Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte de bancada WER PS-1502DD

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia amigos, 

 

Estou reparando uma fonte de bancada que estava " travada nos 30 V" , porém olhando as ligações, vi que tinha relação com o transistor de potência 2N3773, fiz o teste nele e o antigo tinha dado em curto e efetuei a troca. Fiz algumas medições dos componentes que tem alguma relação com ele e a principio deu alguma medição. Porém o Transistor após uma semana queimou novamente, e com ela alimentada senti uma parte da.placa mais quente, na parte do R57, quando medi esse resistor deu 18 OHM, creio que o resistor esteja alterado, só que não tenho esquema nem da pra ver pois as cores que marcam seu valor não dá mais pra ver. Alguém saberia me dizer de quanto seria esse resistor??? (Vou colocar a foto da fonte de dos componentes )

IMG_20220828_214628912.jpg

IMG_20220828_214937252.jpg

IMG_20220829_072450361.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Natan Souza594268 said:

@TechYouCrypt fiz o teste como disse e deu nada de resistência... Não consigo saber o valor ainda...😢

Certo. Agora vamos raspar o componente no meio, com um estilete, suavmente até tirar o verniz. Depois, com uma das pontas do multimetro colocada num dos terminais, ver se mede alguma coisa, ou num lado ou no outro. Imaginando que dá 2 Ohm numa dessas medições e sabendo que estamos a medir ao centro em relação a um dos lados, o valor seria de perto de 4.7 Ohm.

Este teste dá apenas uma ideia aproximada do valor do componente, mas pode ser o suficiente para o que precisas. Mais alguma dúvida, deixa aí :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, TechYouCrypt disse:

Novidades?

Boa tarde amigo, desculpa a demora... Nesse meio tempo fiquei sem internet e tive uns trabalhos atrasados... Consegui resolver, mas seguindo a trilha achei o Transistor Bc647 em curto também... 

É normal o Transistor 2N3773 esquentar um pouco na tensão máxima desta fonte?? Sabe dizer???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV mas ele esquenta não é no máximo não?! Quando eu coloco no máximo de tensão dela ( 15v) , ele esquenta e quando eu diminui a tensão , ele ameniza a temperatura@TechYouCrypt @TechYouCrypt@Natan Souza594268 @TechYouCrypt

Em 05/09/2022 às 19:31, TechYouCrypt disse:

Novidades?

Boa tarde amigo, desculpa a demora... Nesse meio tempo fiquei sem internet e tive uns trabalhos atrasados... Consegui resolver, mas seguindo a trilha achei o Transistor Bc647 em curto também... 

É normal o Transistor 2N3773 esquentar um pouco na tensão máxima desta fonte?? Sabe dizer???

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2022 às 20:13, Natan Souza594268 disse:

@joao lima RV mas ele esquenta não é no máximo não?! Quando eu coloco no máximo de tensão dela ( 15v) , ele esquenta e quando eu diminui a tensão , ele ameniza a temperatura@TechYouCrypt @TechYouCrypt@Natan Souza594268 @TechYouCrypt

Boa tarde amigo, desculpa a demora... Nesse meio tempo fiquei sem internet e tive uns trabalhos atrasados... Consegui resolver, mas seguindo a trilha achei o Transistor Bc647 em curto também... 

É normal o Transistor 2N3773 esquentar um pouco na tensão máxima desta fonte?? Sabe dizer???

 

Como descrevi anteriormente a potencia dissipada no transistor é : Ic x Vbe

Vamos supor que a tensão de entrada (coletor do transistor) seja de 20v e a carga de 10R (R constante)

tensão de saida = 15v > I=1,5a >Vce=(20-15)=5v > pot no tz = 5x1,5=7,5w

tensão de saida = 05v > I=0,5a >Vce=(20-05)=15v > pot no tz = 15x0,5=7,5w

Neste caso como R é constante a corrente ira variar conforme a tensão

 

Agora vamos supor que I é constante = 2a

tensão de saida = 15v > I=2a >Vce=(20-15)=5v > pot no tz = 5x2=10w

tensão de saida = 05v > I=2a >Vce=(20-05)=15v > pot no tz = 15x2=30w

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TechYouCrypt sim, agora já funciona corretamente... Obrigado!!

Em 06/09/2022 às 14:35, joao lima RV disse:

Transistores de potencia aquecem, isto é normal.

Devera aquecer mais quando a tensão de saida for menor. A potencia no transistor é Ic x Vce

Eu percebi isso usando o termopar do multímetro...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...