Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspirion 1564 - DAUM3BMB6E0 - Ao conectar o carregador acende led power e apaga

Avalie este tópico:


Engenheiro

Posts em destaque

Olá pessoal. Sou novo no reparo de placas de notebook. Estou com este notebook que ao conectar o cabo do carregador ele liga o power e desliga.

Tem a tensão de 3v e ao apertar o power sobe o 5v e já cai.

Testei com outra fonte e o defeito continua o mesmo (minha fonte simétrica infelizmente só vai até 15v).

Não encontrei nenhum componente aquecendo.

Se algum colega estiver disposto a me ajudar nessa saga eu agradeço muito.

Obrigado.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Engenheiro disse:

minha fonte simétrica infelizmente só vai até 15v

Se eu não estiver equivocado, a bateria desse notebook só fornece 14.3V ou bem próximo disso, então, acredito que 15V da fonte de bancada seria o suficiente para fazer a placa ligar, isso é claro injetando essa tensão já na linha +PWR_SRC para simular a tensão da bateria, mas o que parece é, essa fonte de bancada só fornece 2A que pode dificultar o funcionamento da placa se caso ela consuma dela mais de 2A ao logo do seu start. 

 

Essas placas de notebook Dell que usam carregadores com pino central se tornam bem chatinhos de analisar quando tem esse tipo de defeito. Eu sempre vou logo na bateria do CMOS pra ver se a mesma está com a tensão adequado para fazer o circuito RTC funcionar (3.3V). 

A placa está tentando ligar, já que você relata que o sinal SUS_ON responsável por fazer a fonte +5V_SUS subir está sendo enviado. Esse sinal faz os 5V da PL5 subir, chega ao pino 11 do PU5 da fonte +1.5V_SUS, faz a tensão +3.3V_ALW ser transferida no PQ18.

Tem esse outro sinal RUN_ON que também chega em vários circuitos da placa. Então maninho, você tem que procurar (analisar) até onde a sequencia de start da placa está subindo, isso vai facilitar nós atender o que está faltando nessa sequencia para achamos o circuito com defeito. 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Dell Inspirion 1564 - DAUM3BMB6E0 - Ao conectar o carregador acende led power e apaga
Em 19/09/2022 às 14:32, LEONTEC disse:

Se eu não estiver equivocado, a bateria desse notebook só fornece 14.3V ou bem próximo disso, então, acredito que 15V da fonte de bancada seria o suficiente para fazer a placa ligar, isso é claro injetando essa tensão já na linha +PWR_SRC para simular a tensão da bateria, mas o que parece é, essa fonte de bancada só fornece 2A que pode dificultar o funcionamento da placa se caso ela consuma dela mais de 2A ao logo do seu start. 

 

Essas placas de notebook Dell que usam carregadores com pino central se tornam bem chatinhos de analisar quando tem esse tipo de defeito. Eu sempre vou logo na bateria do CMOS pra ver se a mesma está com a tensão adequado para fazer o circuito RTC funcionar (3.3V). 

A placa está tentando ligar, já que você relata que o sinal SUS_ON responsável por fazer a fonte +5V_SUS subir está sendo enviado. Esse sinal faz os 5V da PL5 subir, chega ao pino 11 do PU5 da fonte +1.5V_SUS, faz a tensão +3.3V_ALW ser transferida no PQ18.

Tem esse outro sinal RUN_ON que também chega em vários circuitos da placa. Então maninho, você tem que procurar (analisar) até onde a sequencia de start da placa está subindo, isso vai facilitar nós atender o que está faltando nessa sequencia para achamos o circuito com defeito. 

 

 

 

Nem tentei ligar com a fonte de bancada.

Eu medi a bateria e está com 3.1v. Removendo a bateria o problema continua igual.

Removi o processador para testar. Sem o processador o led liga quando conecto a fonte e apaga. Quando aperto o power nada acontece.

O estranho é que nada aquece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...