Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo mobo 5500 - 6-71-w2100-d04 - tela com imagem esticada no boot

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

Pessoal, estou o netbook positivo, foi trazido por um colega, que  apresenta logo na tela de boot a imagem esticada.

Revirei as configurações do setup e não vi o que poderia ser configurado para normalizar a imagem, mesmo após formatação atualização do drive de vídeo não resolve.

Nunca tinha visto algo assim, agradeço que puder ajudar  a solucionar esse problema.

 

A tela do monitor externo.

1823373846_WhatsAppImage2022-09-18at17_46_41.thumb.jpeg.82855f596739f87f9d5366bb0c49d94c.jpeg

 

A imagem da  tela do netbook

 

1474964309_WhatsAppImage2022-09-18at17_46_19.thumb.jpeg.b5103eba22203efe1d36b81e4c8433c5.jpeg

 

Tela externa a barra iniciar aparece

 

1826461395_WhatsAppImage2022-09-19at06_33_21.thumb.jpeg.4591770fbc0a8a2b8193f2d9ce07e449.jpeg

 

A tela do netbook não aparece a barra de trabalho e não importa o que faça nas configurações de resolução de tela.

A menos que tenha algo que ainda  não fiz por não conhecer.

 

1162340058_WhatsAppImage2022-09-19at06_33_46.thumb.jpeg.1702c3b6537a832ae7d6544ffb15f188.jpeg

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Positivo mobo 5500 - 6-71-w2100-d04 - tela com imagem esticada no boot
10 horas atrás, RodrigoMendes90 disse:

@ljainfor bom dia, é uma coisa boba, mas voce já retirou a bateria cmos e fez um curto entre os terminais por uns 10 segundos? esse notebook tem vez que pára de gerar imagem e fazendo isso ele volta funcionar,  não sei te confirmar se resolveria mas é um teste

@RodrigoMendes90 boa noite, só nesse horário posso responder após testar as sugestões dos amigos.

Já regravei o BIOS, fiz o jumper.

Desmontei e retirei o cabo flat, e os pinos 1 e  2 estavam tortos fui aprumar  e ambos foram quebrados. Houve um aumento de tensão, (ansiedade) achei que não daria mais vídeo.

Montei e deu vídeo, mais aliviado fui ver o esquema na expectativa de encontrar alguma coisa, não entendi nada do esquema.

Posto parte do esquema referente a conector do flat, para que os experientes possam analisar e dizer qual a função dos pinos 1 e 2.

 

image.thumb.png.357d18ec7d83047656dc75ff267d65fc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor , através do monitor externo, tenta ajustar a resolução do monitor interno, coloque como primeiro o vídeo do monitor interno (tela  do notebook) ou tenta calibrar o vídeo usando as ferramentas que o Windows disponibiliza. Eu não recomendo mexer na placa antes de tentar algumas configurações do sistema na tentativa de solucionar o problema. O resolução das telas estão como se tivessem trocadas, essa expansão que geralmente é no monitor externo, está no monitor interno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2022 às 06:41, ljainfor disse:

1162340058_WhatsAppImage2022-09-19at06_33_46.thumb.jpeg.1702c3b6537a832ae7d6544ffb15f188.jpeg

Tem cara de ser problema com o reconhecimento da tela. Ou o combpo display/ cabo está com problema, ou é problema no driver de vídeo (mais provável).
A tela está aceitando uma resolução maior que a nativa, por isso ficou passando das bordas da tela. Ajustar a resolução manualmente já deve resolver. Mas dá uma verificada no driver de vídeo pra identificar a causa desse erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite !

 

Independente da tela esta passando das bordas da moldura, quando clicado o botão direito do mouse no meio da tela é para aparecer as opções de ajuste da resolução, seguindo por este raciocínio, se não esta aparecendo a opção de resolução 800x600, 1024x768, 1366x768 etc..., o problema esta no drive de vídeo, que não esta instalado ou que é genérico, ou seja, se o notebook conectado a internet não instalar automaticamente vc precisará ir até a pagina da fabricante e baixar o drive manualmente para que o sistema reconheça a resolução atual da tela.

 

dicas:

Use o comando: wmic bios get serialnumber

para pegar o numero de serie pelo CMD

vá até o site da positivo de alguma forma e la digite no campo de busca o serial, procure por drivers relacionados a vídeo, tais como, VGA, CHIPSET, VIDEO etc..

 

link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Este é um caminho que eu fiz para resolver uma situação similar a esta sua !

Sorte !

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...