Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Avell g1510 - 6-71-p15e0-d05a - apitando e desligando

Avalie este tópico:


Marcelo Leal Lemos

Posts em destaque

@Marcelo Leal Lemos está correto, o sinal H_PROCHOT#_EC sai do SIO para abrir o transistor Q6, aterrando o sinal H_PROCHOT#, pois esses dois sinais são active low, ou seja significa que quando a tensão é 0V (estão aterrados) então estão ativos indicando uma condição de alta temperatura. Outra alternativa seria levantar apenas o pino do SIO para injetar a tensão apenas no terminal. A tensão que trabalha no PWM é da ordem de milivolts então teria que testar com o Q6 na placa para verificar a variação que ocorre. Grato.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Carlos Porto disse:

@Marcelo Leal Lemos está correto, o sinal H_PROCHOT#_EC sai do SIO para abrir o transistor Q6, aterrando o sinal H_PROCHOT#, pois esses dois sinais são active low, ou seja significa que quando a tensão é 0V (estão aterrados) então estão ativos indicando uma condição de alta temperatura. Outra alternativa seria levantar apenas o pino do SIO para injetar a tensão apenas no terminal. A tensão que trabalha no PWM é da ordem de milivolts então teria que testar com o Q6 na placa para verificar a variação que ocorre. Grato.

acho que esta correto, mas então se o SIO esta em uma condição de alta temperatura e o sinal H_PROCHOT#_ECe apenas a saída resultado de esta condição isto quer dizer que em algum outro pino do SIO um sensor esta indicando errado, não seria melhor procurar qual sensor estaria fazendo o SIO entrar nesta condição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei por que tenho a intuição de que este defeito e alguma coisa simples que estamos passando por cima, sempre que pesquiso defeitos profundamente como neste caso acabo achando que a causa do defeito e uma bobagem qualquer e neste caso pior ainda por que sao duas placas com o mesmo defeito,

o ultimo teste que fiz foi trocar os coolers por outros, talvez algum deles este informando errado a rotação e fazendo o SIO entrar em modo de erro, mas sem resultados satisfatórios.

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou informar dos últimos testes realizados, foi gravado varias bios baixadas da net para a placa mãe e todas sem resultados satisfatórios, foi novamente testado varias memorias diferentes e ate sem nenhuma memoria e foi constatado que a placa mãe mesmo não inicializando a memoria do sistema ela apresenta defeito, isto quer dizer que o defeito e causado por algum sensor que muda o estado do SIO para risco de alta temperatura, pois e sabido que estes sistemas operam independentemente,

a pergunta e a seguinte, que sensores ligados ao EC poderiam estar causando esta alteração?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Avell g1510 - 6-71-p15e0-d05a - apitando e desligando

@Marcelo Leal Lemos na página 102 vc deve verificar qual dos NTC de monitoramento da temperatura do processador está fazendo com que o sinal do pino 4 (H_PROCHOT#) do PU4 seja ativado. O PU4 tem 4 desses NTC, seria bom verificar todos eles.

image.png.f12883fe3084dc9d42b7838f3ee2ac7a.png

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2022 às 20:03, master7 disse:

@Marcelo Leal Lemos na página 102 vc deve verificar qual dos NTC de monitoramento da temperatura do processador está fazendo com que o sinal do pino 4 (H_PROCHOT#) do PU4 seja ativado. O PU4 tem 4 desses NTC, seria bom verificar todos eles.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

bom dia amigos, tenho agora nesta placa mais 4 sensores de temperatura que preciso testar eles rt1 - rt2 - rt3 e rt4,  tenho dias placas com algum deles falhando so nao sei qual, vou tentar eliminar um de cada vez ate descobrir qual e a falha.

WhatsApp Image 2022-09-08 at 10.40.52 AM.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Olá Boa noite a todos!

Pessoal, eu acompanhei esse tópico com a esperança de que o Marcelo tivesse encontrado a solução, e infelizmente cheguei ao fim com essa notícia de que ele entregou sem solução...

 

Eu comprei na sucata um avell exatamente com este mesmo defeito, onde imaginei que poderia ser pasta térmica, ou qualquer coisa relacionado aos dissipadores, mas já estou a 3 dias mexendo em tudo que posso e ele permanece com o sintoma de bips ao ligar, e com alguns segundos se desliga.

 

Lendo tudo que já fizeram para ajudar, gostaria de pedir a gentileza do que mais eu poderia fazer além do que já foi feito. É um notebook tão bonito, com i7 e placa de video dedicada, não consigo imaginar que ele não vá ter solução , se ele liga normal, entra na bios, dá boot, funciona teclado , bateria cheia....

 

Amanhã eu estarei desmontando ele completamente, e farei o seguinte teste:

Vou descarregar um "Limpa contato" na procura do setor que a placa esteja acusando temperatura alta, eu estou convicto de que pode ser outro lugar, como por exemplo o Chipset, que não fica visível ao abrir a tampa de baixo. vou "congelar" todos os setores com o spray do limpa contato deixando a placa gelada, para ver se ela para de bipar na esperança de encontrar o sensor defeituoso.

 

Porque farei isso? Eu percebi que , no meu caso, é relacionado a temperatura, porque se eu ficar insistindo em ligar o notebook logo após ele bipar e desligar, o bip volta a fazer muito rapidamente antes mesmo de aparecer a imagem da bios, e quando eu deixo o notebook um tempo parado esfriando, e ligo pela primeira vez, ele inicia a sequencia de bips só após a bios sair da tela inicial e jogar para o boot. Eu realmente acredito que deva ter algum lugar aquecendo fora do normal....

 

Assim que eu tiver alguma resposta deste teste mandarei aqui para vocês.

 

Obrigado pela atenção e ajuda de todos!

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
10 horas atrás, patrikypaim disse:

Boa noite Marcelo conseguiu descobrir o defeito do avell g1510 estou com um com o mesmo problema

nao, tive que trocar a placa e a placa que veio da china tinha o mesmo problema, cancelei o conserto.

ao que parece e um defeito carateristico desse modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...