Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido TV Sony KDL-46R485A - Aquecimento elevado no driver LED BD9397efv

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá Pessoal, Estou reparando essa TV pela 2ª vez, a cerca de 1 ano e 4 meses, eu já havia realizado um reparo na placa principal onde tinha trocado o Driver LED ( BD9397EFV ) e o capacitor eletrolítico de alumínio da linha de 42 volts dos LEDs, na época eu desmontei o Backlight e não achei nenhuma barra com defeito, porém eu já havia revisado todos os conectores das barras, reapertando os contatos., desde então a TV funcionou por todo esse tempo ( 1 ano e 4 meses ), agora ela retornou com defeito apresentando erro com stb piscando 5x , ao abrir verifiquei que o capacitor da linha de 42v estava estourado ( 100uf x 63v ) e o CI ( BD9397efc) queimado apresentando um aquecimento super elevado em poucos segundos.

 

  • Fiz a substituição do BD9397efv , capacitor ( coloquei um com maior isolação e capacitância ( 220 uf x 100v ), troquei um outro capacitor da entrada da fonte 19v ( 100uf x 35v ) , revisei os resistores de corrente dos leds , fiz a medição isolada de cada barra ( todas estão apresentando o mesmo consumo de corrente e tensão ( 33, 4v ) por barra. Nos TP's  de retorno dos leds , identifiquei a tensão residual de retorno na faixa de ( 0,8v, 1,2v, 1,6v, 2,2v, 2,8v ) nos 5 TP's de cada barra.  
  • Ao ligar agora ela funciona, acende normalmente o backligt , com imagem e som normal, tudo funciona normal, porém ao verificar a temperatura do ( BD9397) ele começa a subir rapidamente a temperatura e chega em 50°C em menos de 2 minutos e começa a emitir um ruído ( chiado ) como se fosse de capacitor vazando nas proximidades do Circuito do LED driver.  Então acabo por desligar por precaução.

 

Estou tentando identificar a falha desta TV e peço ajuda dos amigos, caso alguém já tenha resolvido algo semelhante. Agora o próximo passo é desmontar o backlight e verificar novamente as barras de leds, mas acho estranho que medindo pelo conector dos leds todas as barras apresentam o mesmo consumo de corrente.

IMG_0034.JPG

Editado: por Claudio dias dos santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...