Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer 4349 - DA0ZQRMB6C0 - não liga

Avalie este tópico:


fabio bolverk

Posts em destaque

@fabio bolverk , seu tópico foi movido para a área correta » Notebook's

 

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Nessa área, o tópico vai ficar correto!

 

@Jhones , fiz a mudança de área só dessa vez por se tratar de um notebook como mencionou o autor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabio bolverk , pinos 1 e 6 do PU4 está com a tensão abaixo do padrão. As saídas das tensões desse integrado são os pinos PHASE 1 e 2, e só terá esses pinos em nível alto quando as habilitações entrip 1 e 2 estiverem com + ou - 1v. Verificou se as bobinas apresentam baixa resistência em relação ao gnd? Meça os valores dos resistores dos resistores das entrip.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabio bolverk , para saber se a linha positiva está em curto, você deve realizar as aferições sempre em relação ao gnd, nunca de uma linha positiva para outra, sempre do gnd da placa para a linha que supostamente esteja em curto, ou seja, ponta de prova preto no gnd, e ponta vermelha na malha ou pad se preferir. Muitos tecnécios usam a escala de diodo (bip) do multimetro para realizar essa aferição, se o equipamento emitir bip, a linha está em curto, entretanto, em alguns circuitos onde essa escala é usada para descobrir se a linha está em curto, você pode ter uma leitura errada em sua analise, e com isso fazer trocas de componentes sem necessidade e perde tempo no reparo da placa. Muitos técnicos com vasta experiência em eletrônica dizem que a escala adequada pra esse procedimento é a escala de resistência (ôhmica). Alguns colegas assim como eu, temos esse procedimento como padrão, usamos a escala ôhmica (resistência) 200Ohm ou 20k para saber se a linha positiva está aterrada ou não, mas não quero dizer aqui que a escala de bip não possa ser usada, mas o motivo que não prefiro usar esse mencionei acima. 

 

Para ter uma noção o que deve aparecer no visor do seu multimetro quando aferi uma linha na escala de resistência é simples! É só colocar o equipamento na escala de resistência ôhmica 200 e depois colocar as duas pontas de prova no gnd da placa, dessa forma, o multímetro vai mostrar 00.7 e com isso você vai ter uma noção de como o multimetro digital deve mostrar na sua leitura quando uma linha estiver totalmente em curto, se a leitura apresentar números muito altos como exemplo 179.7, não está em curto. Entretanto, em alguns circuitos, essas aferições podem mostrar alta resistência e o multimetro acusar abaixo de 10 Ohm ou próximo disso, dependendo do circuito, isso vai ser normal, posso citar aqui como exemplo as linhas que alimenta o vcore do processador, essas linhas tem baixa resistência por isso podem apresentar um falso curto quando aferição é feita na escala de dido (bip), ao longo dos tempos vamos aprendendo isso na pratica, se é curto ou não. 

 

Para aferir os resistores, você deve colocar o multimetro em uma escala de resistência maior que o valor do resistor, no meu multimetro tem as seguintes escalas 200, 2k, 20k 200k e 2M, dependendo do valor do resistor que pretendo aferir, eu regulo essa escala para mais ou para menos, a forma correta de aferir os resistores digamos assim, é com eles fora da placa, até para ter uma precisão melhor em seu valor real. Colocando as ponteiras uma em cada lada do componente e regulando uma escala adequada no multimetro, isso de acordo com o valor do componente que está aferindo, você vai saber se o mesmo teve o seu valor alterado ao não. 

 

 

Veja se isso ajuda você a entender melhor as coisas?

Editado: por LEONTEC
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Acer 4349 - DA0ZQRMB6C0 - não liga

@fabio bolverk , pode ser que o integrado PU4 esteja com problema pois as entrips não estão habilitando as saídas das fontes de alta potencia 3 e 5v. Já aferiu se as bobinas apresentam curto (baixa resistência) em relação ao gnd? Meça a resistência dessas bobinas e post aqui...Se desconfia do carregador, use sua fonte de bancada para analisar a placa, regule a mesma em 19v e deixe a corrente no máximo. 

Em 15/09/2022 às 06:43, fabio bolverk disse:

no pu4 

pinos

13:5v

8:3v

16:18v

17:5v

1:0.6v

6:0.6v

9:4.2v

22:4.2v

Aqui nessas aferições só vir algo de errado na tensão das ENTRIPs 1 e 2, e uma pequena diferença no pino 13 EN que era pra está acima de 6v +ou- de acordo com o divisor, mas acredito que isso não possa afetar em nada no funcionamento da integrado. O pino 3 REF tem que está em nível alto, geralmente esse pino fica em 2v aproximadamente. O foco deve ser no PU4!! Sem as tensões de 3, 5 e 15V mas nada vai funcionar. A tensão de 15v que ajuda nas transferência de algumas tensões no S3 da placa, depende da tensão 5v da PL13. 

Editado: por LEONTEC
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...