Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise DELL Inspiron 560s G43T-DM1 vA00 Liga e não reconhece memoria RAM

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou com um Inspiron 560s que originalmente vinha com um processador dual core e 4GB de RAM. Alguns meses atras fiz um upgrade trocando o processador por um quad core que comprei usado (acredito que não seja possivel encontrar processadores compativeis e novos), adicionando 4GB de memória RAM e uma placa de vídeo dedicada.

 

A configuração atual é a seguinte:
CPU: Intel Core 2 Quad Q9400

RAM: 2 modulos de 2GB + 1 modulo de 4GB (DDR3)

GPU: Nvidia Geforce GT 1030 2GB PCYes

MOBO: G43T-DM1 vA00

 

O problema:

Algum tempo atrás ele parou de dar boot e apenas beepa quando ligado. A luz de força pisca em ambar e ele emite 2 beeps seguidos de forma intermitente.

De acordo com o site da DELL, 2 beeps indicam falha de memória ou memória ausente.

 

O que tentei:

Tirei todos os 3 módulos e testei um por um em cada um dos 4 slots: o mesmo sintoma;

Comprei um "novo" processador usado e um novo modulo de memoria RAM de 2GB. Testei os dois e continua o mesmo sintoma;

 

Coisas que descobri:

Li 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
que a placa mãe não suporta modulos de memoria de 4GB, talvez o modulo de 4GB tenha causado algum dano.

Encontrei esse  onde a pessoa fez um upgrade de memória e teve sintomas parecidos com os que estou tendo mas resolveu regravando a BIOS.

 

Portanto vim aqui em busca do arquivo da BIOS para esta placa mãe, mas qualquer dica e ideia sera muito muito bem vinda. 🙄

 

 

Editado: por Canudo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Canudo , pesquisa por esse arquivo no acervo e se caso esse arquivo não existi no fórum, solicite o mesmo na área de pedidos de arquivos. Lembrando que sempre para fazer download é preciso ter créditos, eu ajudei com um joinha para baixar o arquivo caso ele esteja disponível para download. Se isso não resolver, vamos focar na analise da placa, seria bom procurar pelo esquema da placa pra facilitar analise do circuito das memorias. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC, muito obrigado pelo joinha!

 

Baixei 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, que é o que bate com a versão recomendada no site da DELL, mas na hora de gravar o software ta indicando que o o que to tentando gravar é maior que o tamanho do chip. To com medo de gravar essa e dar ruim.

 

Versão recomendada no site da DELLimage.png.a8162ccfa1986feb6dff1deccf3bc5cb.png

 

Aviso do software

image.png.aa2d2070cbc2e2270085118df50f84cc.png

 

Foto do chip

WhatsApp Image 2022-08-18 at 21.04.37.jpeg

 

Desculpa a demora para responder, a semana foi corrida e só tive tempo de testar hoje...

Editado: por Canudo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui gravar 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 sem nenhum aviso ou erro, porem o problema persiste, descartando a hipotese de ser a BIOS, acredito eu.

O que acho bastante estranho é que ele começa a beepar quase que instantaneamente, até onde lembrava, quando é problema de memória ele leva uns 2-3 segundos até começar a emitir os beeps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Jhones disse:

@Canudo se tiver um editor de hexadecimal, abre o arquivo backup e veja qual a última linha dele, depois abre o arquivo baixado e remove as linhas excedentes.

Editar o arquivo resolveu o problema de gravar, consigo gravar os dois arquivos sem problemas agora, porem o problema persiste...

 

Quando retiro o processador ele para de beepar.

Editado: por Canudo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Canudo o VCC3 deveria ter 3V que, geralmente, vem direto do conector da fonte. Confirme se a tensão está zerada no pino 236 de todos os slots de memória, se estiver é provável que haja alguma trilha rompida na placa ou algum jumper com solda fria.

Uma dúvida: Vc chegou a usar outra fonte para testar a placa ?

Editado: por JoeRob
Informação complementar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoeRob conferi nos 4 slots, ele fica oscilando entre 0V e 0.1V. Medi 3.3V no pino 238, não sei se é normal.

 

Quanto a fonte eu não cheguei a testar, só medi as tensões no conector dela.

 

Uma coisa que descobri conversando com o dono é que no dia/nos dias que ele parou de funcionar teve algumas quedas de luz e por um tempo a rede elétrica da casa ficava oscilando também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Afonso Ambrósio desconecte a fonte da placa e meça continuidade entre o pino 236 do slot de memória e os pinos de 3,3 V do conector ATX da placa, o valor tem que ser praticamente zero ohms, qualquer valor mais alto indica um problema de trilha ou solda fria na placa.

Caso o teste acima esteja ok, sugiro que vc teste a placa usando outra fonte sabidamente boa. Pode ser que a fonte original esteja com algum problema (ripple muito alto) que impeça o funcionamento correto da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Afonso Ambrósio disse:

Testei os pinos pra curto circuito (uma ponta no GND e outra no pino) e eles estão em curto com o GND, isso é normal?

Definitivamente não. Se esses pinos estão em curto com o GND e a placa está sem os pentes de memória, deve haver algum componente em curto nessa linha e esse curto pode ter danificado a trilha que traz os 3,3V do conector da fonte. Só para confirmar, vc fez o teste com o conector da fonte desligado da placa certo ?

Mais uma coisa, por várias vezes eu já me enganei na contagem dos pinos dos slots de memória (eles são muito próximos e minha vista já não ajuda muito :D). Estou falando isso porque o pino 116, que é ligado ao GND, fica em frente ao pino 236 e é fácil nos confundirmos na hora de fazer uma leitura.
Eu marquei na imagem abaixo a posição dos pinos em um dos slots de memória de uma placa da AsRock.

image.thumb.png.f1675b43b0d08a40d8328b910361d183.png

Ainda estou tentando achar o esquema e a boardview dessa placa mas ainda não consegui.
 

Editado: por JoeRob
Informação complementar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoeRob

39 minutos atrás, JoeRob disse:

Só para confirmar, vc fez o teste com o conector da fonte desligado da placa certo ?

Isso, testei com ela toda desconectada, sem CPU e RAM.

 

Quanto aos pinos, conferi varias vezes pois tinha encontrado 3V no pino 238, já no 236 só fica 0V e 0.1V as vezes.

 

Esclarecendo: Ta indicando circuito aberto entre os slots de RAM e o conector da fonte (ATX) e ta indicando circuito fechado entre os pinos da fonte e o GND.

Editado: por Afonso Ambrósio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Afonso Ambrósio disse:

Ta indicando circuito aberto entre os slots de RAM e o conector da fonte (ATX) e ta indicando circuito fechado entre os pinos da fonte e o GND.

Tudo indica que algum componente, provavelmente um capacitor próximo aos slots de memória, entrou em curto e acabou danificando a trilha.
Sem o boardview a única sugestão é fazer uma inspeção visual bem detalhada em ambos os lados da placa com uma lupa ou microscópio eletrônico, para tentar localizar algum capacitor ou trilha com aspecto suspeito.
 

Editado: por JoeRob
Informação complementar
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...