Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Supercondutor a temperatura ambiente sob menos pressão

Avalie este tópico:


elias.girardi

Posts em destaque

010115220810-supercondutor-ambiente-baixa-pressao.jpg.771f894c2ae6eb836782bc7e93e6d973.jpg

Esta é a bigorna de diamante que a equipe usou para sintetizar o supercondutor a temperatura ambiente.
[Imagem: NEXCL]

 

Mais perto da superfície

 

Menos de dois anos depois de chamar a atenção do mundo com a descoberta de um material com supercondutividade à temperatura ambiente, uma equipe de físicos da Universidade de Nevada, nos EUA, saltou para um novo patamar.

 

Eles agora conseguiram reproduzir o feito da supercondutividade a temperatura ambiente na pressão mais baixa já registrada.

 

Isto nos coloca mais perto do que nunca de um material supercondutor capaz de revolucionar a forma como a energia é transportada e dar um salto tecnológico nos motores elétricos, entre muitas outras possibilidades.

 

Em 2020, a equipe sintetizou quimicamente uma mistura de carbono, enxofre e hidrogênio, primeiro em um estado metálico e depois em um estado supercondutor, usando para isso uma pressão de 267 gigapascals (GPa), algo que você encontra na natureza perto do centro da Terra.

 

Agora, eles repetiram a façanha usando apenas 91 GPa - cerca de um terço da pressão inicialmente necessária.

 

Melhor compreensão da química do supercondutor

 

Embora a pressão ainda seja alta - cerca de mil vezes mais alta do que você experimentaria no fundo da Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico - a meta da equipe é se aproximar da pressão atmosférica.

 

010115220810-supercondutor-csh.jpg.d94f31ce72b501934c37b247db32c26a.jpg

As primeiras análises indicam que o supercondutor tem uma fórmula CSH7, mas como continuam mexendo nas proporções, os pesquisadores referem-se a ele como sistema C-S-H.
[Imagem: G. Alexander Smith et al. - 10.1039/D2CC03170A]

 

"Estas são pressões em um nível difícil de compreender e avaliar fora do laboratório, mas nossa trajetória atual mostra que é possível atingir temperaturas supercondutoras relativamente altas em pressões consistentemente mais baixas - o que é nosso objetivo final," disse o pesquisador Gregory Smith, principal responsável pelo feito relatado agora. "No final das contas, se queremos tornar os dispositivos benéficos para as necessidades da sociedade, temos que reduzir a pressão necessária para criá-los."

 

E eles estão entusiasmados com essa possibilidade porque afirmam estar compreendendo cada vez melhor a relação química entre os elementos que compõem seu supercondutor.

 

"Nosso conhecimento da relação entre carbono e enxofre está avançando rapidamente, e estamos encontrando proporções que levam a respostas notavelmente diferentes e mais eficientes do que o observado inicialmente," disse o professor Ashkan Salamat. "Observar fenômenos tão diferentes em um sistema semelhante apenas mostra a riqueza da Mãe Natureza. Há muito mais para entender, e cada novo avanço nos aproxima dos dispositivos supercondutores cotidianos".

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=supercondutor-temperatura-ambiente-pressao&id=010115220810#.YvooIXbMIdU

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...