Jump to content

em análise Acer Aspire E5-573 Quanta ZRT DA0ZRTMB6D0 Liga dá vídeo e desliga ci de rede esquenta

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia colegas do fórum, estou com essa placa em bancada que liga dá vídeo e já desliga.
Bom analisando a placa eu notei o CI de rede fritando, logo pensei que fosse apenas ele o defeito e o retirei da placa, mas msm assim ele continua desligando.
Analisando o circuito da rede eu encontrei uma resistência baixa na linha do LANVCC, injetei uma tensão de 1v nessa linha e aqueceu o PQ5  (segue imagem no esquema) 
image.thumb.png.feb9e4882c2913732182b04eee67df82.png

Eu troquei esse transistor e a linha aparentemente estabilizou, mas o note continua desligando, mesmo com o CI de rede fora, e não dá tempo de sentir nada esquentando na placa. 
Eu já regravei e troquei o CI de BIOS
Se algum colega tiver uma dica será muito bem-vinda, agradeço desde já 

@RIF Rodrigo Isa Fernanda sinceramente acho quer se o curto fosse ali no processador, dificilmente geraria imagem. Mesmo sabendo que esses 'processadores' gerenciam muito mais sinais da placa, se o curto estive dentro do encapsulamento, acredito que não teria imagem. Da uma olhada nas 2 tensões primarias, nos capacitores de filtro das 2 tensões. Qualquer alteração ali causaria esse sintoma. Um osciloscópio ajudaria nesse caso. Se não tem, experimente troca-los. Uma inspeção visual detalhada, tbm ajuda se o problema for algum capacitor smd. Alteração na cor, nos pads. Analise tbm, se a proteção que separa o teclado, da placa, não esta rasgada em algum lugar, fazendo a placxa encostar em algum ponto ali no teclado. Ja vi isso acontecer. Boa sorte.

3 horas atrás, Rods disse:

@RIF Rodrigo Isa Fernanda sinceramente acho quer se o curto fosse ali no processador, dificilmente geraria imagem. Mesmo sabendo que esses 'processadores' gerenciam muito mais sinais da placa, se o curto estive dentro do encapsulamento, acredito que não teria imagem. Da uma olhada nas 2 tensões primarias, nos capacitores de filtro das 2 tensões. Qualquer alteração ali causaria esse sintoma. Um osciloscópio ajudaria nesse caso. Se não tem, experimente troca-los. Uma inspeção visual detalhada, tbm ajuda se o problema for algum capacitor smd. Alteração na cor, nos pads. Analise tbm, se a proteção que separa o teclado, da placa, não esta rasgada em algum lugar, fazendo a placxa encostar em algum ponto ali no teclado. Ja vi isso acontecer. Boa sorte.

Olá boa tarde, quando vc diz as 2 tensões primárias, a quais vc refere ? 

2 horas atrás, LEONTEC disse:

@RIF Rodrigo Isa Fernanda , pode ser problema nas fontes 3 e 5V do S5 da placa, a fonte apresenta consumo com a placa em standby? 

Só apresenta algum consumo após pressionar o power

Em 14/09/2022 às 08:11, Rods disse:

@RIF Rodrigo Isa Fernanda Essas duas tensões são as de 5V e 3,3V, geradas ao conectar a fonte  ou a bateria na placa e deixa a placa em S5 como o amigo mencionou. Geralmente no esquema elas recebem o nome de 3,3VAlws e 5Valws.

Bom dia, ele gera os 3,3v e 5v, mas notei que depois de ligar algumas vezes (e desligar na sequência), as tensões sumiram e deixou de ligar, daí preciso retirar a alimentação esperar um pouco depois volta.
Eu realmente não tenho osciloscópio, mas vou tentar substituir os capacitores de filtro, seriam eles o PC65 e o PC90?