Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 14 5458 | LA-B843P | Não carrega bateria carregador desconhecido

Avalie este tópico:


Carlos Alberto Klafke Filho

Posts em destaque

Boa noite pessoal,

 

Tenho esse Dell aqui que ta me dando dor de cabeça, não carrega a bateria. Na bios aparece como carregador desconhecido. Já testei outro carregador, mesma coisa (fiquei de testar um terceiro, mas quando liguei na tomada ele explodiu e não ligou mais, que azar). Desmontei o note, testei o sinal PS_ID que está presente desde o conector de energia até a EC e se mantém estável em 2,8V, medi com o osciloscópio, o sinal varia bastante em alto e baixo (com osciloscópio só vou até aí), nenhum componente tem avarias visíveis e os resistores estão normais. Segunda fiquei de passar num conhecido pra testar um quarto carregador. Alguém tem mais alguma idéia do que eu possa fazer? Acabei montando esse note de novo pra levar pra testar, mas desmonto se for o caso.

 

Esqueci de mencionar sobre a bateria, tenho duas, a original, que não carrega mais, não está boa, e outra genérica nova que na bios aponta como excelente o estado dela.

Editado: por Carlos Alberto Klafke Filho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/08/2022 às 19:56, Carlos Alberto Klafke Filho disse:

Boa noite pessoal,

 

Tenho esse Dell aqui que ta me dando dor de cabeça, não carrega a bateria. Na bios aparece como carregador desconhecido. Já testei outro carregador, mesma coisa (fiquei de testar um terceiro, mas quando liguei na tomada ele explodiu e não ligou mais, que azar). Desmontei o note, testei o sinal PS_ID que está presente desde o conector de energia até a EC e se mantém estável em 2,8V, medi com o osciloscópio, o sinal varia bastante em alto e baixo (com osciloscópio só vou até aí), nenhum componente tem avarias visíveis e os resistores estão normais. Segunda fiquei de passar num conhecido pra testar um quarto carregador. Alguém tem mais alguma idéia do que eu possa fazer? Acabei montando esse note de novo pra levar pra testar, mas desmonto se for o caso.

 

Esqueci de mencionar sobre a bateria, tenho duas, a original, que não carrega mais, não está boa, e outra genérica nova que na bios aponta como excelente o estado dela.

Ja peguei casos assim que so consegui carregar com carregador 19v 2.37a.Havia quebrado a cabeça também dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como opção pode regravar a EC BIOS (BIOS do Super I/O).

Uma observação, a linha PS_ID deveria estar entre 3 e 3,3v, tô achando 2,8v uma tensão baixa, já que ela tem um resistor pull up (PR4204) ligado aos 3,3v (3D3V_S5).

 

Screenshot_20220831-095508-038.png

Aos 4 minutos do vídeo abaixo, podes ver como se comporta o sinal PS_ID no osciloscópio.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Editado: por py2eb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite @py2eb , deixei esse note um tempo de lado pois tinha muitos outros aqui para fazer, assisti o video que vc indicou, realmente o formato de onda do osc que aparece ai é exatamente o mesmo formato de onda que tenho aqui nessa placa, com a diferença que no video ela aparece apenas quando conecta o carregador e aqui ela fica continua o tempo todo. Fiz um jumper do pino 99 da ec direto no pino do dc jack, ficou a mesma coisa...para essa SIO não tenho gravador, ia trocar ela mas não tenho outra desse modelo e o cliente está pedindo de volta faz uma semana (isso é uma coisa que eu não entendo, não funciona, pra que ele quer de volta, vai levar em outra assistência aqui da cidade e vão mandar para mim novamente : ). Testei todos os resistores desse circuito, todos estão com as resistências corretas, cheguei até a trocar a PR4204, mas ficou igual. Parti pra ressolda da SIO, não mudou nada...regravei a bios com uma versão antiga e agora vou tentar atualizar baixando uma do site da dell, acho que nessa atualização a EC é regravada tbm certo?

Editado: por Carlos Alberto Klafke Filho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a atualização, troquei o transistor e o mosfet e mesmo assim não deu em nada, sobrou a EC, mas não tenho outra igual aqui nas sucatas e não vou arriscar uma nova, sendo que é tem chances de não dar certo e se der, o cliente não querer pagar pelo serviço. Vou devolver esse equipamento. Obrigado pela ajuda colega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...