original.

No caso aqui a tensão do pulso PWM no Gate do MOSFET de alta em fonte Buck, geralmente é 5V acima da tensão do Gate mas, só se a bateria estiver sendo carregada.

 

Editado: por py2eb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, py2eb disse:

Não.

Seria um desperdício de energia gerar 12v para uma bateria que está com o ciclo de carga vencido ou que não se comunica com o EC ou Charger via SMBUS para informar qual o seu estado de carga.

Um osciloscópio ligado na saída da fonte do Charger mostrará se ele tenta carregar e depois desarma, também pode ser visto se a comunicação SMBUS da bateria está presente.

Lembrando que os Dell só carregam a bateria com carregador original.

 

Hum...legal, obrigado pela informação. Infelizmente não tenho um osciloscópio. A fonte é original, e inclusive reconhece no setup, normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nilsaooo para entender melhor o que o @py2eb falou, imagine uma porta, onde tem um porteiro e a regra para esse portão se abrir é ter uma altura de no mínimo 1,8m, abaixo disso o porteiro não consegue enxergar e ignora todo que tem altura abaixo disso, ou seja se sua bateria está abaixo disso ela não será vista pelo "porteiro" e a mesma ficará sendo ignorada.. mas tbm isso não quer dizer que o "porteiro" esteja com defeito, pode acontecer também, porem pelas tensões que você informou tá com cara de bateria, você não consegue testar essa bateria em outro not ?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Ascent Tecnologia e info disse:

@nilsaooo para entender melhor o que o @py2eb falou, imagine uma porta, onde tem um porteiro e a regra para esse portão se abrir é ter uma altura de no mínimo 1,8m, abaixo disso o porteiro não consegue enxergar e ignora todo que tem altura abaixo disso, ou seja se sua bateria está abaixo disso ela não será vista pelo "porteiro" e a mesma ficará sendo ignorada.. mas tbm isso não quer dizer que o "porteiro" esteja com defeito, pode acontecer também, porem pelas tensões que você informou tá com cara de bateria, você não consegue testar essa bateria em outro not ?

@Ascent Tecnologia e infoFicou claro sim, obrigado. Eu testei a terceira bateria na placa, e tb fica com 2.5V. Não consigo testar as outras duas baterias, pois o outro note tb está ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifica os mosfets de alta e baixa, e verifica tambem o mosfet comutador, peguei um caso desse que não carregava num acer e era os mosfets ruim, mesmo testando ele fora apresentar está normal não carregava, troquei os mesmos voltou a carregar.

 

Verifica também a linha que informa que a bateria está conectava, pode ocorrer que existe um problema com essa linha e daí a maquina não consegue saber que a bateria está conectada.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, floripa-info disse:

Verifica os mosfets de alta e baixa, e verifica tambem o mosfet comutador, peguei um caso desse que não carregava num acer e era os mosfets ruim, mesmo testando ele fora apresentar está normal não carregava, troquei os mesmos voltou a carregar.

 

Verifica também a linha que informa que a bateria está conectava, pode ocorrer que existe um problema com essa linha e daí a maquina não consegue saber que a bateria está conectada.

Farei isso @floripa-info, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, nilsaooo disse:

Ficou claro sim, obrigado. Eu testei a terceira bateria na placa, e tb fica com 2.5V. Não consigo testar as outras duas baterias, pois o outro note tb está ruim.

Tenta carregar a bateria com a fonte regulável. Ajusta a fonte para 12V e liga direto na bateria (fora do note).

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, nilsaooo disse:

Boa, vou fazer isso e retorno aqui.

Boa tarde amigo, 90% dos casos que peguei nesse modelo de notebook é bateria pifada... ou vc recupera ela ou troca por uma original de preferência... peguei inúmeros notebooks desse modelo e quase sempre o mesmo defeito... muito raramente defeito no circuito....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MSInfoHelp! disse:

Boa tarde amigo, 90% dos casos que peguei nesse modelo de notebook é bateria pifada... ou vc recupera ela ou troca por uma original de preferência... peguei inúmeros notebooks desse modelo e quase sempre o mesmo defeito... muito raramente defeito no circuito....

Entendi, eu vou ver se consigo de alguma forma tentar carregar essas minhas duas baterias, tá certo que elas não são novas, mas acredito que pelo deveria reconhecer, mesmo que o sistema não às carregasse, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Dell Inspiron 3420 DV14 - MLK UMA M/B OT5VJ REV A00 - A bateria não reconhece

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...