Jump to content

Rate this topic

Recommended Posts

Amigos tenho o seguinte cenário:

Um mercado rodando sistema sysmo com servidor, maquinas de trabalho e pdv (caixas)... todos os pdvs estão rodando Windows mas o cliente gostaria de tirá-los do proprietário e colocar software livre em todos os caixas.

Instalei Linux em um dos pdvs, encontrei todas as configurações de portas necessárias e configurei, instalei o wine e o mesmo está rodando o programa sem muitos problemas... mas vamos ao que tenho então:

o sistema de vendas abre janela quando a venda é por cartão de crédito (TEF) o foco destas janelas não fica na ordem correta... ou seja a janela que se abre para escolha de tipo de cartão e tipo de venda fica abaixo da tela de TEF... como se o wine não entendesse o foco correta da janela que deveria abrir na frente da outra... aí tenho que usar o mouse... arrastar a janela de baixo para um cantinho onde apareça a opção que preciso e clicar com o mouse nela...

depois de um tempo o sistema tornou-se extremamente lento... mas isso acredito que seja algum tipo de configuração do sistema de controle do caixa

alguém já pegou algum defeito/configuração assim?

obrigado

Acho q o Wine caiu em desuso. Experimente o virtualbox.

Tenho um servidor rodando Debian com duas VM`s rWindows, no virtualbox, redondinho.

adniz... o problema é que se utilizo virtualização de Windows, ainda continuo com software proprietário... e é justamente o que o cliente gostaria de eliminar... já o wine a gente emula o ambiente Windows...

mvfontoura, vc tem razão, me desculpe. Eu não atentei para a questão de licença/pirataria, foquei apenas na resolução do problema. Não vou poder ajudar, pois ainda não tive nenhuma experiência com o Wine.

Boa sorte!

Minhas experiências com Wine foram bem pouco satisfatórias. Muitas incompatibilidades e muitos problemas.

:P Esse sistema é muito importante para ser rodado emulado no wine, não concordo com a idéia, a segurança dos dados em primeiro lugar.

(opinião pessoal)

Eu não vejo a incompatibilidade do windows com o Viirtualizador Wine, mas sim uma instabilidade do Sistema de Vendas rodando no RWindows e sendo emulado pelo Linux, seria interessante buscar uma informação com o Desenvolvedor do sistema, bem como sua possibilidade de ser emulado!

Acho que não deverá haver um problema de segurança maior do que o uso do windows.

Não sei se no teu caso tu teria como usar algo assim:

XDoTool envia eventos para janelas do X11, é possível escreve um aplicativo para isso, mas acho que não há necessidade, faria um script usando o xdotool.

Digite xdotool no terminal sem parametro nenhum e irá mostrar os comandos possíveis, veja help e as manpages. Então o XDoTool pode procurar por uma janela, pelo título, classe, id etc, além de poder usar expressões regulares, uma vez que tu pega a ID da janela que quiser trazer para frente é só usar o comando:

xdotool windowactivate ID_DA_JANELA

O legal de um aplicativo talvez é que poderia ficar verificando o momento em que essa janela aparece e automaticamente traze-la para frente, até talvez com um gancho. Mas qualquer coisa se tu precisar entre em mais detalhes.

Experimente o modo de emulação de área de trabalho.

Entre no winecfg no terminal, e abra as configurações do Wine. Vá na aba Gráficos, e marque a caixa "Emular uma área de trabalho virtual" da sessão "Configurações de janela", que vai abrir uma janela própria do Wine, e rodar dentro dela o teu aplicativo. Isto tira a responsabilidade do servidor gráfico de gerenciar as janelas dos aplicativos rodados no Wine. Talvez resolva.

Abraço!

• Like 1

Posted (edited)

Boa tarde a todos, tenho a vontade de utilizar na empresa na qual trabalho,o linux, na parte dos pdvs, vi que o usuário mvfontoura conseguiu rodar, poderiam me ajudar com relação as configurações no wine, troca de informações? 

Tenho dificuldade em mapear a impressora fiscal e o pinpad!!!

Desde já agradeço.

Att,

Márcio Rafael.

Edited by marciobeck