Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire Es1 572-3562 - b5w11 LA-E061P - Não carrega bateria

Avalie este tópico:


Sergio Penido

Posts em destaque

Olá a todos. Tenho este Acer Aspire ES1 572 na bancada e não está carregando a bateria. Estava ligando e desligando depois de alguns segundos, cortando a tensão de entrada. O motivo era oxidação forte nos pinos 11 e 12 do CI de charge que é o BQ24735. Eu levantei, limpei, recoloquei solda e assentei ele. Conferi todos os pinos e estão com contato ok. Agora não desliga mais. Ele mostra o led laranja de "carregando" mas a tensão da bateria não sobe. A tensão da bateria está em 7v. A tensão de capacidade dela é 7.7v Descrito na bateria. A tensão no conector da bateria está 2,76v. Essa é a mesma tensão que aparece no pino 11 do charge, no gate do mosfet PQ304 e vai até o final no conector. No Windows aparece 0% conectada. Eu estou na dúvida se troco o charge ou se tem algum outro componente na linha que pode estar com problema. Alguém me dá alguma dica? Eu tenho BQ24737 aqui. A pinagem é igual, mas não sei se ele vai fornecer valores iguais de tensão pra carregar a bateria. Se for compatível posso trocar, pra não ter de comprar, esperar chegar e não ser ele. Aguardo

image.thumb.png.86f0584a0d2f0e93dd5a3db72eb1e65c.png

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Sergio Penido disse:

No Windows aparece 0% conectada

Descreva melhor esta informação.

Se indica bateria conectada e não está carregando, pode haver um defeito interno na bateria.

Caso seja, pode ser alteração de uma das células com baixa eficiencia, e o circuito bms não habilita a carga.

Caso tenha uma bateria confiavel pode ser uma forma de teste no circuito charger.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, regisfatef disse:

Descreva melhor esta informação.

Se indica bateria conectada e não está carregando, pode haver um defeito interno na bateria.

Caso seja, pode ser alteração de uma das células com baixa eficiencia, e o circuito bms não habilita a carga.

Caso tenha uma bateria confiavel pode ser uma forma de teste no circuito charger.

Olá. Sempre fica uma pequena dúvida se a bateria está boa, certo? Mas no meu caso aqui eu sei que está boa, porque ela veio pra mim com carga (até o dia que o charge parou, ela estava carregando). Então o que descrevi é que a bateria está com a tensão bem baixa e o circuito de charge não sobe a tensão de carga pra carregar ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Nelson Almeida disse:

Tive essa avaria a semana passada ,infelizmente não tinha o Bq737 para substituir.

Já tinha substituído a bateria.

O problema deve  estar no Bq ou no super I/O

O original da placa é o BQ24735 e tenho aqui o BQ24737. Como já informei, a pinagem é igual. Acha que posso substituir pra testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Sergio Penido disse:

meu caso aqui eu sei que está boa

Sabendo-se que a bateria está confiavel, seria interessante informar os valores de tensão medidos no chip de charge, desta forma poderá se fazer uma melhor avaliação do circuito, e no caso de substituição poderá fazer um comparativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Sergio Penido , essas placas tem um botão que se estiver com defeito ou por algum motivo não estiver pressionado, impede o carregamento da bateria, alias, é um problema crônico de algumas placas utilizadas nos notebooks Acer.    Em alguns modelos de placas é a tampa menor das memórias que o pressiona, em outras é a tampa do teclado.    De qualquer maneira, dá uma conferida nessa chave, na sua placa está marcada como SWG1 conforme figura abaixo.

 

swg1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, curtolo disse:

@Sergio Penido , essas placas tem um botão que se estiver com defeito ou por algum motivo não estiver pressionado, impede o carregamento da bateria, alias, é um problema crônico de algumas placas utilizadas nos notebooks Acer.    Em alguns modelos de placas é a tampa menor das memórias que o pressiona, em outras é a tampa do teclado.    De qualquer maneira, dá uma conferida nessa chave, na sua placa está marcada como SWG1 conforme figura abaixo.

 

swg1.png

Opa, é verdade. No meu caso aqui eu testei o botão pra ver se estava com o contato ok (e está.) e prendi ele com fita, pra fazer os testes na placa. Mas é possível saber quando ele não está pressionado, pois o led laranja fica piscando. E quando ele está pressionado, o led fica aceso constante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, regisfatef disse:

Sabendo-se que a bateria está confiavel, seria interessante informar os valores de tensão medidos no chip de charge, desta forma poderá se fazer uma melhor avaliação do circuito, e no caso de substituição poderá fazer um comparativo.

Eu vou medir pra anotar os valores. Até então eu verifiquei que estava recebendo alimentação e no pino 11 estava com uma tensão de 2,76V. Esse pino vai no gate do PQ304. Achei esse valor um pouco estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Acer Aspire Es1 572-3562 - b5w11 LA-E061P - Não carrega bateria

Bom dia pessoal. Substitui o CI de charge por outro igual (BQ24735), porém a bateria ainda não subiu a tensão. Ela permanece com uma tensão de 7,28v e no Windows consta 1%.  Estou passando as tensões dos pinos do CI de charge.  Para efeito de comparação, com o CI antigo, a tensão do pino 11 era de 2,6v.  E agora passou para 3,15v. OS demais valores eram os mesmos. Seria interessante eu subir a carga da bateria um pouco usando a fonte assimétrica pra ver se ajuda o charge a carregar a bateria?

image.png.bf913740252fdffe5852ce05eee32100.png 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...