Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sony kdl-60R555a pisca 6x o led e não acende backlight

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Armei a placa fonte na bancanda e surgiram 84v no led+1 no cn3 e nos demais pinos do cn3 tenho 95v. Achei que esse era o problema e comprei uma placa fonte, mas pra minha surpresa as tensões são as mesmas. Barramento de leds acende normalmente com meu testador de leds. Essa tv já veio de outro técnico que trocou a placa de sinal, e não resolveu. Devo acrescentar que o barramento de leds foi testado e não encontrei nada de errado neles. Todos os leds acendem e não há consumo maior em nenhum.  @zazulak@joao1 @Fernando Teixeira@regisfatef @Chagas Moura

E demais colegas que queiram opinar nesse defeito.

Fazendo uma análise mais criteriosa tenho no IC751. O pino 16 FB deveria ter uma tensão, então essa é minha dúvida principal.

1 80 mv            18 0

2 4v                 17 0

3 0                   16 0

4 0                   15 0

5 3v                 14 13v

6 3v                 13 0

7 0                   12 0 

8 700 mv         11 0

9 0                   10 gnd

 

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Armei a placa fonte na bancanda e surgiram 84v no led+1 no cn3 e nos demais pinos do cn3 tenho 95v. Achei que esse era o problema e comprei uma placa fonte, mas pra minha surpresa as tensões são as mesmas. Barramento de leds acende normalmente com meu testador de leds. Essa tv já veio de outro técnico que trocou a placa de sinal, e não resolveu. @zazulak@joao1 @Fernando Teixeira@regisfatef @Chagas Moura

E demais colegas que queiram opinar nesse defeito.

Fazendo uma análise mais criteriosa tenho no IC751

1 80 mv            18 0

2 4v                 17 0

3 0                   16 0

4 0                   15 0

5 3v                 14 13v

6 3v                 13 0

7 0                   12 0 

8 700 mv         11 0

9 0                   10 gnd

 

Ela pisca os Leds do Backlight ou o Led de indicação de liga e desliga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brazriva Eu já peguei uma tv Sony que o defeito era na pci inverter, mas como você já trocou ela, terá que testar os Leds dos barramentos para ver se não tem algum led alterado, verificar a V-con que também pode causar esse defeito. Essas TVs da sony se tiver um led alterado ela pisca os leds do backlight e não funciona de forma alguma. Nesse caso terá que desmontar ela se tiver piscando o led vermelho e verificar os leds, testa antes a tensão de retorno dos leds, existe 90% de chance de ser leds.

Editado: por brazriva
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@Gilson Macedo Sony já não é fácil e mexida em outra assistência… :'(

 

Veja se o mosfet de controle de corrente (q752) surge pwm mesmo que em breve instante assim saberemos se todos acionamento estão corretos (pwm1 e 2, adim e stb) e tem proteção acionada. As proteções ovp e uvlo pinos 1 e 2 estão corretas de acordo com divisor de tensão do esquema em 13v.

 

Achei estranho uma tensão de 95v, todas deveriam ser mesmo valor. Os pinos 1, 5, 9 e 13 do cn2 não são comuns ?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, joao1 disse:

a tensão do pino 2 ta baixa  este pino com a tensão muito baixa este conversor não fuciona..por isso o pino 1 tá com  80mv com isso o conversor step-up tá parado...

não está baixa, esta de acordo com o divisor de tensão para 13v. Ou os comandos estão inoperantes ou alguma proteção foi acionada. Foi testado na bancada e ficou com 94v.

 

 

25 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@joao1 Mas como explica o fato de ter 84 e 95v respectivamente no cn3? 

os pinos 1, 5 , 9 e 13 são comuns?

1 hora atrás, ohm disse:

Achei estranho uma tensão de 95v, todas deveriam ser mesmo valor. Os pinos 1, 5, 9 e 13 do cn2 não são comuns ?

corrigindo, cn3

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

corrigindo pino 2 ta correto 4v foi um pequeno vacilo aki na hora do calculo ohm......eu não tinha me  ligado que vc armou o conversor fora na bancada e apareceu 95v no pino + 1 do cn3  e vc relata que todos os pinos de retorno estão com as mesmas tensões é isso muito estranho então no pino 11 do ic não ta saindo nada pwm nenhum....outra coisa meça quantos volts aparece no pino 1 quando vc arma o conversor fora sem os leds  e quando vc coloca  com os leds ligado...

Editado: por joao1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meça e veja qual a tensão no pino 1v do ic 751 sem os leds e com os leds ligados  se realmente a tesão boost+ for de 95v a tensão deste pino não pode exceder a 6,8v e se for de 84v não pode ser maior que 6v  .....agora  como foi dito pelo amigo ohm veja se chegar pwm  no gate de q752 se chega e se mantem ou se cai rapidamete.... resumo se estiver entrado em proteção não é pelo pino 2 UVLO  nós resta o pino 1 OVP a ser observado .....pulso de pwm dim vindo da pci principal entrado nos pinos 5 e 6 do ic751....bl-on pino 13 .....ver o que entra e o que sai do amp op ic 752..o ic 752 monitora o funcionamento desse circuito inverter..

Editado: por joao1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gilson Macedo disse:

@brazriva Grato pela tentativa de ajuda, mas devo acrescentar que o barramento de leds foi testado e não encontrei nada de errado neles. Todos os leds acendem e não há consumo maior em nenhum. 

Mas mesmo assim eu colocaria os barramentos para testar. A TV que eu peguei acendia todas as leds no teste, mas troquei os barramentos funcionou normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, quando fui verificar as tensões do q752 acabei esbarrando no dissipador e os leds assim acenderam. Então aterrei o dreno e agora a tv conectada à placa de sinal assim que liga acende os leds por uns 2 segundos e volta a piscar 6x. Se eu deixar os resistores no cn2 acionando o dimm e o power os leds permanecem acessos, mas ainda pisca o led vermelho da placa de sinal.

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia!

 

o ic751 está detectando alguma falha nos barramentos de led. Assim ele deixa o pino 7 em nível baixo a qual o q753 ficara em corte surgindo tensão no pino 12 do cn2 (bl_error). Ai a placa principal indica o erro.

 

43 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Então aterrei o dreno e agora a tv conectada à placa de sinal assim que liga acende os leds por uns 2 segundos e volta a piscar 6x.

não aterre o source porque a corrente em um breve momento não será limitada e poderá danificar os led. Em seguida como não existe queda de tensão nos resistores isense do mosfet o ic751 pensará que existe led aberto e desliga o pwm do conversor dc dc step-up.

 

Pelo relatado ate agora acredito que tenha  led com problema ou  talvez led de características diferentes, substituído na outra assistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@ohm Bom dia. Os leds não foram trocados. Testei um por um e não há diferença nos leds.

dei outra olhada mais atenta no esquema. Se a placa fonte é nova e o pino 7 do ic751 esta em 0v. Tem problema nas barras de leds ou conexões.

 

4 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

3.3v no pino 12. Está com resistores na fonte.

Barra de leds conectada? Se sim, esta errado. deveria ter zero volt.

 

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pino 7 do ic751 está com 0v e com barras de led conectada. Eu testei um por um todos os leds e testei também o cabo, e creio que se houvesse algum rompimento os leds não acenderiam com os resistores no conector e com o dreno do q752 aterrado. Eu penso que há algum defeito na placa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Eu testei um por um todos os leds e testei também o cabo, e creio que se houvesse algum rompimento os leds não acenderiam com os resistores no conector e com o dreno do q752 aterrado.

Qual corrente usou para testar os leds? Muitas vezes se for testador de led não passa de 30mA que não é suficiente para apresentar falhas… 

 

O pino 7 em zero volt é inevitável ter falhas, ainda mais por ter trocado essa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Mas é o que eu disse. Se você testar os leds um por um ou os barramentos você não verá problema irá funcionar normais, somente se você ligar algo que gere imagens ou seja já ví problemas de leds que se você apenas ligar a tv, os backlights acenderão normais, mas se conectar em sua entrada alguma fonte que gere imagens vai desligar pois algum led altera e desarma o circuito de proteção, por isso sugerí colocar leds nem que seja externo e fazer o teste com imagens.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo Verifica o resistor R796B ele quem gera o estado alto pino FAILB, outra coisa, não sei se você dispõe de osciloscópio, mais aquela tabela que te mandei no post #14 ajudaria muito a iluminar o caminho da análise, quando ligar a fonte tem que ver até onde subiu a tensão nos pinos de proteção antes de desarmar.

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gilson desliga o pino 7 do ic 751  e ver se a tensão do gate de q753 vai a nivel alto e seu dreno cai a zero... com esse procedimento vc engana o circuito bl-error..logico que pra isso vc tem que ter bl-on e o resistor pull up r796 não pode ta aberto ok..

Editado: por joao1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...