Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo Ideapad 3i 15IML05 - GS452/GS552/GS752 NM-C781 Rev 1.0 - Liga e se desliga, sem imagem

Avalie este tópico:


idealinfo

Posts em destaque

Olá amigos, queria se possível uma ajuda de vocês...

Estou com esse notebook, e o mesmo ao ligar no carregador e pressionado o botão power, ele liga sem nenhuma imagem e após 12 segundos se desliga, ficando em loop (ligando e desligando), percebi que durante esses 12 segundos consigo visualizar na tela uma penumbre muita fraca e rápida sem nenhuma imagem, tudo cinza escuro. 

Já desconectei todos os cabos, já removi a pilha cmos, já fechei os contatos para descarregar a placa, troquei bateria, monitor externo e nenhum sinal de vida. Aparentemente nenhum componente esquentando ou com aparência de danificado.

 Estou mandando uma foto onde realizei os teste, para que assim fique mais uma orientação.

Desde já agradeço.

 

lenovo-15iml05.jpeg

Editado: por idealinfo
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • idealinfo alterou o título para Lenovo Ideapad 3i 15IML05 - GS452/GS552/GS752 NM-C781 Rev 1.0 - Liga e se desliga, sem imagem

@regisfatef e ai amigo 

posso estar errado mas creio que ele tera esse sinal até porque ele tem o cpu core pois como podemos ver na imagem temos as bobinas do vcore em alta 

tendo em falta somente essa tensão eu regravaria a bios 

já que esssas placas novas tenho pego com muito problema de bios porque o windows 10 atualiza a bios e buga ela em alguns casos 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WJinformatica2016 disse:

creio que ele tera esse sinal

Olá amigo. Sim está correta a análise. O chip pwm fornece a tensão +CPU_CORE, sendo comum o sinal de habilitação.

Portanto, acredito que deve seguir os sinais no EC.

pino 99  - EC p / PCH - sinal PCH_PWROK

PINO 73 - EC p/ PCH - sinal SYS_PWROK

 

image.thumb.png.e36199c0b970a780880482fe1f8f48be.png

Editado: por regisfatef
corrigir texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/09/2022 às 18:34, regisfatef disse:

A PL 5901 , tensão + VCC_GT , está sem tensão, ela é ativada no estado S0.

Verifique se o chip pwm está recebendo alimentação, e  sinal de ativação do EC , sinal EC_VR_ON

 

image.thumb.png.0dba1758f9fd11d4b33c0407edb48d6c.png

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

image.thumb.png.0b4e0a7dd080ed3dd9651a5c0ba2868c.png

 

 

@regisfatef

Olá amigo, como faço para verificar se existe alguma tensão no chip PWM... desculpas pelo o transtorno, pois ainda sou iniciante.

Vale a pena regravar a bios, a comentada "Yoga S740-14IIL GS452/GS552/GS752" é compatível com a minha placa??

Agradeço a ajuda.

Editado: por idealinfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, idealinfo disse:

é compatível com a minha placa??

Ao retirar o chip da bios na placa, faça o backup da bios original.

Caso tenha outro chip, pode gravar o arquivo a ser analisado, sem alterar o original.

Caso não tenha outro chip, salve o arquivo original, faça a gravação do arquivo a ser testado. Caso não resolva o defeito apresentado, pode ainda retornar com o arquivo original.

 

22 horas atrás, idealinfo disse:

verificar se existe alguma tensão no chip PWM

Verificar se o chip está energizado, se chega o sinal de ativação, pinos 12 , 13 ,18 e 41 , conforme o esquema no post 2.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef Olá amigo... boa tarde!!!

Consegui verificar os pinos do PWM conforme orientação. Nos pinos 12: 20v, 13: 5v, 18: 5v e 41: 3,2v... essas voltagens correspondem ao o esquema do chip??

 

273266521_WhatsAppImage2022-09-08at16_43_54.jpeg.2df99f533edf733627139dd254d29944.jpeg

 

Tentei verificar os capacitores smd, pois visualmente achei o capacitor "3" um pouco mais escuro do que os outros, mas não está esquentando e não achei curto, aproveitando testei os outros também...

O capacitor "5" é ligado ao pino 13 do chip pwm e o capacitor "3" ligado ao pino 18, pelo o que eu pude comparar, e os mesmos apresentam em uma de suas extremidades 0v.

Realmente o problema dessa placa é bios??? tentei baixar o arquivo, mas não consegui infelizmente.

Agradeço muito um retorno de ajuda.

 

Em 05/09/2022 às 23:44, idealinfo disse:

 

Olá amigo, como faço para verificar se existe alguma tensão no chip PWM... desculpas pelo o transtorno, pois ainda sou iniciante.

Vale a pena regravar a bios, a comentada "Yoga S740-14IIL GS452/GS552/GS752" é compatível com a minha placa??

Agradeço a ajuda.

@regisfatef

Editado: por idealinfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Edson Reiss@WJinformatica2016@regisfatef Olá amigo, o note que está comigo de referência acima citada é um i3 10110u, sem placa de vídeo integrada... tentei outros arquivos para regravar e mesmo assim sem sucesso. Essa bios mencionada funciona corretamente nessa minha placa?? O arquivo da bios apenas funciona de acordo com a configuração da placa mãe ou isso não interfere?

Desde já agradeço a ajuda de vcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...