Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Placa mãe de PS4 encontrada na feira (identificar componente)

Avalie este tópico:


Mut

Posts em destaque

Primeiro post no forum.

 

Encontrei uma placa mãe de PS4 numa feira do rolo bem baratinha, somente a placa mãe e mais nada. Modelo SAA 001, acredito que seja do PS4 FAT.

 

A placa mãe estava "nova", sem nenhum sinal de tentativa de reparo e nem faltando componente.

 

Eu tenho algum conhecimento de eletrônica, mas nunca mexi com PS4, então achei que poderia ser uma oportunidade de aprender algo novo.

 

Placa na bancada, primeira coisa que fiz foi fazer uma inspeção visual e encontrei um capacitor rachado no VRM, logo em seguida verifiquei que a linha de 12v estava em curto, removi o capacitor rachado e problema resolvido.

 

Próximo , verifiquei que seria possível ligar a placa mãe com uma fonte de ATX comum, conectei a linha de 12v e 5V sby da placa de PS4 as linhas de 12v e 5v da fonte atx respectivamente.

 

Alem disso prendi um dissipador (bem gabiarra) sobre a APU apenas pra tentar ligar a placa e verificar se tenho imagem.

 

Aterrando o pino verde da fonte atx a placa imediatamente liga e da 3 bips rápidos e os leds azuis ficam sólidos, depois disso nada mais acontece, apu nem esquenta.

 

Será que é o fim ?  😁

 

Alguem já tentou ligar uma placa mãe dessas em fonte ATX?

 

Pelo que andei lendo por ae, mesmo que eu consiga fazer essa placa dar video, sem a placa do blueray não tem muito o que fazer com ela pois provavelmente não vou conseguir atualizar o firmware.

 

Abraços 

 

IMG_20220812_123734.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após muitos testes, leitura e tentativas consegui fazer a placa dar video apos pressionar (com força) a flash mx25l25635f  que fica próximo do chipset, ressoldei essa flash achando que poderia ser solda fria, porém ainda sem sucesso.

 

Notei que tem um resistor faltando embaixo dessa flash , está na foto em anexo.

 

Devo ter arrancado enquanto pressionava o chip.

 

Já coloquei um no lugar na base do "chute" porém sem sucesso.

 

Alguem sabe me dizer qual o valor desse resistor circulado? 

Screenshot from 2022-08-13 11-30-11.png

Editado: por Mut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mut alterou o título para Placa mãe de PS4 encontrada na feira (identificar componente)

Opa, então, acredito que não tem o que arrumar se vc tem apenas a placa, atualmente sem drive com a placa original, não terá muita serventia, ele não vai atualizar, não terá meios de rodar jogos.

Mas se seu objetivo é apenas didático e vc realmente quer tentar arrumar pra aprender, ok.

Se te ajuda o valor do resistor ali, medi exclusivamente pra vc:

 

 

IMG_3797.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muito obrigado!

 

Sim o objetivo é "didático" mesmo.

 

Acho que do jeito que está, essa placa só teria alguma utilidade se estivesse num firmware abaixo do 5. 

 

Já tinha medido os resistores em volta e chegado no valor de 47ohms, acabei substituindo por algo na faixa de 90ohms que era o que tinha mais próximo no momento, mas sem sucesso.

 

Caso eu tenha novidades eu posto aqui.

 

Abraços

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@zeroxs @Mut Já existe desbloqueio de PS4, eu ja fiz alguns e o que é necessário é exatamente estar numa fw antiga, no caso atual, até a 9.00. Porém, nao tenho certeza se da pra fazer sobre a 8.03, num caso normal, vc atualizaria para 9.00 e entao faria o jailbreak, mas vc pode tentar ai fazer ai na 8.03 e ve se funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...